Como utilizar o CRM para medir KPIs de venda?

Estabelecer métricas e objetivos é essencial para nortear o acompanhamento dos resultados da sua equipe de vendas. Sem isso, fica difícil saber se a sua empresa está no caminho certo. Os KPIs (Key Performance Indicators) — Indicadores-chave de Desempenho — são desenvolvidos para ajudar na avaliação de cada etapa de um processo. Mas qual seria a melhor forma de mensurar um KPI de venda e identificar o que funciona ou não para o seu negócio? Você já pensou em usar uma ferramenta de Customer Relationship Management (CRM) para facilitar? Veja aqui como avaliar as seguintes métricas a partir de um software.

Taxa de conversão

Esse indicador ajuda a medir quais e quantas oportunidades estão sendo convertidas em vendas. Ao optar pelo uso de um sistema online que ajuda na gestão com foco no cliente, é possível ter esse número preciso e melhorar a capacidade de negociação dos vendedores.

Para identificar as oportunidades, um software vai ajudar fornecendo gráficos de funil de vendas e até um painel Kanban, que permitem acompanhar em tempo real o que acontece no seu negócio. Com esses dados, fica mais fácil implementar soluções para melhorar a conversão de leads.

Ticket médio

Esse KPI representa o que o cliente gasta com o seu produto ou serviço. Com o uso de uma ferramenta de CRM, é possível gerenciar as informações de compras com mais agilidade e facilidade. A exibição completa de detalhes armazenados ajuda na análise e prospecção de clientes e na criação de campos personalizados para o negócio.

A importância de usar esse indicador é descobrir novas formas de incentivar o consumo médio dos seus clientes, e claro lucrar mais. O gestor pode pensar em soluções para atender as necessidades e preferências dos clientes, assim como conhecer melhor o comportamento e hábitos de consumo para agradá-los.

Taxa de follow up

Essa métrica diz respeito aos contatos que a equipe faz com um cliente, considerando que a maior parte das vendas não ocorre no primeiro momento. A partir dela é possível medir a persistência dos vendedores. A contratação de um software pode contribuir para as mudanças na abordagem ao cliente e no retorno.

O uso de um CRM ajuda a gerenciar as campanhas de marketing, a reduzir as falhas nas ações e na fidelização do cliente. A criação de listas segmentadas e modelos de e-mails e a análise de desempenho das campanhas são alguns benefícios que vão ajudar na negociação mais profunda com um potencial cliente.

Novos clientes

Acompanhar os novos clientes por meio de uma ferramenta de CRM fica mais prático e rápido, já que as informações estão centralizadas em um só lugar. O gerenciamento por meio de um sistema online ajuda para que a estratégia de vendas melhore progressivamente.

É importante saber como os novos clientes foram atraídos e a fatia deles no faturamento do negócio. As informações reunidas em uma plataforma online viabilizam a tomada de decisão mais acertada.

Churn rate

Esse indicador está ligado ao pós-venda. É o número de clientes perdidos, que significa queda na receita mensal recorrente. É importante que todas as informações sobre os clientes sejam devidamente registradas, para que fique mais fácil identificar quais os motivos o levaram a desistir do seu serviço ou produto. A partir desses dados, é possível analisar as perdas e buscar soluções, para que os motivos não se repitam no futuro.

Satisfação dos vendedores

Não é simples medir a satisfação dos vendedores, mas talvez ela seja vital para o negócio. O uso de um software de CRM contribui para que seja possível perceber se eles estão motivados, produtivos, cansados ou bem treinados.

Funcionalidades como a gamificação, que proporciona recompensas, pontuações e prêmios, ajudam a promover um melhor e real engajamento dos vendedores, e fornecem informações para que o gestor analise a situação da equipe e as necessidades de arrumação.

Melhor avaliação dos KPIs de venda

Cada empresa deve identificar quais KPIs de vendas se alinham mais ao seu negócio. É importante que eles estejam em sintonia com a equipe e os objetivos. Você já acompanha alguma dessas métricas na sua empresa? Para saber mais sobre os benefícios do uso do CRM para medir KPI de venda, entre em contato com a Inovatize.

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