Automação de marketing: indo além do e-mail marketing

Pensar nas estratégias de marketing do seu negócio de maneira isolada não trará grandes resultados. Quando falamos em automação de marketing é muito comum as pessoas associarem apenas com e-mail marketing e disparo automático de mensagens.

De fato, a automatização de processos manuais, como o envio de e-mails, é um dos benefícios que esta ferramenta oferece. Porém, não é só isso.

Além do fluxo de e-mails, ela se torna peça chave para suas vendas se estiver aliada a boas estratégias e processos inteligentes, diminuindo erros básicos na hora de fazer a automação de marketing.

Por isso, hoje resolvemos falar um pouco mais de que forma a automação de marketing pode mudar seus negócios. Veja como ela pode ir além do fluxo de e-mail marketing:

Automação de marketing X automação de e-mail marketing

Antes que estes nomes gerem confusão, vamos entender a diferença deles. A automação de marketing é uma estratégia maior que visa automatizar alguns processos operacionais em um negócio.

Alguns processos corriqueiros podem ser feitos de forma mais inteligente e personalizado, otimizando todo o ciclo de vendas e, dentre estes processos, é possível citar a captação de novos leads, nutrição e a interação em momentos certos e estratégicos do processo de compra.

Já a automação de e-mail marketing é uma das possibilidades que uma boa estratégia de automação de marketing deve ter. Ou seja, é possível disparar um fluxo de e-mail personalizado, de acordo com as particularidades daquele lead e conduzi-lo de forma inteligente até a conversão.

Com a automação de e-mail marketing é possível desenhar caminhos, acompanhar a interação do cliente e o comportamento dele.

Desta forma, a cada nova mudança de ação do lead, a ferramenta consegue selecionar e-mails que estejam mais adequados ao seu momento de compra.

A automação de marketing na segmentação

Agora que você entendeu que a automação de e-mail marketing é só uma das ferramentas que a automação de marketing poderá te trazer, fica mais fácil saber por que ela vai além dos e-mails.

Não se trata apenas da automatização de processos ou da eliminação de mão de obra para tarefas corriqueiras. Na verdade, a automação de marketing é um recurso primordial na segmentação de seus leads!

Não conseguimos traçar boas estratégias de marketing sem conhecer nosso público. Lembre-se que entregas de valor só acontecem quando entendemos com quem nos comunicamos.

Em resumo, a conexão que você precisa ter com seu lead e que o convença da compra deve ser personalizada. Sua marca precisa entender a fundo seu perfil de cliente ideal.

Com isso, você será capaz de utilizar com sucesso a estratégia de marketing de conteúdo para atrair mais clientes, elaborando e-mails que não serão colocados na lixeira da caixa de entrada.

Remarketing e fidelização

Certamente, já deve ter acontecido de um lead que parecia super interessado em seu produto ter desistido da compra. Não é mesmo?

Como conquistar novamente esse cliente de maneira assertiva? Com a automação de marketing é possível entender todo o histórico de relacionamento dos clientes com sua marca.

Desta forma, é mais fácil entender em que momento da compra ele desistiu de seguir em frente. Ou seja, é possível propor estratégias capazes de incentivá-lo a retornar à sua loja.

Além disso, a automação de marketing poderá ajudar em um ponto fundamental de seu negócio: a fidelização.

Não é que exista um recurso específico nestes softwares que te fará ser a melhor escolha para seus clientes, porém o e-mail marketing é um excelente aliado na retenção de clientes.

Na verdade, empresas que adotam este tipo de recurso e se empenham em sua utilização diariamente, melhoram a organização dos dados do cliente.

Uma pesquisa apontou que 74% dos usuários que utilizam tecnologia de CRM e automação de marketing afirmam que o acesso às informações dos clientes é mais rápido. Logo, os processos se tornam mais eficientes.

E sabe o que isso significa? Que seu ciclo de vendas também pode ser otimizado e o atendimento com seu cliente facilitado, melhorando a percepção geral que este cliente tem da sua marca e empresa.

Ou seja, as chances de um cliente voltar a comprar com você também são maiores. Afinal de contas, não tem nada melhor do que uma empresa que entende suas necessidades e oferece soluções assertivas.

Em resumo, deu para perceber que a automação de marketing é algo mais amplo. Ela auxilia em muitos aspectos ao longo de todo o planejamento de marketing e vendas.

Em quais áreas você está precisando de um reforço para aumentar as vendas? Compartilhe com a gente nos comentários e aproveite para ler nosso Guia completo de automação de marketing e vendas.

[eBook] Guia completo de automação de marketing e vendas
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *