Montando a máquina de aquisição de clientes em agências de marketing

Não dá para pensar em replicar uma ideia sem que ela esteja minimamente organizada e bem descrita, correto? Para a aquisição de clientes em sua agência não será diferente.

Somente com processos bem definidos será possível colocar em prática ações que tragam resultado e, em tempos de alta competitividade, conquistar novos clientes e mantê-los ligados em sua marca é fundamental.

Por isso, elencamos alguns passos fundamentais para você que também quer montar sua máquina de aquisição de clientes, criando estratégias capazes de alcançar os clientes certos e mais engajados com sua agência.

Aquisição de clientes: conheça quem ele é!

Antes de pensar em conquistar novos clientes, você precisa saber quem ele é! Este é um dos principais desafios em vendas B2B.

Pense: somente com um mínimo de informação, é possível que você ache em um shopping center um determinado produto, por exemplo. Se alguém te pede para comprar uma calça, você pode pensar em diversos estilos, cores, tamanhos, tecidos, marcas e valores.

Definir qual será a compra se torna uma tarefa um tanto desafiadora. Agora, se te pedem uma calça jeans, tamanho 44, com barra reta e de determinada marca, fica mais fácil encontrar!

Ou seja, da mesma forma deve ser o seu raciocínio ao tentar conquistar seu cliente. Quanto mais você souber dele, seu perfil, os hábitos de consumo, interesses e dores, melhor.

Uma forma de conhecer melhor seu público é através da definição de perfil cliente ideal (ICP). Neste momento, você passará a entender qual é o tipo de cliente que tem tudo a ver com seus serviços.

Assim, você entende de que maneira sua agência pode ajudá-lo, em que nicho trabalha, qual seu ticket médio, entre outras informações, avançando depois para desenhar sua buyer persona e então preparar conteúdos de valor para ele.

Entenda a jornada de compra

Já entendeu quem é seu cliente ideal? Então agora precisará compreender qual é sua jornada de compra.

Nenhum cliente baterá à sua porta sem antes conhecer seu nome e entender o que você faz. Para que isso aconteça, você deverá guiá-lo em uma jornada de conhecimento.

Ou seja, através de estratégias de marketing de conteúdo em redes sociais, blog, site, etc, você vai construindo uma relação com ele. É durante a jornada de compra que você irá trabalhar as objeções, dúvidas e dores do seu cliente.

Se você entendeu bem quem ele é, será mais fácil construir um fluxo de cadência com conteúdos relevantes e que realmente atendam às principais necessidades dele.

Em geral, muitos dos seus potenciais clientes ainda sequer descobriram os problemas que têm. Cabe à você apontar essas possíveis dificuldades, mostrando problemas que ele ainda não tinha observado e que fazem parte da rotina dele!

Desta forma, você consegue pouco a pouco oferecer soluções que podem (ou não) estar diretamente relacionadas com seu produto. Lembre-se: ele está descobrindo um problema, então já chegar oferecendo seu serviço como solução não é a melhor opção logo de cara!

Boa parte da falta de sucesso com vendas está em abordagens muito precoces do setor comercial. Entenda exatamente em que momento da compra este cliente está, para então oferecer seu produto ou serviço.

Saiba tudo sobre seus serviços

Se você quer aumentar o volume de vendas, saiba exatamente o que você está vendendo! Seus clientes só se sentirão seguros em fechar negócio se você mostrar que realmente entende o que faz!

Uma forma legal de fazer isso é através de conteúdos educativos e exclusivos que ajudem este cliente com dicas que se ajustam ao negócio dele.

Agências de marketing B2B podem, por exemplo, passar dicas de como se comunicar nas redes sociais de maneira mais efetiva. Ou seja, através de conteúdo de valor, seu cliente vai criando mais confiança em seu serviço.

Consequentemente, você também mostra que sabe tudo do que faz e que está pronto para ajudá-lo também!

Analise os resultados

Você já deve ter percebido que todas estas etapas estão bastante conectadas. A análise do perfil de cliente ideal, a definição da jornada de compras, a elaboração de conteúdo de valor e a venda de seus serviços fazem parte de um ciclo contínuo.

Ou seja, você estará constantemente prospectando novos clientes, construindo relacionamento, solucionando dúvidas e, possivelmente, fechando novos negócios.

Para que tudo isso ande em sincronia, é fundamental analisar como está esse processo de aquisição de novos clientes. Saber mensurar e redefinir estratégias, se necessário, é extremamente importante para que nenhuma nova oportunidade fique de lado.

Além disso, pense em como reter este cliente em sua agência. Tão importante quanto fazê-lo se envolver com seu serviço é mantê-lo fiel ao que você entrega!

Gostou destas dicas? Além de ajudarem na aquisição de leads para sua agência, elas também se aplicam muito bem para seus clientes! Ajude-os a prospectarem cada vez mais clientes e alcançarem melhores resultados assim como você!

Com toda certeza, fazendo isto você estará gerando valor para sua agência e melhorando a experiência do seu cliente, que é a única vantagem competitiva real que importa.

Kanban Prospect + eBook Aprenda como aumentar taxa de conversão no funil de vendas
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *