Maiores erros ao implantar uma nova tecnologia de CRM

A chegada de novas tecnologias e processos dentro de empresas sempre geram estranhamento na equipe. E é devido a esse medo que muitas empresas erram ao implantar uma nova tecnologia de CRM e automação de marketing.

Seja a ansiedade em colocar a novidade na rotina dos colaboradores, seja a pressa na busca pelos resultados, o fato é que várias coisas podem prejudicar o processo de implantação.

De maneira geral, uma série de problemas e imprevistos podem surgir e a experiência de uso pode não ser tão positiva.

Evite erros ao implantar nova tecnologia de CRM

Para evitar que a sua empresa cometa erros ao implantar uma nova ferramenta de CRM, vamos elencar os principais enganos que observamos em muitos negócios:

Baixo comprometimento da liderança

Não dá para engajar a equipe a usar uma ferramenta se a própria liderança não incorpora a ideia. A motivação da equipe depende de uma liderança bem estruturada e que estimule seus colaboradores a utilizar novas soluções e recursos.

Ao inspirar seus colaboradores a utilizar novas tecnologias, você também os motiva à adesão. Ao mostrar de maneira prática os resultados, torna-se mais fácil envolvê-los no uso do CRM do que simplesmente exigir.

Ou seja, para que os colaboradores se envolvam, um líder eficiente precisa dar o primeiro passo. Especialmente em setores mais tradicionais, é bem comum observar muitas objeções e recusa às novas ferramentas.

Afinal, como dizem, “em time que está ganhando não se mexe”, certo? Porém, não dá para alimentar este tipo de raciocínio quando falamos em vendas.

Além disso, ao olharmos para a concorrência, precisamos sempre pensar de que forma nos prepararmos para ser ainda mais competitivos no mercado que atuamos. Ou seja, aliar-se à novas tecnologias é imprescindível!

Gestão de projetos ineficaz

Não adianta implantar um excelente CRM, mas não saber fazer a gestão dos projetos das equipes. Pense em todas as etapas que os times de marketing e vendas precisam percorrer até fechar uma venda.

O funil de vendas e toda a trajetória de relacionamento com ele precisa ser bem desenhada. Do contrário, não tem informação salva em seu CRM que funcione!

A organização de cada uma das atividades a serem realizadas em projetos bem definidos ajudará suas equipes a entenderem todos os processos e, desta forma, você elimina passos desnecessários e otimiza as ações de cada time.

Quando a gestão dos projetos é bem definida, fica mais fácil para os colaboradores entenderem em qual momento do processo estão e quais ações precisam ser tomadas.

Por isso, é fundamental uma gestão de projetos eficaz! Do contrário, cada um estará olhando para uma ponta do funil de vendas, sem entender muito bem como envolver o cliente.

Usar todos os recursos do CRM de uma só vez

Você sabe que investiu em uma ferramenta maravilhosa, que pode melhorar os resultados em vendas, cheia de recursos e certamente vai querer explorá-la ao máximo. Porém, este pode ser um grande erro ao implantar um CRM em sua empresa.

Para evitar isso, experimente desenvolver o projeto de implantação de maneira gradual. Desta forma, as equipes também terão tempo para se adaptar ao novo ambiente e compreender todos os limites de cada recurso.

Esta é uma forma mais segura de entender em quais pontos a equipe sente mais dificuldade e necessita, por exemplo, de treinamento mais direcionado.

Falta de comunicação com a equipe que utilizará o CRM

Comunicação é fundamental em todo o processo de implantação e deve ser tratada já no início do projeto!

É muito importante envolver as equipes que utilizarão o CRM antes mesmo de integrar o sistema em sua empresa. Escute o quê eles têm de dúvidas, dores e objeções. Esse pode ser um processo muito importante para o aprendizado e para a quebra de algumas crenças limitantes.

Desta forma, você já antecipa possíveis problemas de adesão à ferramenta no dia a dia. Ou seja, encoraje o seu time a se comunicar durante todo este percurso de aprendizado.

Medo de não gerar resultados

Antes de falarmos em resultados, é preciso entender que tipo de resultado você busca ao implantar um CRM, principalmente os relacionados aos desafios em vendas B2B.

Algumas empresas se pautam na crença de que um CRM aumentará as vendas e por isso é imprescindível ter a tecnologia em uso.

De fato, pesquisas apontam que empresas com CRM bem estruturado chegam a aumentar as vendas em cerca de 29%. No entanto, uma coisa não leva, diretamente, à outra.

O CRM é capaz de auxiliar nos processos, desde a prospecção até a conversão, mas não é o responsável em si pela venda. Somente com uma boa gestão e a adesão da equipe à ferramenta que os resultados começarão a surgir.

Quando a ferramenta se torna parte integrante do dia a dia da equipe, é natural que os processos fluam. Ou seja, o sucesso nos resultados está no estímulo ao uso da tecnologia, alimentando o CRM com dados válidos constantemente.

Portanto, foque na adaptação dos seus times à ferramenta e estimule-os nesta jornada de aprendizado e descoberta.

Quais desafios você tem encontrado na implantação do CRM em seu negócio? Caso precise de ajuda, recomendamos a leitura do nosso Guia Definitivo: como fazer a implantação do CRM com sucesso em sua empresa.

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