Evitando o excesso de faltas no trabalho de uma vez por todas

Para funcionar bem, uma empresa precisa poder contar com cada integrante da sua equipe. Se um membro falta, o desempenho já não é mais o mesmo. Portanto, se houver excesso de faltas no trabalho, é preciso tomar uma atitude e reverter essa situação de uma vez por todas.

A fim de encontrar alternativas eficazes, é preciso investigar os motivos que estão por trás do absenteísmo. Geralmente, faltas estão relacionadas a um alto nível de estresse na equipe, somado à desmotivação com a rotina de trabalho. Quer saber como resolver esse problema? Confira abaixo o que trouxemos para você hoje!

Conheça os principais motivos de faltas no trabalho

O absenteísmo não é algo isolado, sem qualquer relação com o que ocorre no trabalho. Quando a empresa enfrenta repetidas faltas na sua equipe, é sinal de que existe alguma coisa errada acontecendo. Veja só o que pode ser!

1. Estresse ocupacional

Sem dúvida, este é um grande problema enfrentado por pessoas e empresas. A pressão para atingir metas e atividades repetitivas, bem como o atendimento do público, são características que podem facilitar o estresse relacionado ao trabalho.

Um estresse positivo é aquele que leva a pessoa a tomar atitudes diante de situações. Porém, o negativo paralisa as pessoas, causando um esgotamento, o que, muitas vezes, transforma toda a carga emocional em doença, resultando, obviamente, em faltas.

2. Liderança frágil

Um ótimo líder é capaz de motivar seus colaboradores a atingir metas, além de aumentar o engajamento da equipe na missão da empresa como um todo e criar canais de comunicação eficientes.

A falta de comunicação aumenta o número de falhas e não conecta as pessoas, gerando uma responsabilização individualizada, sem compromisso com o aspecto coletivo.

3. Falhas no sistema de recompensas

Um sistema de recompensas deve ser, de fato, recompensador. Parece óbvio, mas muitas vezes os colaboradores demonstram insatisfação com as bonificações oferecidas pela empresa e, não havendo espaço para o feedback, manifestam isso por meio de faltas.

Invista em capacitação e inovação

Instrumentos de capacitação podem ser uma boa alternativa para reconectar a equipe e aumentar a autoestima dos colaboradores. Hoje, empresas mais modernas investem em metodologias gamificadas, que, além de serem lúdicas, promovem o aprendizado de forma natural.

Utilize o feedback

O feedback é uma ferramenta vital para a empresa. Sem ela, dificilmente um líder consegue desempenhar seu papel de maneira completa. Cada integrante da equipe precisa estar consciente da sua função e da importância que tem para o grupo.

Crie estratégias de bonificação

A motivação dos colaboradores deve estar em dia, e uma forma de atingi-la é criando estratégias de bonificação que sejam capazes de engajar a equipe com os resultados. Invista em experiências, promova eventos e premiações, use a criatividade e surpreenda sua equipe.

Ofereça qualidade de vida no trabalho

Para evitar que os colaboradores adoeçam, diminuindo o estresse resultante do trabalho, inclua na cultura da empresa políticas de qualidade de vida, atuando na satisfação da equipe e na prevenção de doenças ocupacionais.

Seja um líder empático

Ser empático é ser capaz de se colocar no lugar do outro, criando um elo de identificação. Um líder completo precisa desenvolver essa característica, uma vez que só o líder conseguirá atingir as pessoas de uma maneira integral.

Esse conteúdo ajudou você a encontrar soluções para o excesso de faltas na sua empresa? Comente este post e conte-nos o que você pretende fazer agora que já conhece novas alternativas!

Compartilhe em suas redes sociais...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone