Como fazer e-mail marketing facilmente com Mautic

Se você não sabe como fazer e-mail marketing através de uma ferramenta de automação de marketing, como por exemplo o Mautic, temos uma dica: não vá com muita sede ao pote.

O Mautic é um sistema de automação de marketing bastante amplo e pode ser, tanto interessante quanto assustador ao mesmo tempo. Então, a primeira dica é: ao invés de você tentar implementar a ferramenta de uma só vez na sua empresa, faça por partes.

Ter um parceiro estratégico que ajude na configuração, treinamento e suporte, pode ser bastante interessante, principalmente para acelerar os resultados e melhorar o ROI – Retorno Sobre o Investimento – seja você uma agência de marketing, seja você um gestor com uma equipe interna de marketing.

Será que vale mesmo todo este esforço para usar o Mautic, sabendo que existem diversas outras ferramentas similares no mercado? Para quem quer ter uma plataforma 100% personalizável e escalável, a resposta é “sim”, vale muito a pena.

A maioria das empresas está preocupada em conquistar novos clientes, porém precisam também manter contato com os seus atuais clientes e um canal de comunicação bastante interessante é através do e-mail marketing.

Quando falamos em atrair mais leads, ao invés de gastar dinheiro comprando uma base pronta de e-mail – que por sinal é considerado “spam” – para enviar as campanhas de marketing, utilize o Mautic para criar formulários e landing pages inteligentes para captação dos próprios leads e segmentação dentro do perfil de cliente ideal.

Com o Mautic, é possível manter um relacionamento contínuo com os atuais clientes e trabalhar um processo de sucesso do cliente, que o ajude a utilizar o produto e serviço da sua empresa para alcançar melhores resultados e vencer os desafios.

Agora vou apresentar 3 etapas básicas de como fazer e-mail marketing com o Mautic e, depois, se você ainda tiver tempo, inicie a implementação dos outros recursos que a plataforma pode oferecer para ter uma gestão de leads completa em sua empresa. Combinado?

Vamos lá!

Etapa 1: crie sua lista

Primeiramente, você precisa definir uma lista de e-mail para qual deseja enviar suas campanhas de marketing. Neste momento, a ideia é iniciar usando informações dos contatos que você já possui.

Esta lista pode ser, tanto de clientes quanto de leads que estão sendo qualificados, e para isto, você pode inserir os endereços de e-mail manualmente ou, uma opção bem melhor, pode importá-los facilmente através de um arquivo CSV.

Os arquivos Comma-Separated Values, também conhecido como CSV, são arquivos de texto formatados, contendo valores agrupados e delimitados/separados por caracteres específicos. Por exemplo, os valores são agrupados entre aspas (“) e delimitados/separados por vírgula (,). São comumente usados em softwares offices, tais como o Microsoft Excel e o LibreOffice Calc. – Wikipedia

Uma dica é exportar os e-mails de outro sistema, como um CRM ou um software de e-mail marketing, ou até mesmo da planilha usada pela equipe de vendas e importá-los diretamente para Mautic.

O processo de importação é bem simples e consiste em associar cada coluna do seu arquivo CSV com um campo de informação do Mautic.

A criação desta lista permite que você segmente rapidamente os contatos que queiram receber as campanhas de marketing da empresa, classificando ainda cada um dos contatos por interesse, perfil e principalmente pela etapa na jornada de compra.

É isto mesmo! Para atrair e qualificar os leads é necessário respeitar a jornada de compra do cliente, para enviar o conteúdo certo, para o lead certo e, assim, proporcionar o melhor resultado possível para a campanha.

Etapa 2: escreva seus e-mails

O segundo passo é a parte fundamental deste guia rápido. Você deve personalizar seus e-mails – e não estou falando apenas de colocar o nome do seu cliente ou lead – e isso leva tempo.

Você deve pensar cuidadosamente sobre o conteúdo e a estrutura de cada e-mail que você enviará aos seus clientes. Lembre-se de que você deverá enviar as campanhas de e-mail marketing para sua lista de maneira periódica e que seus leads e clientes receberão as mensagens gradualmente.

Certifique-se de que o e-mail enviado tenha tido alguma interação por parte do lead ou do cliente para que você possa continuar enviando e-mails de outras campanhas. Além disso, siga sempre as melhores práticas e crie um padrão para cada campanha.

Como já comentado anteriormente, é muito importante entender a jornada de compra do cliente, pois em cada etapa da jornada existem tipos de conteúdos mais indicados e alinhados com as características e objetivos da etapa em questão.

De modo geral, as etapas principais da jornada de compra são: aprendizado, descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Desta maneira, por exemplo, na etapa de consideração da solução é importante enviar informações e conteúdos que criem um certo senso de urgência, caso contrário, apesar do lead ter reconhecido que tem um problema a ser resolvido, não irá atribuir uma prioridade alta para resolver este problema.

O mesmo deve ser aplicado para os clientes, ou seja, toda comunicação deve ser pensada de acordo com o uso do produto ou serviço contratado pelo cliente e dos resultados alcançados ao longo do tempo.

Então, logo após a oportunidade ser vencida, o foco deve estar em fazer o produto ou serviço funcionar conforme o esperado. Com o cliente satisfeito, o objetivo passa ser verificar se o produto ou serviço está sendo usado e apresentando o resultado esperado e com consistência.

Agora com o cliente entendendo e colhendo os benefícios do produto ou serviço contratado, o foco passa a ser retenção de clientes e crescimento, ou seja, fazer o cliente renovar o contrato, investir mais, contratar um novo produto ou serviço complementar, expandir para outras áreas, etc.

Como você percebeu, esta etapa de escrever os e-mails leva um tempo, então, novamente, não queira fazer tudo de uma só vez. Faça um planejamento, defina as tarefas, prazos de conclusão cada um dos objetivos e execute o plano até o fim!

Etapa 3: defina sua campanha de marketing

O último passo no processo para disparar suas campanhas de e-mail marketing usando o Mautic, envolve a criação de uma campanha básica.

Antes de entrar em pânico, achando que esse processo de envio de uma campanha será muito complicado, entenda que no início o melhor é apenas criar os fluxos básicos. Isto com certeza é o melhor a fazer para iniciar uma campanha de e-mail marketing.

Então, na primeira campanha você precisa adicionar a lista de e-mails e definir um tempo para enviar a mensagem, que pode ser um e-mail de apresentação, informando os motivos de você estar iniciando este tipo de comunicação, por exemplo. Só isto!

Não estou falando em elaborar campanhas complicadas ou qualquer coisa mais complexa do que isto. O propósito é apenas organizar uma linha de tempo para que os e-mails sejam enviados.

A implementação dessas três etapas permitirá que você comece imediatamente a usar o Mautic para executar toda sua estratégia de e-mail marketing, como faria com outra ferramenta.

Com o tempo você vai se acostumar com as informações que o Mautic possui e poderá expandir suas ações de marketing digital, criando campanhas mais robustas e melhorando o relacionamento com o lead durante sua jornada de compra.

Depois deste primeiro período de adoção da tecnologia pela equipe de marketing e entendimento dos recursos básicos, começa o planejamento de campanhas mais elaboradas, com objetivos bem definidos, definição do segmento de cliente que se deseja impactar, desenvolvimento de conteúdos relevantes e métricas que devem ser analisadas.

Esta é a beleza do Mautic, o poder da simplicidade. Quando você estiver pronto para fazer mais, o Mautic estará preparado para te ajudar, permitindo inclusive integrar automação de marketing e CRM.

Avançando com o Mautic

Algumas funcionalidades que podem e devem ser exploradas envolvem adicionar formulários diretamente no site e blog, além de disponibilizar landing pages para atrair os leads através de materiais ricos, como ebook, webinar, etc.

Com o lead na base de contatos, economize tempo e escale os resultados, utilizando e-mail transacional para criar um fluxo de cadência e follow up personalizado e assim avançar com o lead pela jornada de compra.

Um dos recursos mais interessantes está na integração do Mautic com o site, blog e e-commerce, permitindo acompanhar os passos do lead enquanto visita as páginas dos produtos e serviços da empresa e interagir com este lead através de conteúdos dinâmicos e totalmente personalizados.

Com esta interação é possível, por exemplo, aumentar a taxa de conversão do e-commerce, reengajando o lead em casos de abandono do carrinho de compras.

Pronto para começar?

Facilitamos a automação de marketing para seu negócio evoluir

A plataforma Inovatize Mautic, baseada no projeto open source Mautic, permite você planejar e executar toda sua estratégia de automação de marketing em um ambiente seguro e sem preocupações com a parte técnica, escalando conforme aprimora seus conhecimentos na plataforma.

Se você tem uma agência de marketing ou uma equipe interna de marketing, queremos ter você como parceiro para ajudá-lo a escalar seus resultados em marketing, entregando muito mais valor para seus clientes.

“A Inovatize chegou num momento onde estávamos ampliando os produtos da empresa e nos deu bastante força na configuração de um de nossos principais produtos hoje, que é o marketing de conteúdo. Onde agora conseguimos ter mais visibilidade, trazer melhores retornos e criar estratégias mais avançadas à todos os clientes.” – Sheila Mas, CEO da agência WA5.

O Mautic disponibiliza diversos plugins de integração com a ferramenta de CRM e outras ferramentas. Oferecemos também um plugin de integração com a nossa plataforma Inovatize Zurmo CRM, proporcionando um uso mais inteligente da automação de marketing, aumentando desta maneira o número de clientes qualificados e, consequentemente, o número de oportunidades de negócios.

Venha conversar com um consultor, tirar suas dúvidas e juntos vamos definir o escopo de um projeto personalizado para atender seus objetivos e necessidades.

Saiba mais aqui: Automação de Marketing com o Inovatize Mautic

Fonte de inspiração para este conteúdo: Mautic & Email Marketing: Level One

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