10 razões pelas quais os vendedores precisam usar uma ferramenta de CRM

Normalmente os gerentes de vendas acreditam nos benefícios da adoção de uma ferramenta de CRM, pois gostam da idéia de ter todos os dados coletados pelos vendedores armazenados em um único lugar, proporcionando uma forma fácil de trabalhar, monitorar os processos, o desempenho da equipe e, como resultado, otimizar as vendas.

Mas e os vendedores, o que pensam?

Na maioria das vezes os vendedores não ficam muito felizes no começo, eles enxergam o CRM como uma forma dos seus gestores controlarem o seu trabalho. Ficam irritados achando que vão perder tempo cadastrando clientes e com isso vão deixar de vender.

Nem todos os vendedores parecem se empolgar com a idéia de incluir o CRM em sua rotina diária, mesmo sabendo dos benefícios que essa ferramenta pode trazer para eles e toda a equipe de vendas.

Os vendedores não deveriam subestimar essa excelente ferramenta, pois segundo a pesquisa, feita em 2012 pela Tech News World, revelou que mais da metade das empresas (54%) esperava melhorar suas vendas com o uso do CRM.

Mas, o CRM ajuda realmente a aumentar as vendas?

Bem, segundo algumas estatísticas, como esta sobre Social Media Statistics e esta outra sobre Social Selling Statistics, ambas de 2019, que apontam para “Sim”, com um aumento surpreendente de 87% no uso do CRM através de dispositivos móveis, que é particularmente atraente para os vendedores que estão sempre em movimento.

De acordo com o The Tas Group, em média 2/3 de todas as de vendas (67%) são perdidas. Enquanto isso, o estudo da Innoppl Technologies afirma que 65% dos vendedores que usaram uma ferramenta de CRM bateram suas metas de vendas e 78% daqueles que não usaram, não alcançaram seus objetivos.

Por que os vendedos precisam de uma ferramenta de CRM?

O que todo vendedor quer é alcançar seus objetivos em vendas, porém, seus grandes desafios são: como qualificar e acompanhar os leads e como priorizar as atividades em vendas. No entanto, o CRM é uma ferramenta que resolve não só esses desafios como também é capaz de lidar com outros problemas.

Não vamos falar aqui sobre os motivos pelos quais alguns vendedores não querem usar o CRM, vamos falar sobre como essa ferramenta pode melhorar a vida, tanto dos vendedores quanto da empresa em geral, e porque todos precisam se familiarizar com esta fantástica solução.

Então vamos lá!

1. Utiliza um espaço de armazenamento de dados seguro

A ferramenta de CRM armazena de forma segura os dados dos seus contatos, oportunidades de vendas e suas atividades em um único lugar. Todos os vendedores, gerentes, e aqueles que precisam estar envolvidos com as informações dos cliente podem acessar de vários locais em segurança porque as informações não se perderão.

Essas informações coletadas, passam a alimentar um banco de dados que, quando utilizado de maneira adequada, torna-se fonte de informação para diversas tomadas de decisões.

2. Gerencia melhor o tempo

O CRM ajuda a otimizar e prioriza os horários das tarefas dos vendedores, garantindo que os clientes sejam contactados a tempo. Ter uma melhor gestão do tempo permite que o vendededor trabalhe mais os seus clientes, consiga fechar bons negócios e tenha uma base de clientes mais sólida.

3. Disponibiliza relatórios de atividades e interações

Uma ferramenta de CRM permite gerenciar todos os relatórios de resultados, seja do vendedor, seja da equipe, como um processo automatizado, em tempo real, confiável e muito rápido.

Cada vendedor pode informar a equipe sobre as suas vendas que estão em andamento, compartilhar dicas e melhores práticas, além de requistar ajuda para fechar uma oportunidade mais desafiadora.

4. Faz a segmentação das informações dos leads e clientes

Ajuda a segmentar os dados da carteira de cliente e identificar oportunidades através de seleções baseadas em critérios, tanto do próprio vendedor quanto dos gestores.

5. Mantém o vendedor atualizado sobre o que está acontecendo

O CRM oferece calendários compartilhados, modelos de documentos e integração de e-mail, mantendo todos da equipe atualizados. O compartilhamento de boas práticas e estrátegias de vendas permite que a equipe veja o que funciona, ou não, melhorando a comunicação entre os vendedores e seus gestores.

6. Mostra para o vendedor novas oportunidades

Ao rastrear toda a comunicação com os clientes, a ferramenta de CRM mostra exatamente quando os clientes precisam ser contactados, como por exemplo, para a substituição de um produto, a renovação de um contrato ou para informar sobre um novo produto ou serviço.

Isso aumenta as chances do vendedor para fechar uma venda e ficar mais próximo da meta.

7. Otimiza as ações de vendas

O CRM simplifica todo o ciclo de vendas, o que resulta no fechamento de mais negócios no funil de vendas do vendedor e ainda ajuda toda a equipe a alcançar rapidamente as metas gerais.

Uma vez que o processamento de pedidos e a preparação de propostas são automatizados pelo CRM, as equipes de vendas podem reduzir o tempo gasto na realização destas tarefas recorrentes, focando desta maneira em aumentar as vendas.

8. Mostra exatamente para o vendedor o que os clientes querem

Uma vez que todas as informações dos clientes estão armazenadas no CRM, fica fácil analisar as necessidades dos clientes e até mesmo antecipar seus problemas – sempre no momento certo. Tudo isso aumenta a satisfação do cliente e garante sua fidelidade, além de garantir maiores margens de lucro.

9. Reduz o tempo gasto em tarefas administrativas

A ferramenta de CRM libera as equipes de vendas da maioria das tarefas administrativas, reduzindo e, até mesmo, acabando com algumas ações repetitivas em que se perdem muito tempo e produz pouca rentabilidade.

O CRM armazena detalhes de produtos e preços, acaba com os lembretes de atividades e mostra todas as oportunidades de vendas que estão acontecendo no funil de vendas do vendedor, em qual etapa do ciclo de vendas estes processos se encontram e quais ações concretas estão sendo tomadas naquele momento para que as oportunidades sejam fechadas com sucesso.

10. Economiza muito dinheiro

Nem todos entendem a necessidade e a importância de uma ferramenta de CRM na gestão financeira de uma empresa, porém, o sistema tem uma grande influência positiva na administração empresarial.

Implementando um sistema de CRM, é possível cadastrar e organizar os dados de todos os clientes, disponibilizando estas informações para diversos setores da empresa. Tal facilidade permite que possíveis obstáculos, sejam identificados com mais facilidade e medidas adequadas sejam tomadas, de modo que, custos desnecessários sejam cortados.

Conclusão

Em poucas palavras, se o CRM for adotado e usado corretamente, aumentará o desempenho de qualquer equipe de vendas e ajudará os vendedores a se destacarem em 4 áreas que são mais críticas para eles:

  • Pesquisar melhor, classificar e qualificar o lead;
  • Acompanhar as oportunidades de vendas regularmente;
  • Priorizar e simplificar o acompanhamento das atividades;
  • Aumentar a probabilidade de fechamento de novos negócios, alcançando mais rapidamente as metas.

As melhorias que o CRM traz, no entanto, não vêm sem esforço, compreensão e determinação da equipe de vendas. Todos precisam entender que a aceitação do CRM é fundamental para o sucesso de todos.

Além disso, as equipes de vendas precisam sincronizar suas atividades e baseá-las nas melhores práticas. Isso permitirá um melhor compartilhamento de informações e possibilitará um trabalho mais eficaz com o CRM.

Todos devem adotar a idéia de que ao registrar todas as atividades e seguir os processos estabelecidos pela empresa, permitirá que todos alcancem facilmente seus objetivos. Também é importante perceber que todos da equipe vão se beneficiar muito ao poder atualizar e compartilhar as informações mais recentes sobre os clientes, potenciais e atuais, tudo em um só lugar e de fácil acesso.

Finalmente, uma ferramenta de CRM, como a plataforma Inovatize Zurmo CRM, aumenta a flexibilidade dos vendedores, pois o banco de dados e todas as suas atividades relacionadas ao trabalho podem ser acessadas em vários dispositivos e em diferentes locais.

E se você quiser saber mais sobre como o CRM pode ajudar seu negócio, você pode acessar nosso eBook Conheça as vantagens de usar um sistema de CRM na empresa.

Fonte de inspiração para este conteúdo: 10 Reasons Why Sales People Need CRM

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