Como dar mais personalidade à sua estratégia de vendas

As estratégias de vendas da sua equipe comercial parece um pouco robotizada? Uma oportunidade de negócio pode ser perdida se o vendedor for com muita cede ao pote na hora de fazer a abordagem de venda.

Talvez seja hora de começar a pensar em renovar as estratégias de vendas utilizadas pela equipe comercial e incentivar os vendedores a inserirem mais personalidade às vendas.

Essa atitude é assustadora para algumas empresas já que os vendedores devem seguir determinadas regras sem prejudicar a imagem da empresa.

Dessa forma as vendas acabam se tornando um pouco robotizadas fazendo com que os vendedores tenham uma abordagem sem vida e sem graça.

Para dar um ânimo a mais as etapas de vendas da sua equipe comercial, vamos mostrar aqui algumas maneiras de incluir um pouco de personalidade à sua estratégia de vendas, sem ultrapassar as barreiras de intimidade com o cliente e levando em consideração também a imagem da empresa.

Pense nos clientes como pessoas e não somente como compradores

Talvez o modo mais fácil para dar personalidade as vendas é, inicialmente, começar a falar para um grupo de pessoas em vez de falar somente para uma única pessoa.

O envio de e-mail marketing em massa pode ser a melhor forma de saber qual será a reação dos leads e clientes ao receberem seus e-mails.

Uns irão abrir, outros não, o que pode parecer atraente para um, pode não ser atraente para outro, e com essa informação pode-se reduzir a lista de envio de e-mail até chegar àqueles que querem continuar recebendo seus conteúdos.

Com o tempo, serão excluídos todos os outros contatos que não tem nenhum interesse nos produtos e serviços da sua empresa, restando somente aqueles que estão realmente interessados.

Sempre que for enviado um e-mail marketing para uma lista de contatos, o ideal é personalizar o e-mail com o nome de cada cliente ou lead, dando a impressão de estar falando diretamente para ele, o e-mail parecerá empolgante, terá mais vida e a abordagem ficará mais atrativa.

Capacite sua equipe de vendas para brilhar

A equipe comercial pode se sentir prejudicada por ter que fazer uma abordagem “robotizada” e o vendedor pode se sentir prejudicado por ter que se abster de seu bom humor na hora de interagir com seus contatos, prejudicando assim o andamento de uma venda.

Capacitar a equipe de vendas para brilhar é oferecer a eles uma ferramenta certa para trabalhar e o CRM é uma ótima solução para fornecer maiores informações sobre cada lead e cliente.

Com as informações certas a equipe comercial poderá melhorar a relação com cada contato, fazendo-os se sentirem mais íntimos com a sua marca.

Encantando seu cliente com o produto e serviço certos, no momento em que ele precisa, proporcionará um engajamento positivo entre todos os envolvidos.

Com o tempo, esse relacionamento descontraído irá ajudar a melhorar cada vez mais a relação de vendedor e cliente. Não adianta ter uma equipe bem treinada se não oferecer os recursos necessários para que eles realizem com excelência o trabalho.

Por isso, busque sempre todos os recursos necessários que a equipe de vendas precisa para fazer um bom trabalho e com qualidade.

Tenha um gerente exclusivo para a equipe de vendas

Qualifique um gerente de vendas exclusivo que seja capaz de liderar toda a equipe comercial para ajudar nos trabalhos, ele irá acompanhar pelo CRM todo o processo de vendas e saberá o que será necessário para cada etapa do processo de compra do cliente.

Em seguida nomeará um vendedor para trabalhar o cliente e na hora certa o vendedor irá oferecer a este cliente o que exatamente ele esta buscando.

Pode parecer lógico, mas muitas equipes de vendas são gerenciadas pelo diretor ou pelos sócios, que muitas vezes não tem tempo suficiente e qualificação necessária para acompanhar o dia a dia dos vendedores.

O resultado disso irá refletir na baixa produtividade da equipe.

Com o uso correto do CRM a equipe comercial terá uma visão geral de todas as etapas do processo de vendas do começo ao fim: perfil do cliente ideal, qual cliente é mais valioso, quais produtos e serviços são mais vendidos, quais clientes determinar para os vendedores, quais vendas estão prontas para fechar, quais vendas são prioridades, até onde o cliente está envolvido e muito mais.

Começando a personalizar sua estratégia de vendas

É fundamental saber o que está faltando para sua equipe comercial ter um bom relacionamento com o cliente e reunir as ferramentas certas para melhorar esse relacionamento é essencial para ter como resultado uma venda eficaz.

Com um pouco de liberdade e a ajuda de um bom CRM, sua equipe de vendas estará melhor equipada para inserir sua personalidade à estratégia de vendas.

Fonte de inspiração para este conteúdo: How to Add a Little Personality to Your Sales Strategy

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