Aprenda como fazer um planejamento estratégico em 6 passos

O planejamento estratégico é uma das atividades mais importantes para a gestão de qualquer tipo de negócio.

É através dele que os gestores de uma empresa conseguem entender qual o espaço ocupado pela organização no mercado, bem como se orientar para seguir um caminho que traga bons resultados de negócio.

Fazer o planejamento estratégico consiste em analisar a organização sob diversos ângulos, de maneira que seja possível direcionar seus rumos, pensar em ações para atingir as metas, sempre monitorando o trabalho para ver o quão perto se está dos resultados.

Neste post vamos mostrar a você como fazer um planejamento estratégico em 6 passos. Veja só!

Como fazer um planejamento estratégico em 6 passos

1. Determine uma meta

Se estamos falando de um plano estratégico para uma organização, o primeiro passo, naturalmente, é olhar para o futuro e identificar uma meta para ser seguida pela empresa.

Um detalhe importante neste ponto: as metas precisam ser possíveis, do contrário a equipe envolvida ficará sempre desmotivada.

Seguindo a metodologia SMART, podemos dizer que a meta precisa ser específica (specific), mensurável (measurable), alcançável (achievable), realista (realistic) e temporais (time bound).

2. Analise e entenda a organização

A definição de metas e o entendimento da organização caminham relativamente juntos na hora de fazer o planejamento estratégico. Até mesmo porque é difícil definir uma meta para uma organização que não se conhece.

Além das análises por departamento, para compreender o processo de funcionamento do negócio, é importante também entender o posicionamento da empresa em uma análise SWOT, onde é possível identificar suas Forças (Strenghts), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

3. Defina as diretrizes organizacionais

O trabalho de análise prepara todo o contexto da empresa para que ela entenda quais suas diretrizes organizacionais. Esse estágio inclui sua missão, visão e valores, três conceitos muitas vezes confundidos entre si.

Missão é o propósito fundamental de existência da empresa, visão é estado futuro desejado para o negócio e valores sãos os sentimentos que estruturam a cultura organizacional.

4. Faça um diagnóstico do cenário

Entendido o papel da empresa no mercado, e antes de partir para o plano de ação, chega a hora de analisar o cenário em que ela está presente.

Nessa análise devem ser incluídos todos os atores envolvidos no processo: concorrente, público-alvo, fornecedores, e quem mais for necessário.

Uma análise SWOT pode ajudar a entender os concorrentes, assim como fornecedores. Para o público-alvo, vale uma boa pesquisa sobre os atuais e potenciais clientes para definir o perfil do cliente ideal.

5. Determine um plano de ação

Depois de ter olhado para dentro e para fora da empresa, é necessário definir quais ações serão tomadas para atingir a meta definida no início.

Esse é o momento mais prático do planejamento estratégico e é quando a empresa define os caminhos que vão levá-la aos seus objetivos. Lembrando que quanto mais detalhado for o plano de ação, melhor.

6. Monitore e avalie os resultados

De nada adianta fazer um planejamento, se não for capaz de mensurar o quão perto se está de atingir os objetivos. Por isso o monitoramento de métricas de desempenho é tão importante em um planejamento estratégico.

Ao longo de sua execução, monitore e avalie com atenção todos os resultados, ajustando o plano sempre que necessário.

Esse é o nosso passo a passo para sua empresa entender melhor sua estratégia de mercado e, com isto, melhorar os resultados. Se você tiver alguma dúvida sobre como fazer um planejamento estratégico, entre em contato que teremos o prazer em te ajudar!

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