Como você mede os resultados do marketing de conteúdo da sua empresa?

Você passa um tempo pensando em como criar uma boa estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio, identifica quais são as tendências de marketing que deseja trabalhar, começa a escrever conteúdos para o seu blog e não sabe como medir os resultados?

Vamos mostrar rapidamente três formas básicas para medir com clareza as oportunidades associadas ao seu marketing de conteúdo.

Primeiramente, entenda que o sucesso da sua campanha de marketing de conteúdo vai depender da divulgação de conteúdos interessantes, relevantes e personalizados para o seu público-alvo.

Se o seu público começar a reconhecer sua marca e percebê-la como uma autoridade em seu setor, você pode ter certeza de que o ROI do marketing de conteúdo está funcionando. Eventualmente, isso ajudará sua empresa a aumentar o número de leads e consequentemente aumentará também as vendas.

Então vamos lá!

Conversões

Seu trabalho com o marketing de conteúdo está ajudando a estabelecer a presença da sua marca nos resultados de sites de pesquisa?

Uma das principais formas de avaliar se sua marca aparece no ranking de sites de buscas, envolve quantas conversões foram realizadas e como você analisa os resultados de suas campanhas.

Vamos falar um pouco mais sobre isso para ajudar você a medir os resultados do marketing de conteúdo em sua empresa.

É muito importante rastrear conversões para elementos como inscrições por email, CTAs, conversão de leads qualificados, aquisição de clientes, etc.

O trabalho de um especialista em marketing de conteúdo é identificar quais conversões são mais desejáveis ​​para a empresa, o uso de uma ferramenta de automação de marketing poderá ajudá-lo facilitando o seu trabalho.

A ferramenta pode ser usada para gerar relatórios com base nas métricas definidas. A grande vantagem é que a automação de marketing é um processo que economiza tempo executando várias tarefas e atividades repetitivas, com base nas principais ações e eventos agendados, otimizando tarefas e mantendo os dados dos clientes sempre atualizados.

Engajamento social

A segunda forma de avaliar os resultados do marketing de conteúdo é saber qual o impacto ele teve nas mídias sociais. Lembre-se de que você está compartilhando um conteúdo exclusivo da sua empresa com o seu público, com o objetivo de informar, compartilhar conhecimento, entre outros.

É muito importante nesse momento o engajamento do público com o seu conteúdo, mas isso só será possível se o conteúdo for atraente. Não pense que você terá um engajamento se o conteúdo for ruim, um bom conteúdo é aquele que tem bastante engajamento, como comentários e compartilhamentos.

As pessoas só irão compartilhar o seu conteúdo nas redes sociais, se acharem valioso.

Quando o conteúdo divulgado em seu site começa a ganhar engajamento nas mídias sociais ele aprimora sua reputação, direciona tráfego e gera leads.

Como seus clientes em potencial estão nas mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter, acompanhar o engajamento nessas mídias é uma ótima maneira de medir e monitorar o desempenho do marketing de conteúdo.

Se o seu conteúdo é capaz de ajudar seu público-alvo a percorrer a jornada do cliente com facilidade, isto é um indicativo do sucesso nas estratégias de marketing que foi planejado. O engajamento nesse conteúdo também é um grande fator de determinação.

Melhorias no tráfego

Por fim, um bom marketing de conteúdo pode ser facilmente medido pela melhoria e aumento do tráfego do site.

Quando o marketing de conteúdo é eficaz, seu ranking nos mecanismos de pesquisa aumenta. Você poderá ver quais palavras-chave usadas está sendo bem classificada e fazer melhorias à medida que avança.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar a monitorar os resultados do marketing de conteúdo facilitando a ficar de olho no tráfego e, mais importante, nas palavras-chave.

Você pode monitorar seu próprio conteúdo e determinar se está segmentando efetivamente as palavras-chave que identificou como importantes para o seu perfil de cliente ideal.

Você pode ter muito sucesso com o marketing de conteúdo e a implementação de uma plataforma de automação de marketing poderá trazer muito mais benefícios para o seu negócio.

Melhorando os resultados do marketing de conteúdo como a automação de marketing

Agora, vamos voltar nossa atenção para mostrar para você como melhorar os resultados de sua estratégia de marketing de conteúdo, indo além do e-mail marketing e que irá facilitar muito sua vida.

O objetivo principal de uma plataforma de automação de marketing envolve economizar tempo na execução de tarefas repetitivas, ajudando o marketing gerar mais leads qualificados para vendas.

Embora o marketing de conteúdo deva ser criado com cuidado e exija tempo, ainda existem maneiras de evitar tarefas que são sempre executadas.

Pense especificamente nas coisas que você faz de forma repetida. Você está gastando tempo entrando em contato por e-mail com seu lead ou um cliente que acabou de contratar um serviço? A automação de marketing ajuda você a manter contato automaticamente (e pessoalmente) com seus leads e clientes.

No caso de gerar novos leads qualificados para vendas, uma plataforma de automação de marketing pode ajudar na execução de campanhas, rastreando a navegação do lead e enviando uma mensagem personalizada conforme ele abre um e-mail ou acessa uma página de um produto ou serviço da empresa. Esta mensagem pode ser um novo e-mail ou até mesmo um focus/pop-up na tela do navegador.

A implementação da automação de marketing com marketing de conteúdo é um poderoso recurso para a entrega e execução de sua estratégia de geração de leads, visando, no final, aumentar as vendas e mostrar o quão valioso você e o time de marketing são para a empresa.

Se você tiver perguntas ou comentários sobre qualquer coisa que foi falada acima, sinta-se à vontade para compartilhar! Gostaríamos de ouvir sua opinião sobre qual o seu maior problema ao implementar o marketing de conteúdo e/ou automação de marketing na sua empresa? Conte para a gente!

Fonte de inspiração para este conteúdo: Understanding Content Marketing

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