Como utilizar Business Intelligence para melhorar as estratégias de vendas

Na atualidade, não é mais segredo para grande parte das empresas a importância de se investir em Business Intelligence para melhorar as estratégias de vendas e, claro, gerar uma vantagem competitiva no mercado.

Nesse cenário onde é preciso mais do que saber coletar dados, e sim tratá-los e analisá-los, os sistemas de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) e BI (Business Intelligence ou Inteligência de Mercado) têm se destacado.

Contudo, muitas destas estratégias acabam caindo em um erro bastante comum: trabalhar com estes sistemas de forma dissociada, organizando as informações e os dados de forma independente.

Mas a verdade é que, quando trabalhados em conjunto, o CRM e o BI podem maximizar os resultados, já que suas funcionalidades se complementam, trazendo um verdadeiro arsenal para as mãos dos gestores.

Em um mundo conectado, no qual a disponibilidade de dados é até mesmo sufocante, a gestão da empresa e a busca pelo sucesso ficam, paradoxalmente, mais fáceis e desafiadoras. Isso porque os dados coletados, muitas vezes, não se transformam em informações de qualidade e relevância.

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre como essas ferramentas representam subsídios para a tomada de decisões conscientes, possibilitando ganhos para os negócios.

O que é Business Intelligence?

Em resumo, podemos dizer que o Business Intelligence é capaz de coletar dados, armazená-los e construir gráficos ou relatórios com o cruzamento deles, oferecendo aos gestores a chance de ter acesso às informações privilegiadas sobre o seu negócio.

O grande “pulo do gato” do BI é justamente sua capacidade de transformar dados brutos sobre mercado, concorrentes e comportamento de consumo, por exemplo, em insights e informações realmente relevantes e passíveis de serem trabalhadas pela empresa.

Além da vantagem competitiva, do conhecimento aprofundado sobre seu negócio e da consciência acerca da realidade do mercado à sua volta, o uso do BI traz, ainda, outros benefícios como previsibilidade, agilidade e aprendizagem organizacional, redução de riscos e contextualização de dados.

Com isto, é possível aprimorar suas estratégias, tomar decisões de maneira mais profissional, superar a concorrência e, consequentemente, alcançar melhores resultados.

O que é CRM?

Como o próprio nome entrega, o CRM é uma estratégia de negócios que tem como foco o cliente e sua fidelização, por meio de um atendimento personalizado.

A partir de um sistema do tipo, gestores podem antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais da empresa, bem como organizar e trabalhar de maneira automatizada e sistemática a relação com clientes e prospects, atraindo e convertendo mais, além de atuar de forma eficiente na venda e no pós-venda.

Entre os fatores integrados na ferramenta, estão: atendimento, prospecção, pós-venda, projetos e estratégia de marketing. Eles são resultados de tarefas e processos, sendo que todos os resultados coletados passam a alimentar um banco de dados que, quando utilizado de maneira adequada, torna-se fonte de informação para diversos departamentos em tomadas de decisões.

Juntando as funções analíticas e estratégicas do BI com as informações apuradas do CRM, sua empresa terá um mapa para traçar estratégias e ações em busca de resultados que garantam o sucesso da implementação do funil de vendas.

Como integrar BI e CRM na minha empresa?

A integração dos sistemas de BI e CRM é o futuro das análises gerenciais. Contudo, para que ela seja de fato efetiva e possa trazer os resultados esperados, alguns passos devem ser avaliados e seguidos pelas empresas.

Confira quais providências devem ser tomadas para integrar o BI e o CRM:

  1. Elabore um planejamento estratégico
  2. Tenha uma equipe ou parceiro de TI
  3. Invista em treinamento

Como é possível perceber, integrar os sistemas de CRM e BI é dar um salto rumo a uma nova forma de gestão e organização, profissionalizando cada vez mais as tomadas de decisões e reduzindo consideravelmente as chances de riscos.

Com a integração, as informações podem ser centralizadas e, o mais importante, contextualizadas, para que gestores e empreendedores tenham controle dos negócios, com muita segurança e agilidade.

Integrar os sistemas de CRM e BI é uma excelente maneira de entender melhor o mercado, o seu negócio e até mesmo o cliente, de maneira conjunta e sobreposta, como acontece no mundo real — possibilitando que estratégias e ações sejam realmente voltadas para esses fatores e tragam resultados cada vez mais positivos e sucesso para a organização.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter deixado clara a importância em utilizar Business Intelligence para melhorar as estratégias de vendas. Se quiser mais informações e dicas sobre automação de marketing, CRM e BI, acesse o blog – www.inovatize.com.br/blog – e melhore seus resultados de marketing e vendas.

Business Intelligence Saiba tudo para implementar com sucesso

Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email