Relatórios de resultados são documentos que englobam dados e análises sobre uma determinada situação. Eles são fundamentais para gerenciar o crescimento da empresa, e podem ser de vários tipos, como relatórios de produtividade, financeiros, de segurança, de controle para melhoria contínua, entre outros.
Seus diagnósticos são fundamentais na tomada de decisões e servem como ponto de partida para a elaboração de planos estratégicos e de otimização.
Saiba, neste post, a importância do relatório de resultados para seu negócio!
Por que é importante criar relatórios?
A principal função de um gestor é tomar decisões que levem a empresa a obter os resultados almejados. Para tanto, ele precisa adquirir informações de diversos tipos e setores como:
- custos;
- faturamento;
- horas extras;
- turnover;
- performance dos equipamentos;
- taxa de defeitos;
- porcentagem de ocupação de estoque;
- entre outros.
Os relatórios permitem gerar indicadores e acompanhar os resultados de forma simples e eficaz, reforçando a tomada de decisões e as atividades corretivas. Pode ser usado também a fim de auxiliar no planejamento, definir as metas futuras da corporação e apontar a necessidade de capacitação e treinamento dos funcionários.
Como usar os relatórios?
A partir de uma meta pré-definida, você pode descobrir qual atividade ou setor específico está distante dos padrões bem como os que estão superando as expectativas. Com estes dados em mãos, os gestores/coordenadores podem copiar os cases de sucesso, otimizando seus processos, prática mais conhecida como benchmarking.
Nesse processo de melhoria inclui-se a criação e controle de planos de ação. Para obter os resultados planejados é necessário que seja fácil de preencher, de compreender e de verificá-los. Fazendo o uso de uma ferramenta apropriada, como um checklist, isto pode ser realizado facilmente.
As informações contidas nos relatórios também possibilitam premiar os funcionários mais produtivos, seja com:
- uma cesta básica ou algum outro auxílio;
- uma bonificação salarial;
- fator de decisão para promoções.
O que é preciso constar nos relatórios?
Cada empreendimento necessita de informações específicas para o seu tipo de segmento de mercado. Contudo, existem alguns indicadores que são universais, ou seja, servem para todo tipo de empresa. Confira alguns exemplos:
Indicadores de Produtividade
- produção homem/hora — representa a produtividade por hora de toda a companhia;
- tempo de recebimento — avalia o tempo utilizado para executar a entrada de algum processo, como recebimento de notas fiscais, insumos, fornecedores, clientes no caixa etc;
- tempo de entrega — aponta o tempo médio em que uma carga ou uma mercadoria é entregue.
Indicadores Financeiros
- receita de vendas — relaciona o faturamento esperado versus o faturamento realizado;
- custos — compara os custos realizados versus os custos planejados;
- reais por caixa vendida — mostra a relação de custo para cada caixa vendida;
Indicadores de Qualidade
- Taxa de falhas/defeitos — indica o percentual de defeitos de um processo ou produto equiparado ao número de tarefas realizadas;
- Taxa de entregas no prazo — exibe o percentual da quantidade de entregas que foram realizadas em um prazo determinado.
Indicadores de Segurança
- Número de dias sem acidente de trabalho — retrata a quantidade de dias que não ocorreu acidentes de trabalho na linha de produção;
- Custo dos acidentes de trabalho — informa todos os gastos referentes aos acidentes de trabalho.
Indicadores de RH
- Turnover — taxa de rotatividade dos funcionários;
- Absenteísmo — número de faltas;
- Investimento em treinamento — informa o valor utilizado em treinamento e capacitação em um determinado período.
Vale ressaltar que se os relatórios forem realizados mensalmente ou periodicamente, sua efetividade tende a aumentar.
Esperamos que, com os assuntos expostos ao longo deste artigo, você possa ter compreendido que realizar relatórios de resultados é fundamental para o crescimento da empresa. Basta buscar os indicadores mais relevantes para o seu negócio.
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