Saiba como aumentar seu volume de vendas

Você sente que mesmo com um produto de qualidade o volume de vendas do seu negócio não está como deveria? Nestes momentos, é comum que as estratégias precisem ser reavaliadas.

Ou seja, o time de marketing e vendas precisa unir esforços para entender em quais frentes devem agir, alinhando as estratégias para um objetivo único.

Hoje, vamos apresentar algumas tarefas fundamentais para quem busca alavancar o volume de vendas e encontrar resultados mais assertivos.

Defina o cliente ideal

Quando falamos em negócios B2B, não dá lidar com um processo de vendas com base em achismos. A definição do público-alvo e, principalmente, aquele cliente que melhor representa seu comprador real, é fundamental.

Estudar os hábitos de consumo das empresas que já compram de você e compreender suas necessidades são alguns dos pontos. Além disso, talvez o detalhe mais desafiador: saber quem são as pessoas com poder de decisão de compra dentro deste cliente.

Com o seu perfil de cliente ideal bem definido, será muito mais fácil traçar personas assertivas e construir toda a base de comunicação do seu produto e serviço de forma mais direcionada.

Estruture o funil de vendas

Não dá para pensar em uma estratégia comercial sem estruturar bem o seu processo de vendas e entender o comportamento do seu consumidor ao longo desta jornada de compra.

Ou seja, o seu time de marketing poderá lançar mão de ferramentas muito mais certeiras. Além disso, ao conhecer o caminho que seu lead faz, você poderá identificar oportunidades de compra muito mais facilmente.

Um outro ponto importante é que estas informações também evitam que o time de vendas entre em ação em um momento inadequado. Isso reduz o risco de perder boas oportunidades que poderiam se concretizar alguns estágios à frente.

Envolva as equipes

Não dá para pensar em processos de vendas fluidos sem integrar os times de vendas e marketing. As duas equipes precisam estar com os olhos focados em um mesmo objetivo final.

Mesmo que cada uma das equipes tenham suas próprias metas, elas precisam estar alinhadas para gerar bons resultados e aumento de vendas.

Durante a fase de estruturação do funil de vendas, o time comercial pode fornecer informações relevantes para o marketing. É possível ajustar estratégias com base nesse feedback, principalmente nos casos em que o lead não é convertido.

O vendedor, via de regra, está em contato direto com o cliente. Dessa forma, ele poderá entender melhor em qual etapa do processo de vendas este cliente não se conectou com o produto.

Talvez seja uma falha bem no começo da jornada deste lead e por isto é importante definir como e quando passar o lead para o time de vendas.

Tecnologia e prospecção

Em um ambiente de concorrência sempre tão acirrada, é fundamental que o time de vendas consiga trabalhar em sua máxima capacidade. Porém, é impossível fazer isso sem utilizar a tecnologia à favor!

Já pensou quanto tempo é economizado na prospecção de novos clientes ao utilizar uma ferramenta de automação de tarefas e/ou de campanhas de e-mail marketing, por exemplo?

Imagina-se indo em uma planilha buscar informações relevantes sobre seus contatos no momento de fechar um negócio? Ou precisar de indicador para saber se os resultados estão perto ou não de serem alcançados?

Questionamentos como estes parecem absurdos, mas ainda tem pessoas que não sabem utilizar as ferramentas de CRM e automação de marketing, por exemplo, em seu máximo potencial!

Não é preciso dialogar muito aqui para entender que o seu tempo e eficiência para fechar negócios ficam prejudicados, né?

Se ainda há alguma objeção em relação a saber como a tecnologia pode melhorar os resultados de vendas, considere rever isso com urgência. Do contrário, perceba que os seus concorrentes já estão muito à frente de você.

Conclusão

Em resumo, podemos definir que o aumento de vendas em negócios B2B precisa ser estruturado com base em quatro tarefas:

  1. Definir o cliente que se deseja conquistar, ou seja, o perfil de cliente ideal;
  2. Ter um funil de vendas bem definido;
  3. Colocar marketing e vendas para dialogar e buscar soluções em conjunto para, então, gerar negócios mais sólidos;
  4. Abandonar a tecnologia está fora de cogitação, pois é ela que permitirá a otimização de seus resultados. Use-a para realmente gerar valor ao negócio.

Quais destas etapas estão precisando de um reforço em seu negócio? Conte para a gente nos comentários e aproveita também para receber nosso ebook sobre como aumentar os resultados no funil de vendas.

eBook Aprenda como aumentar sua taxa de conversão no funil de vendas
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *