Retenção de clientes: saiba como o marketing de conteúdo pode te ajudar

Times de marketing e vendas fazem grandes esforços para atrair novos clientes constantemente. Porém, o que sua equipe tem feito para fidelizá-los? Já pensou em usar o marketing de conteúdo na retenção de clientes?

Sim! O marketing de conteúdo não funciona apenas no momento de conquistar seu público. Na verdade, ele deve estar presente em todo o ciclo de vendas com seu consumidor, pois seu cliente terá dúvidas e necessidades distintas ao longo da jornada de compra.

No começo, o processo é de descoberta. Ou seja, é quando ele ainda está entrando em contato com sua marca, descobrindo o que você pode oferecer.

Depois de um tempo, o cliente vai querer aprofundar o conhecimento dele sobre seu produto e serviço, até o momento que se convence da compra.

Por fim, após ter fechado o negócio, a sua relação com o cliente não acaba! Ou pelo menos não deveria acabar. É aí que vem a ajuda do marketing de conteúdo na retenção de clientes!

Vamos explorar um pouco mais sobre o assunto e mostrar como utilizar essa estratégia em seus negócios? Legal!

Como trabalhar o marketing de conteúdo na retenção de clientes

Como falamos anteriormente, o marketing de conteúdo cumpre funções distintas ao longo da jornada de compra do cliente. Ou seja, mesmo após a venda, você ainda pode utilizar essa estratégia para manter este cliente vinculado à sua marca.

Existem alguns conteúdos que podem interessar seu cliente neste momento de pós-venda, já que é muito comum que o seu cliente tenha dúvidas sobre seu produto ou serviço.

Aproveite os canais de comunicação, SAC e tantos outros recursos para entender quais são as necessidades do seu cliente neste momento.

Se você possui um CRM integrado na rotina de seus colaboradores, certamente a equipe de atendimento poderá nutrir a ferramenta com informações relevantes para a construção de conteúdo de valor para seus clientes.

É isto mesmo, um CRM não é apenas para ser usado em vendas! Na verdade, ele pode ser utilizado em toda a jornada do cliente, desde a prospecção até a retenção.

Conteúdo de valor

Para manter seu cliente conectado você precisará entregar conteúdo relevante para ele. Algumas dicas de conteúdos que podem interessar seu cliente neste momento são:

  • Responda dúvidas sobre o produto/ serviço;
  • Elabore conteúdos aprofundados e que o ajude com o negócio dele (se for o caso);
  • Aulas e treinamentos que o auxiliem a ter melhores resultados (seja utilizando seu produto/serviço ou não);
  • Conteúdos com cases de sucesso de sua marca. Sem ser apelativo, mas que o ajude a identificar formas de utilizar seu produto e também ter sucesso;
  • Lançamentos! Mostre para seu cliente que ele é exclusivo e apresente primeiro para ele alguma novidade que logo estará no mercado, já aproveite para educá-lo sobre este novo produto ou funcionalidade.

O conteúdo relevante é aquele que ajuda o cliente a ter uma experiência memorável com sua empresa. Por isto, o conteúdo deve estar conectado com o momento do cliente dentro da jornada de uso do produto e serviço da empresa.

Só a experiência do cliente importa, pois é a única vantagem competitiva real.

Apresente o conteúdo de formas variadas

Você pode oferecer para seu cliente conteúdo relevante em formatos distintos. A maneira como você entregará este conteúdo vai depender do tipo de informação que você quer passar.

Por exemplo, para conteúdos mais aprofundados é possível pensar em videos, webinars ou lives, por exemplo.

Além disso, se o conteúdo mais denso for perene, o ebook pode ser uma boa solução. Isso porque é fácil de ser utilizado em outros momentos da sua estratégia de marketing sem que perca seu valor.

Neste momento, você também pode usar o e-mail marketing disparando os conteúdos, infográficos, checklists, entre outros materiais de apoio. Uma estratégia, indo além do e-mail marketing, pode ser usar a automação de marketing.

Independente do formato que você escolher para disponibilizar o conteúdo para seus clientes, lembre-se sempre de fazer algo que seja relevante e de acordo com os desafios atuais do cliente.

Produzir conteúdos para o público nesta etapa da sua jornada de vendas pode ser algo bastante delicado. Isso porque o nível de exigência pode ser maior, além de ser o ponto-chave para que este cliente se sinta realmente satisfeito com suas entregas ou opte em conhecer o produto da concorrência.

Ou seja, diferencie-se, conheça bem seu cliente e as necessidades dele. Utilize o marketing de conteúdo na retenção de clientes de forma inteligente!

Já que estamos falando de retenção de clientes, recomendo você ler nosso conteúdo sobre como criar um processo de sucesso do cliente. Vamos lá?

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