7 benefícios da gamificação para sua equipe de vendas

Durante todo o ano, muitas vezes no escritório dominam conversas sobre futebol ou, em alguns casos, assuntos sobre academia e a motivação para se realizar os treinos dentro de uma janela de tempo, ou seja, quase sempre os assuntos envolvem algum tipo de jogo.

Olhando mais atentamente, podemos perceber que isto reflete duas características fortes no ser humano: competição e colaboração. Mas seria possível direcionar estes elementos dos jogos para seus KPIs de vendas?

Eu diria que o sucesso de algumas empresas e startups de performance de vendas mostram os benefícios da gamificação para a equipe comercial. Este sucesso prova que quando bem feita, gamificação pode ter um impacto positivo na equipe.

Abaixo estão alguns dos benefícios da gamificação, adicionando um elemento competitivo em sua equipe de vendas:

1. Maior foco em KPIs

Quando feita corretamente, a implementação da gamificação em vendas irá motivar os números das oportunidades de negócios, individuais e coletivas.

Através de ter uma tabela de classificação – leaderboard – consistente e prêmios ocasionais para ações diversas, você estará fornecendo incentivos para manter sua equipe focada em KPIs específicos para geração de receitas.

Isso pode ajudar sua equipe de vendas a focar nas prioridades gerais do time e dar aos vendedores a motivação necessária para investirem em seus próprios KPIs individuais. O resultado final: Mais metas individuais batidas e aumento dos números gerais de oportunidades fechadas com sucesso para equipe de vendas.

2. Cultura da equipe

Adicionar um senso de competição amigável não só aumenta a motivação pessoal, mas contribui para algumas das áreas mais importantes da cultura da equipe. Adicionando também uma competição consistente com uma tabela de classificação, naturalmente abre múltiplos canais de comunicação para a equipe.

Ter um canal de bate-papo para prêmios coletivos, quando gerenciado corretamente, a gamificação pode dar um impulso positivo para melhorar a cultura de sua equipe de vendas.

3. Adoção do CRM

Uma luta constante que ouvimos uma vez ou outra, aqui na Inovatize, de gerentes de vendas é sobre a dificuldade para fazer seus vendedores e representantes de vendas utilizarem corretamente o CRM. É comum encontrar estes vendedores realizando anotações e atualizando informações em outras ferramentas, digitais ou não, mas fora do CRM da equipe.

Mas uma das vantagens em utilizar um CRM com gamificação está em participar das competições junto aos seus colegas de equipe e, claro, ganhar as recompensas através das suas conquistas.Tudo isto enquanto utiliza o CRM, seja inserindo alguma anotação, seja atualizando alguma informação importante.

Importante lembrar que uma das obrigações da equipe de vendas é ajudar a equipe de marketing com informações que ajudem a otimizar a comunicação dos conteúdos no blog e nas redes sociais, gerando desta maneira melhores leads qualificados de volta para vendas.

Assim, ao adicionar uma motivação competitiva em sua equipe de vendas, você estará fornecendo um incentivo extra para que cada um da equipe mantenha atualizada as informações no CRM.

4. Envolvimento e motivação dos funcionários

Vamos ser honestos, vendas podem ser difíceis. Todos os dias existem desafios específicos e o trabalho em si, muitas vezes, pode ser desanimador.

Uma ferramenta de CRM gamificado é projetada para responder a esta necessidade específica dos vendedores para incentivar e concentrar todos da equipe nos objetivos certos. A estratégia de gamificação adequada pode fornecer a motivação perfeita e encorajar seus representantes no que precisa ser realizado.

Ao premiar pontos fortes e fornecer comentários construtivos em áreas de fraqueza, o CRM com gamificação pode fazer maravilhas em ajudar seus vendedores a alcançar seu pleno potencial.

5. Melhor um sobre os outros

Treinamento de vendas é uma das responsabilidades mais importantes de um gerente, mas a verdade é que isso raramente acontece.

Muitas vezes a desculpa é que é difícil de quantificar as vendas, mas a gamificação pode ajudar justamente a fornecer temas concretos para esta conversa. Por exemplo, uma competição de vendas bem desenhada mantem a equipe focada nos indicadores corretos e abre um canal natural para falar sobre as receitas geradas especificamente da competição.

É muito mais fácil falar sobre a competição da semana passada do que a realização de uma avaliação de desempenho padrão e os números de competição pode oferecer um ponto para começar a conversa.

6. Comunicação aprimorada da equipe

Mesmo que vendas possa parecer mais como um esforço individual, na verdade é muito mais um esporte em equipe. As equipes de vendas precisam trabalhar em conjunto e se comunicar como um todo para alcançar os objetivos do departamento.

Mas por alguma razão, algumas comunicações importante são perdidas todos os dias. Um dos benefícios da gamificação não é apenas incentivar o desempenho, mas também permitir uma comunicação consistente entre a equipe.

De alertas regulares, grupos de bate-papo e atualizações com informações para a equipe, um CRM gamificado e social tem como objetivo agilizar a comunicação de sua equipe de marketing e vendas.

7. É divertido!

Vendas é naturalmente um ambiente competitivo e a possibilidade de competir e ganhar contra os colegas pode adicionar um elemento interessante para um dia comum, ou melhor, para a rotina cansativa do trabalho.

Pela mesma razão por que tantos de nós gostamos de futebol, academia, treinos funcionais e esportes em geral, a maioria de seus vendedores e representantes de vendas com certeza irá gostar de ter mais oportunidades para ganhar.

Estes são alguns dos benefícios da gamificação para a equipe de vendas e você pode saber mais sobre vendas, marketing e, claro, gamificação, acompanhando nossas redes sociais e conteúdos no blog. Vamos jogar?

Texto baseado no original: 7 Benefits of Sales Gamification For Your Startup Sales Team

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