O que é gamificação? Entenda como utilizar essa estratégia!

Você pode não se dar conta, mas, muito provavelmente, já vivenciou um processo que utiliza a gamification ou esteve inserido num contexto que se baseia no mecanismo.

Gamification ou, em bom português, gamificação, tem sido uma tendência cada vez maior no cotidiano estratégico das empresas, auxiliando na otimização da produtividade e sucesso das organizações.

Mas afinal, o que é gamificação? Como essa estratégia pode melhorar do desempenho de sua empresa? E o departamento comercial, como sua rotina pode ser potencializada com o uso de CRM com características de gamificação?

Essas e outras dúvidas poderão ser sanadas nesse post. Acompanhe e melhore o rendimento da sua equipe de vendas hoje mesmo!

Conheça o que é gamificação

Hoje em dia, com o excesso de informações e agitação constantes, um dos desafios primordiais das empresas é manter funcionários e consumidores atentos e engajados.

Basicamente, a estratégia de gamificação usa a lógica dos games na busca desse engajamento, por meio de estratégias de incentivos e recompensas – que podem ser pontuações, medalhas, emblemas e até mesmo prêmios físicos, aos participantes que desempenharem as funções ou ações preestabelecidas.

Essas tarefas podem ser direcionadas à captação de novos clientes, divulgação, avaliação e até mesmo ações relacionadas ao cotidiano da empresa, como o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM).

Benefícios do sistema de gamificação

Com o mecanismo de gamification, a empresa pode alcançar vantagens, tanto de performance da equipe quanto de produtividade e rentabilidade das vendas. Confira, abaixo, três benefícios de usar a gamificação na sua empresa.

1. Estimula a competitividade saudável

O sistema de incentivo e recompensa, intensamente trabalhado nos games, desenvolve entre os participantes a sensação de competição, que naturalmente motiva as pessoas na busca pela superação de si mesmas e dos outros competidores.

Contudo, nessa experiência gamificada, é importante ressaltar que a cooperação entre os membros é o que fará a empresa atingir sua meta final: vendas!  Ou seja, ações de cooperação devem ser valorizadas e recompensadas.

2. Incentiva o sentimento de conquista e pertencimento

Quando um objetivo é atingido, todos da equipe têm desperto em si o sentimento de conquista e orgulho de pertencimento ao grupo.

Essas reações são de grande importância para motivar os funcionários a se empenharem cada vez mais nas próximas ações e estratégias propostas. Além disso, as conquistas geram valor ao negócio e ao trabalho desenvolvido para alcançar o objetivo. Com isso, é possível ainda convergir cada vez mais os funcionários para uma causa específica.

O resultado é uma equipe forte, engajada e o sucesso nos negócios.

3. Benefícios do CRM com características de gamificação

Uma das áreas potencialmente sensíveis à gamificação é o setor de vendas, principalmente no quesito de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Afinal, empresas são formadas por pessoas que, potencialmente, estão sempre cercadas por funções e pressões específicas.

Isso quer dizer que boa parte da equipe de vendas não está muito engajada em atualizar o status dos clientes nas ferramentas de gestão de clientes. Por outro lado, esses dados são primordiais para o sucesso da empresa, seja para conquistar a fidelização do cliente, melhorar o relacionamento e/ou potencializar suas ações e investimentos em marketing de vendas.

A gamificação aliada ao CRM, por meio de um software livre, é uma excelente solução para engajar os funcionários no desempenho das tarefas de atualização e coleta de dados de clientes. Isso porque, por meio do sistema de incentivo, todos se vêm envolvidos e recompensados por se dedicarem na realização das tarefas, contribuindo ainda para a cooperação e união entre toda a equipe.

Esse cenário corrobora, essencialmente, para o crescimento das vendas e geração de novas oportunidades de negócio, garantindo o sucesso do departamento comercial e da própria organização em si.

Além disso, pelo software ser livre, a empresa ainda tem as facilidades de adaptação a suas necessidades e liberdade de locomoção com todos os dados e sistema, ou seja, diminuem os riscos do terrível Vendor Lock In.

As empresas já estão percebendo a necessidade de incorporar os processos de gamificação aliado a estratégias de marketing e propaganda, para potencializar os negócios. Este é um caminho sem volta e, para sair na frente, é preciso investir na inovação.

Agora que você já sabe o que é gamificação, compartilhe o conhecimento com as pessoas que você conhece, usando as redes sociais!

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