Como fazer e-mail marketing facilmente com Mautic

Se você não sabe como fazer e-mail marketing através de uma ferramenta de automação de marketing, como por exemplo o Mautic, temos uma dica: não vá com muita sede ao pote.

O Mautic é um sistema de automação de marketing bastante amplo e pode ser, tanto interessante quanto assustador ao mesmo tempo. Ao invés de você tentar implementar o software de uma vez na sua empresa, faça a implementação por partes.

A maioria das empresas está preocupada em manter contato com os seus clientes e acredita que o único meio para fazer isso é através do e-mail marketing.

Ao invés de gastar dinheiro comprando uma base já pronta de e-mail (que por sinal é considerado “spam” e não marketing) para enviar as campanhas de marketing aos clientes, utilize o Mautic para criar a própria base de e-mail e gerar as campanhas para cada segmento ou perfil de cliente identificado.

E se você tiver ainda tempo, inicie a implementação dos outros recursos que o Mautic possui.

Agora vou apresentar 3 etapas básicas de como fazer e-mail marketing com o Mautic:

Etapa 1: crie sua lista

Primeiramente, você precisa definir uma lista de e-mail para qual deseja enviar suas campanhas de marketing. Esta lista pode ser, tanto de clientes quanto de leads e para isto, você pode inserir os endereços de e-mail manualmente ou pode importá-los facilmente através de um arquivo CSV.

Uma dica é exportar os e-mails de outro sistema ou até mesmo da planilha e importá-los diretamente para Mautic.

A criação desta lista permite que você filtre rapidamente os clientes que queiram receber as campanhas de marketing da empresa, classificando ainda estes clientes para o envio de novas campanhas.

Etapa 2: escreva seus e-mails

O segundo passo é a parte fundamental deste guia rápido. Você deve personalizar seus e-mails (e não estou falando apenas de colocar o nome do seu cliente ou lead) e isso leva tempo.

Você deve pensar cuidadosamente sobre o conteúdo e a estrutura de cada e-mail que você enviará aos seus clientes. Lembre-se de que você deverá enviar as campanhas de e-mail marketing para sua lista de maneira periódica e que seus leads e clientes receberão as mensagens gradualmente.

Certifique-se de que o e-mail enviado tenha tido alguma interação por parte do lead ou do cliente para que você possa continuar enviando e-mails de outras campanhas. Além disso, siga sempre as melhores práticas e crie um padrão para cada campanha.

Etapa 3: defina sua campanha de marketing

O último passo no processo para disparar suas campanhas de e-mail marketing usando o Mautic, envolve a criação de uma campanha básica.

Antes de entrar em pânico, achando que esse processo de envio de uma campanha será muito complicada, entenda que no início o melhor é apenas criar os fluxos básicos. Isto com certeza é o melhor a fazer para iniciar uma campanha de e-mail marketing.

Então, na primeira campanha você precisa adicionar a lista de e-mails e definir um tempo para enviar a mensagem. Só isto! Não estou falando em elaborar campanhas complicadas ou qualquer coisa mais complexa do que isto. O propósito é apenas organizar uma linha de tempo para que os e-mails sejam enviados.

A implementação dessas três etapas permitirá que você comece imediatamente a usar o Mautic para executar toda sua estratégia de e-mail marketing, como faria com outra ferramenta, como o Inovatize Zurmo CRM.

Com o tempo você vai se acostumar com as informações que o Mautic possui e poderá expandir suas ações de marketing digital, criando campanhas mais robustas e melhorando o relacionamento com o lead durante sua jornada de compra.

Esta é a beleza do Mautic, o poder da simplicidade. Quando você estiver pronto para fazer mais, o Mautic estará preparado para te ajudar.

Agora que você já sabe como fazer e-mail marketing com o Mautic, quero indicar nosso eBook Guia para aumentar a taxa de abertura de campanhas de e-mail marketing. Boas campanhas de marketing digital!

Conheça a plataforma Inovatize Mautic

A plataforma Inovatize Mautic, baseada no projeto open source Mautic, permite você planejar e executar toda sua estratégia de automação de marketing em um ambiente seguro, escalando conforme aprimora seus conhecimentos na ferramenta e principalmente entendendo melhor o interesse do seu público alvo.

Com o lead qualificado, integre facilmente as informações com o Inovatize Zurmo CRM, através de um plugin exclusivo e desenvolvido aqui na Inovatize. Aumente o poder das suas estratégias de marketing e vendas com a dupla: Inovatize Zurmo CRM e Inovatize Mautic.

Saiba mais aqui: Automação de Marketing com o Inovatize Mautic

Fonte de inspiração para este conteúdo: Mautic & Email Marketing: Level One

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