7 maneiras de usar o CRM em sua empresa

A melhora nas vendas de uma empresa é resultado de inúmeros esforços da equipe de marketing e vendas, envolvendo desde a elaboração do planejamento até usar o CRM.

Certamente, se os resultados na sua empresa não estão do jeito que você queria é porque algumas mudanças estratégicas precisam ser feitas. Usar o CRM – Customer Relationship Management – é uma das atitudes que podem alavancar os seus resultados.

Não estamos dizendo que uma ferramenta deste tipo faz milagres. Pelo contrário, é preciso empenho e conhecimento para conseguir estes resultados através da tecnologia e inúmeros estudos apontam para ganhos significativos em empresas que fazem o uso.

“Se você está perdido e tem um mapa, você continua perdido, pois primeiro é necessário saber onde se está.” – Autor desconhecido

De acordo com dados da Salesforce, sistemas de CRM podem ajudar a melhorar 29% dos resultados em vendas. Além disso, a produtividade no setor comercial pode chegar a 34%.

Porém, contrariando estes dados, cerca de 40% dos colaboradores dentro de empresas não utilizam CRM. Estes profissionais ainda se mantêm presos aos padrões antigos e não automatizados.

Neste panorama, fica mais fácil entender que ao oferecer recurso e treinamento adequados aos colaboradores, você também estará investindo em seu próprio negócio.

Não dá mais para negligenciar o acesso à tecnologias que ajudam na produtividade e facilitam a alavancagem de resultados.

Por isso, separamos 7 dicas de como usar o CRM em sua empresa:

1. Usar o CRM para identificar o perfil ideal de cliente (ICP)

Quer forma mais completa de conseguir informações sobre seu cliente ideal do que através de um CRM? A ferramenta consegue te ajudar a entender exatamente qual o perfil do seu consumidor.

Dados como a quantidade de itens/serviços negociados anteriores, valor total em cada compra e o ticket médio são algumas das possibilidades.

Além disso, é possível entender quais produtos têm mais saída e quem são as pessoas que compram cada um deles. Ou seja, uma infinidade de detalhes que vão ajudando a construir uma imagem de quem é esse cliente ideal.

2. Segmentar processos de vendas

Você certamente já leu por aí que ao tentar falar com todo mundo, acabamos não falando com ninguém. Não é mesmo?

Com os negócios será da mesma forma. Se a sua empresa conhece seus clientes e não sabe se comunicar com eles, as conversões dificilmente ocorrerão.

É por isso que se torna fundamental estruturar processos de vendas segmentados. Após entender melhor sobre seu cliente ideal, será possível mapear diferentes grupos de clientes dentro do seu próprio negócio.

Lembre-se que nem sempre seus serviços atendem um único público-alvo. Tenha isso de forma clara para que suas estratégias de comunicação e vendas não fracassem.

Uma das principais vantagens da segmentação é que o vendedor poderá entender quais as reais necessidades daquele cliente e, desta forma, é mais simples quebrar objeções e encontrar maneiras assertivas de apresentar seu produto como solução às dores dele.

Ou seja, além de otimizar o tempo com um cliente, evita-se perdê-lo caso seja feita uma abordagem em um momento inapropriado.

3. Otimizar e automatizar atividades repetitivas

Se você observa uma falta de dinamismo no processo de vendas, certamente um CRM pode ajudar a otimizar e automatizar alguns destes processos.

A perda de tempo em tarefas rotineiras e que poderiam ser automatizadas ainda é algo muito comum.

Lembra-se que falamos que cerca de 40% dos funcionários ainda utilizam planilhas e outros recursos manuais em muitas tarefas do dia a dia? Imagine quanto tempo não é desperdiçado em tarefas cotidianas!

É preciso investir em aperfeiçoamento de técnicas e estimular o uso de tecnologias entre as equipes. Muitas vezes, o seu serviço de automação de marketing não auxilia no dia a dia, pois os colaboradores ainda não se engajaram no uso.

Imagine que, de acordo com pesquisa da Nucleus Research, as aplicações de CRM podem reduzir o ciclo de vendas de 8 à 14%. Um dado bastante significativo para quem busca resultados efetivos em menor tempo, não acha?

4. Alinhar as estratégias entre marketing e vendas

Pegando um gancho no item anterior, você consegue imaginar por que o ciclo de vendas em uma empresa que utiliza CRM diminui?

Dentre todos os benefícios que ele traz, desde a definição de personas até a venda final, o grande diferencial da ferramenta é o alinhamento de estratégias.

Com um CRM, é possível definir processos, organizar as informações e deixar as duas equipes alinhadas, através de informações relevantes e atualizados!

A integração das informações dos times de marketing e vendas vai facilitar o acesso aos dados por qualquer um dos times, estejam eles trabalhando internamente ou externamente. Ou seja, comunicação eficiente entre marketing e vendas, mais resultados.

5. Ajudar na fidelização e retenção de clientes

Cada vez mais os consumidores buscam relações personalizadas com as marcas. Por isso, tratar os leads de forma generalizada pode ser um grande risco dentro de sua estratégias de marketing.

Um software de CRM pode entregar dados relevantes desde o primeiro contato deste lead com a sua marca até o momento da compra e com estas informações você consegue estabelecer um relacionamento muito mais próximo e que atenda as necessidades daquele momento do seu cliente.

Pense que hoje em dia, relacionamento é a grande chave de sucesso para muitas marcas. Fortaleça o relacionamento do seu negócio e esteja um passo à frente da fidelização de seus clientes.

6. Analisar resultados em tempo real

Uma outra grande vantagem em usar um bom CRM é a possibilidade de analisar resultados em tempo real. Além de otimizar tempo, isso ajuda a ter ações prévias em casos de problemas.

Um dos recursos da ferramenta é a possibilidade de gerar relatórios com indicadores de atividades, performance e resultados, todos baseados em métricas de relevância para o seu negócio.

Desta forma, fica mais fácil analisar os dados mais importantes e que poderão nortear novas estratégias ao longo do processo de vendas.

7. Criar na empresa uma cultura centrada no cliente e não nos produtos

Depois de todas estas dicas sobre como usar o CRM em sua empresa, não poderíamos deixar de reforçar que todo este trabalho deve ser, na verdade, focado em seu cliente.

O CRM otimiza metas de vendas, favorece a captação e organização de dados, mas tudo isso deve ser usado para garantir um relacionamento ainda mais conectado com seu consumidor.

É importante que as equipes enxerguem estas ferramentas como suporte para melhorar a prospecção de novos clientes, aumentar a conversão de oportunidades em vendas e fidelizar o cliente.

Gostou das dicas de hoje? Conte para a gente de que forma você pretende usar o CRM para ajudar em seus negócios também. Se estiver com problemas com o CRM para gerar melhores resultados, podemos te ajudar!

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