Como posso otimizar e automatizar processos de vendas?

Nunca se falou tanto em automatizar processos de vendas quanto nos dias de hoje! Não dá para pensar em escalar resultados em vendas hoje em dia mantendo-se preso a processos repetitivos e que desperdiçam tempo.

A tecnologia tem sido cada vez mais usada em benefício dos negócios e as empresas que não se adéquam à essa nova realidade acabam ficando para trás. Principalmente nas etapas iniciais dos processos comerciais internos, colocar ferramentas de automação têm sido um grande diferencial para a alavancagem nos resultados.

Por isso, resolvemos trazer neste artigo algumas reflexões e dicas para te ajudar a otimizar e automatizar processos de vendas. Com isso, você pode passar a prospectar seus clientes sem desperdiçar o precioso tempo da sua equipe!

Automatizar processos de vendas: o que os números dizem!

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância em automatizar processos de vendas em sua empresa, vai se interessar pelos dados que mostraremos a seguir.

De acordo com estudos realizados com profissionais de marketing e vendas, cerca de 74% acreditam que a economia de tempo é o maior benefício que a automação trás. Além disso, 68% confirmam o aumento no engajamento com o cliente e 58% observam melhora das oportunidades de vendas.

Outros dados importantes estão ligados aos principais objetivos de uma boa estratégia de automação dentro da empresa. São eles:

  • Otimização da produtividade (43%)
  • Aumento de ROI de marketing (41%)
  • Melhora da gestão de campanhas (40%)
  • Aquisição de novos clientes (39%)
  • Análise de desempenho (37%)

Menos tempo e mais entregas

Independentemente do tamanho da sua empresa, certamente existem fases do seu processo de vendas que demandam tempo, agregam pouco valor, mas ainda assim são cruciais para suas vendas. Porém, são as tarefas repetitivas, chatas e de grande volume que mais podem ser transformadas em ações automatizadas.

Como mencionamos, este tipo de processo pode ser observado no começo das principais ações dos times de marketing e vendas. Ou seja, é quando os primeiros contatos são realizados na busca por novos clientes que seu time desperdiça mais tempo. Tudo isso sem um retorno exatamente significativo.

Em resumo, sabemos que isso faz parte do processo de vendas. No entanto, o que você pode modificar é a forma como isso vai acontecer!

Com ferramentas de automação é possível deixar modelos de e-mail padronizados prontos para a entrega, por exemplo. Desta forma, você consegue utilizar sua base de contatos para saber o momento da venda que se encontra e disparar conteúdos personalizados automaticamente.

Ajude seu cliente a se auto educar!

Você já parou para pensar quanto tempo sua equipe de marketing gasta tentando educar seu possível cliente? Além disso, já observou quanto do esforço humano você está demandando apenas para quebrar objeções de seus leads?

Mesmo que a sua equipe seja pequena e o seu negócio ainda esteja em fases muito iniciais, considere automatizar os processos de inbound marketing em sua empresa, por exemplo, relacionados com a estratégia do marketing de conteúdo!

Nós sabemos que uma venda só se concretiza a medida que seu lead já não tenha mais dúvidas sobre seu produto. Além disso, o valor agregado por seu produto também é outro fator que pode ser decisivo neste processo de escolha.

Para isso, sua equipe de marketing precisa traçar fluxos de nutrição de leads e ajudá-los a mergulhar em seu conteúdo. Com isso, poderão entender melhor sobre seu negócio.

De forma geral, quanto mais ferramentas você puder oferecer para seu cliente se auto educar sobre seu produto, melhor para você! Ou seja, ao automatizar processos de inbound marketing você libera seus profissionais para agir em ações de maior valor.

Isso os ajuda a se prepararem para as abordagens que, de fato, não podem ser automatizadas.

Uma ferramenta, múltiplos benefícios

É possível encontrar em uma mesma ferramenta de automação, múltiplas soluções para seu negócio.

CRM (Customer Relationship Manager) são exemplos de softwares que ajudam na prospecção de novos clientes e gerenciamento de oportunidades de negócios. Além disso, contribuem para otimizar e automatizar processos de vendas e marketing.

Ferramentas que auxiliam no fluxo de e-mail marketing são utilizadas por cerca de 82% das empresas que implementaram automação, por exemplo.

O Inovatize Zurmo CRM oferece este benefício, auxiliando na organização de tarefas, acompanhamento de follow-ups e avaliação dos resultados em todas as etapas do funil de vendas. Também ajuda a automatizar processos e melhorar a comunicação entre as equipes de marketing e vendas.

Você já utiliza alguma ferramenta para automatizar processos de vendas em seu negócio? Deixe suas dúvidas nos comentários. Teremos prazer em ajudá-lo e para isto quero recomendar nosso ebook Guia Completo de Automação de Marketing e Vendas, escrito em conjunto com a Contentools.

[eBook] Guia completo de automação de marketing e vendas
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *