Pós-venda: por que é a chave de ouro para fidelizar clientes?

Uma empresa que se preocupa com a experiência de seu consumidor e o pós-venda é, sem dúvida, um negócio que se destaca dos demais. Não é novidade para ninguém que conquistar um novo cliente é cerca de seis vezes mais caro do que reter um já existente.

Embora muitas marcas concentrem a maior parte de seus esforços na conversão de clientes, a verdadeira chave do sucesso está na retenção deles e isso começa com a elaboração de boas estratégias para a comunicação no pós-venda.

Se você conseguiu capturar a atenção de seu cliente e o convenceu de que seu produto tem um diferencial, mostre que você está pronto para continuar essa relação tanto quanto ele precisar!

Sua equipe precisa desenvolver o pensamento e a atitude de preocupação e cuidado com o cliente. Bons vendedores devem ter um olhar cauteloso para melhorar a satisfação do consumidor e a sua retenção.

Queremos que você possa criar uma longa e contínua relação com seu cliente, por isso vamos apresentar algumas estratégias que poderão ajudar a estreitar cada vez mais esse relacionamento e facilitar as ações de seu time de vendas.

1. Invista em um programa de fidelização

É muito mais fácil mantermos uma relação como consumidor com uma marca que já confiamos e tivemos boas experiências do que ter que encontrar uma nova opção no mercado. Por isso, uma maneira muito efetiva de conquistar seu cliente é oferecendo um programa de descontos ou ofertas especiais para membros.

Se o seu cliente já demonstrou confiança em sua marca ao fechar uma compra, por que não selar este relacionamento recompensando-o por isso através de um programa de fidelização?

2. Ofereça atendimento em vários canais

O cliente gosta de ter mais de uma opção de atendimento em caso de reclamações, críticas e sugestões. Por isso, esteja presente por email, nas redes sociais, SMS e chats. Dê ao seu cliente várias opções para entrar em contato com você, dessa forma você facilita, inclusive, uma segunda chance de compra.

3. Envolva o cliente na construção do produto

Clientes que se sentem conectados e envolvidos com a marca tendem a manter uma relação mais duradoura como consumidor. É importante que seu público perceba que ele é relevante na construção de seus produtos.

Por isso, facilite a comunicação, busque sua opinião e mostre que sua empresa faz esforços para oferecer produtos que se conectam cada vez mais com as necessidades dos seus clientes.

4. Saiba como solucionar problemas

A experiência de compra do seu consumidor só poderá ser aperfeiçoada graças ao feedback que ele der sobre seus produtos. Clientes podem ser extremamente informativos se mantivermos nossa mente aberta e formos receptivos ao que têm a dizer.

Por isso, valorize sua opinião, tente não ser defensivo mediante críticas e encontre estratégias para resolvê-las.

5. Arquive seu histórico de relacionamento

Você pode guardar de forma ordenada todo o histórico de relacionamento com seu cliente, desde a prospecção até o pós-venda. Essa pode ser uma ferramenta muito importante na hora de iniciar uma conversa com ele, afinal de contas um consumidor ativo não gosta de ser tratado de forma generalizada, certo? Mostre que você o conhece e ofereça um atendimento único e personalizado.

Para isso, você pode utilizar um software de CRMCustomer Relationship Management – capaz de organizar todas as informações do seu cliente. Isso vai facilitar o trabalho da sua equipe de marketing e vendas na hora de falar com seu público, criar campanhas de e-mail marketing, entre outros benefícios.

A comunicação da sua empresa no pós-vendas não pode ser ignorada em suas estratégias de marketing e vendas, por isso esperamos que estas dicas tenham ajudado a pensar em seu cliente com uma visão completa, ajudando a fidelizar ainda mais essa relação.

Lembre-se que o seu cliente deseja um atendimento personalizado, atento e de qualidade mesmo após ter fechado a primeira compra com você!

Para se aprofundar melhor neste tema, abordamos no material Guia completo de automação de marketing e vendas o uso das plataformas de automação para as áreas de marketing e vendas, com suas respectivas necessidades de gestão de dados – da geração de leads até o pós-venda.

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