Ciclo de venda: Entenda como funciona

O cotidiano dos setores comerciais das empresas é corrido, pois, são muitas tarefas, obrigações e metas que chegam sem parar aos responsáveis por uma das tarefas que aponta o sucesso de uma empresa: um bom volume de vendas. Para que isso seja possível, os vendedores precisam percorrer um longo caminho, chamado de ciclo de venda.

Entender o funcionamento do ciclo de venda ajuda os gerentes comerciais a corrigir erros e diminuir a pressão quando as metas começam a ficar distantes. Caso você não compreenda, fechar bons negócios se torna uma tarefa complicada e o famoso aperto de mãos que sela uma boa venda pode demorar a acontecer.

Afinal de contas, o que é o ciclo de venda? Trata-se das fases necessárias para vender, o caminho percorrido pelo possível cliente até o fechamento de um bom negócio. O ciclo de venda é dividido em alguns passos, confira quais são as suas etapas:

Prospecção e contato inicial

Vender é um processo que começa com a identificação de potenciais clientes para a sua empresa, por meio da prospecção. Nessa etapa, os responsáveis pelas vendas pesquisam os possíveis interessados em suas soluções e pensam em formas assertivas para negociar com eficácia.

Contato inicial

Depois da prospecção, a segunda etapa é o contato inicial. Neste passo, os profissionais pensam em estratégias para falar diretamente com o possível cliente de uma empresa, conhecido como lead. O desafio é encontrar o melhor meio para que isso aconteça, sendo por telefone, e-mail ou visita, além do momento certo.

Ciclo de venda e o cliente

O sucesso de um ciclo de venda também depende da capacidade do vendedor entender o cliente, por isso, depois da prospecção e contato inicial, os próximos passos são: identificar necessidades, apresentar uma proposta e os fatores de rejeição.

Esses fatores podem demonstrar quanto o vendedor estará preparado para uma apresentação aos possíveis novos clientes. Além disso, indicam a sua chance de vender melhor.

O vendedor analisa as necessidades do cliente, motivos que levem a um “não” durante a venda e na proposta certeira. Por que pensar na rejeição? Para saber contorná-la com sucesso. Com isso, o vendedor pode pensar e oferecer uma oferta que se adéque às necessidades do futuro cliente da empresa.

Fechamento e pós-venda

O momento mais esperado pela equipe de vendas, que garante o crescimento da empresa e dos lucros, é o fechamento de boas vendas. Depois que o contrato foi assinado, terminou o processo? Não.

O trabalho continua e cabe a sua equipe comercial fidelizar seus clientes e transformá-los em defensores da empresa em que você trabalha. Algumas dicas sobre fidelização de clientes podem ajudar com isso.

Conclusão

Um dos segredos do ciclo de venda é a atenção em todas as etapas, desde a prospecção até o contrato assinado. Com isso, você pode trabalhar com maior assertividade, reduzir a pressão e transformar seus resultados.

Muitas empresas tornam o ciclo de venda mais objetivo e prático, por meio do marketing digital. Os leads,  que demonstraram interesse em seus serviços e deixaram seu contato em algum material educativo que você ofereceu, tornam-se fundamentais nessa estratégia.

Agora que você já entendeu como funciona o ciclo de vendas, que tal aprender como qualificar seus leads e aumentar suas vendas?

eBook Aprenda como aumentar sua taxa de conversão no funil de vendas
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *