Como o sistema Kanban pode melhorar os processos da sua empresa

Uma forma de tornar os processos, seja de marketing e vendas, seja de qualquer outra área, mais rápidos e econômicos para a empresa é através da otimização. E uma solução está no sistema Kanban.

As políticas de gestão de um negócio possuem um grande papel na forma como a empresa fornece seus serviços e administra todos os seus processos operacionais.

O uso de uma metodologia não adequada às necessidades da empresa pode reduzir a capacidade das equipes em atenderem às demandas de clientes e parceiros comerciais, gerando prejuízos e perda de mercado.

Buscando a criação de um ambiente com alta geração de receitas, novas metodologias foram implementadas, viabilizando processos mais ágeis e eficazes.

Um dos principais métodos é o sistema Kanban, criado no Japão e capaz de ampliar a capacidade da empresa de acompanhar cada etapa de um projeto ou processo operacional. Então, quer saber mais sobre ele? Veja no nosso texto de hoje!

O que é o sistema Kanban?

O sistema Kanban é uma metodologia criada no Japão pela Toyota. Parte crucial do sistema Toyota de produção, o Kanban está associado a sistemas de entrega de produtos just-in-time e formas de gestão de estoque mais precisas.

O Kanban trabalha com a administração de rotinas por meio de cartões, o que também levou a forma de trabalho a ser chamada de Gestão Visual.

Juntos, cada cartão irá alinhar os setores de estoque, vendas e produção, reduzindo gargalos operacionais e aumentando a produtividade geral do negócio.

Os princípios do sistema Kanban

O sistema Kanban pode ser dividido em dois tipos de processos. O primeiro, chamado de Kanban de produção, está ligado a criação de peças e produtos com um planejamento preciso e eficiente.

Assim, quando bem implementado, gestores e analistas conseguirão acompanhar todas as etapas de produção de um item, dos setores de abastecimento de matérias primas até a entrega ao consumidor.

Já o segundo está relacionado com as rotinas de gestão logística. Nesse caso, os cartões terão comandos, diretrizes e outras informações que podem tornar o fluxo de trabalho da empresa mais fluido.

Desta maneira, a aderência a prazos é mantida em um padrão elevado e ajustes pontuais podem ser realizados sem um grande impacto na rotina do negócio.

Aplicando o Kanban no funil de vendas

O funil de vendas é uma abordagem capaz de ampliar as receitas de um negócio e tornar as estratégias de marketing mais eficazes e precisas.

Com a ajuda do Kanban, essa abordagem torna-se mais eficaz e causa um impacto maior nos lucros do negócio.

Gestores e analistas passam a ter uma visão mais abrangente de todas as etapas do processo de vendas de um produto. Será possível avaliar como recursos estão sendo distribuídos, identificar falhas e fatores que impactam nas metas da empresa.

Consequentemente, o direcionamento de atividades passa a ser mais assertivo.

Principais vantagens do sistema Kanban

Aplicado ao funil de vendas, o sistema Kanban irá aumentar o número de negócios realizados pela empresa.

O acompanhamento de métricas será mais preciso e a análise de cada característica do negócio terá um alinhamento maior com a realidade da empresa. Assim, as estratégias de médio e longo prazo terão uma capacidade maior de geração de lucros.

Em relação a outras rotinas, o sistema Kanban traz uma série de outras vantagens, das quais podemos destacar:

  • Eliminação de burocracias
  • Agilidade em processos internos
  • Integração entre profissionais
  • Melhora na gestão de processos
  • Redução de custos operacionais

Agora é a sua vez: Como a sua empresa trabalha pra melhorar os processos internos, principalmente os processos relacionados aos clientes? Conheça o Kanban Prospect e organize seus processos de marketing e vendas para conquistar novos clientes e, assim, alcançar melhores resultados.

Kanban Prospect + eBook Aprenda como aumentar taxa de conversão no funil de vendas
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *