Como utilizar Business Intelligence para melhorar as estratégias de vendas

Na atualidade, não é mais segredo para grande parte das empresas a importância de se investir em Business Intelligence para melhorar as estratégias de vendas e, claro, gerar uma vantagem competitiva no mercado.

Nesse cenário onde é preciso mais do que saber coletar dados, e sim tratá-los e analisá-los, os sistemas de CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente) e BI (Business Intelligence ou Inteligência de Mercado) têm se destacado.

Contudo, muitas destas estratégias acabam caindo em um erro bastante comum: trabalhar com estes sistemas de forma dissociada, organizando as informações e os dados de forma independente.

Mas a verdade é que, quando trabalhados em conjunto, o CRM e o BI podem maximizar os resultados, já que suas funcionalidades se complementam, trazendo um verdadeiro arsenal para as mãos dos gestores.

Em um mundo conectado, no qual a disponibilidade de dados é até mesmo sufocante, a gestão da empresa e a busca pelo sucesso ficam, paradoxalmente, mais fáceis e desafiadoras. Isso porque os dados coletados, muitas vezes, não se transformam em informações de qualidade e relevância.

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre como essas ferramentas representam subsídios para a tomada de decisões conscientes, possibilitando ganhos para os negócios.

O que é Business Intelligence?

Em resumo, podemos dizer que o Business Intelligence é capaz de coletar dados, armazená-los e construir gráficos ou relatórios com o cruzamento deles, oferecendo aos gestores a chance de ter acesso às informações privilegiadas sobre o seu negócio.

O grande “pulo do gato” do BI é justamente sua capacidade de transformar dados brutos sobre mercado, concorrentes e comportamento de consumo, por exemplo, em insights e informações realmente relevantes e passíveis de serem trabalhadas pela empresa.

Além da vantagem competitiva, do conhecimento aprofundado sobre seu negócio e da consciência acerca da realidade do mercado à sua volta, o uso do BI traz, ainda, outros benefícios como previsibilidade, agilidade e aprendizagem organizacional, redução de riscos e contextualização de dados.

Com isto, é possível aprimorar suas estratégias, tomar decisões de maneira mais profissional, superar a concorrência e, consequentemente, alcançar melhores resultados.

O que é CRM?

Como o próprio nome entrega, o CRM é uma estratégia de negócios que tem como foco o cliente e sua fidelização, por meio de um atendimento personalizado.

A partir de um sistema do tipo, gestores podem antecipar as necessidades dos clientes atuais e potenciais da empresa, bem como organizar e trabalhar de maneira automatizada e sistemática a relação com clientes e prospects, atraindo e convertendo mais, além de atuar de forma eficiente na venda e no pós-venda.

Entre os fatores integrados na ferramenta, estão: atendimento, prospecção, pós-venda, projetos e estratégia de marketing. Eles são resultados de tarefas e processos, sendo que todos os resultados coletados passam a alimentar um banco de dados que, quando utilizado de maneira adequada, torna-se fonte de informação para diversos departamentos em tomadas de decisões.

Juntando as funções analíticas e estratégicas do BI com as informações apuradas do CRM, sua empresa terá um mapa para traçar estratégias e ações em busca de resultados que garantam o sucesso da implementação do funil de vendas.

Como integrar BI e CRM na minha empresa?

A integração dos sistemas de BI e CRM é o futuro das análises gerenciais. Contudo, para que ela seja de fato efetiva e possa trazer os resultados esperados, alguns passos devem ser avaliados e seguidos pelas empresas.

Confira quais providências devem ser tomadas para integrar o BI e o CRM:

  1. Elabore um planejamento estratégico
  2. Tenha uma equipe ou parceiro de TI
  3. Invista em treinamento

Como é possível perceber, integrar os sistemas de CRM e BI é dar um salto rumo a uma nova forma de gestão e organização, profissionalizando cada vez mais as tomadas de decisões e reduzindo consideravelmente as chances de riscos.

Com a integração, as informações podem ser centralizadas e, o mais importante, contextualizadas, para que gestores e empreendedores tenham controle dos negócios, com muita segurança e agilidade.

Integrar os sistemas de CRM e BI é uma excelente maneira de entender melhor o mercado, o seu negócio e até mesmo o cliente, de maneira conjunta e sobreposta, como acontece no mundo real — possibilitando que estratégias e ações sejam realmente voltadas para esses fatores e tragam resultados cada vez mais positivos e sucesso para a organização.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter deixado clara a importância em utilizar Business Intelligence para melhorar as estratégias de vendas. Se quiser mais informações e dicas sobre automação de marketing, CRM e BI, acesse o blog – www.inovatize.com.br/blog – e melhore seus resultados de marketing e vendas.

Business Intelligence Saiba tudo para implementar com sucesso

Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email