Como e por que integrar o CRM com as estratégias de marketing?

Para ter estratégias de marketing bem-sucedidas, é preciso ter cuidado com o cliente e pensar a personalização, já que o novo consumidor possui diversas opções de empresas, produtos e serviços e, por isso, busca um diferencial na hora de tomar a decisão de compra.

Mas como a sua empresa pode levar esse diferencial, ser notada e conseguir otimizar os processos de comunicação e vendas?

A resposta é simples: com a integração do seu CRM com as estratégias de marketing!

Que tal aprender um pouco mais sobre o assunto hoje?

O que é e para que serve o CRM?

O CRM (Customer Relationship Management) é uma plataforma onde as empresas centralizam as informações que possuem sobre seus clientes para facilitar a consulta e entender quais são os comportamentos de compra dessas pessoas.

Essa ferramenta é fundamental para melhorar o relacionamento da empresa com seus clientes.

Como o CRM pode complementar as estratégias de marketing?

O CRM, junto às estratégias de marketing, pode ajudar a trabalhar o relacionamento com os clientes de forma personalizada, auxiliando no contato direto e pessoal entre empresa e clientes.

Ele também ajuda a entender o consumidor da sua empresa com base no perfil do público, produtos mais vendidos, serviços mais contratados, objeções de compra mais comuns, etc.

Como integrar o CRM com as estratégias de marketing?

É fundamental que você, ao contratar um CRM, certifique-se de quais integrações ele permite serem feitas. Confira se ele possui um API de integração, com quais ferramentas ele permite ser integrado e se é possível integrá-lo com a sua ferramenta de automação de marketing.

Feito isso, é hora de colocar a mão na massa!

Na hora de realizar a integração do CRM com as estratégias de marketing, é possível identificar três formas simples, claras e extremamente eficientes de trabalhar de forma unificada:

1. Otimização do trabalho dos times de marketing e vendas

Para otimizar o trabalho dos times de venda e marketing, a integração com o CRM é fundamental.

É preciso aprender a utilizar os dados coletados até o momento, como perfis de consumidor, interesses, objeções de compra apresentadas no processo de vendas, etc, para entender como otimizar a comunicação de marketing e, claro, levar oportunidades de negócio bem selecionadas e preparadas para o momento de compra para o time de vendas.

Quanto ao time de vendas, é preciso entender quais foram, até agora, as objeções de compra mais comuns encontradas pelos vendedores e aprender a lidar com todas elas no momento da venda.

2. Nutrição de leads

Um outro ponto fundamental da integração é a nutrição de leads. Como agora você tem dados mais concretos sobre quem são os seus clientes, seus interesses e como foi o processo de compra de cada um, é possível criar um processo de nutrição de leads ainda mais eficaz, levando os conteúdos relevantes, a linguagem correta e a argumentação adequada para os leads no momento certo!

3. Acompanhamento dos resultados – e otimização dos números!

Por último, mas não menos importante, é preciso acompanhar os resultados e otimizar os números. O CRM irá te ajudar a criar ações cada vez mais assertivas com base em dados concretos coletados pela sua equipe de vendas.

Dessa forma, você irá melhorar os resultados da sua empresa e otimizar a eficácia das estratégias de marketing que estão sendo realizadas.

A integração do CRM com as estratégias de marketing significa trabalhar com base em dados reais e muita análise de mercado.

Gostou do nosso conteúdo ou tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

eBook Aprenda como aumentar sua taxa de conversão no funil de vendas
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone