4 erros em vendas que comprometem seus resultados e como resolvê-los

Empreender é buscar todos os dias estratégias engajadoras e que tragam resultados satisfatórios para um negócio. Focar na conquista de novos clientes, fidelizar os que já tem e evitar os erros em vendas são alguns dos pontos cruciais para quem quer alcançar melhores números no final do mês.

Muito mais do que encontrar estratégias “mágicas”, acreditamos que o grande segredo do sucesso está em olhar para dentro da própria gestão e tentar solucionar os principais erros que os times de marketing e vendas possam estar cometendo.

Por isso, para te ajudar a decifrar um pouco melhor o que tem atrapalhado seus resultados, separamos os 4 erros em vendas mais comuns e apresentamos soluções para eles.

1. Distração também gera erros em vendas, sabia?

Talvez você não tenha parado para pensar que a baixa produtividade da sua equipe de vendas pode ser reflexo da distração. Por distração entendemos todos os esforços e ações despendidas em atividades que geram pouco valor para a venda em si.

Por exemplo, quem nunca perdeu uma manhã toda respondendo e-mails que nem sempre eram prioritários? E quem não passou tempo demais nas redes sociais ou outros sites sem trazer nada de valor para o próprio trabalho?

Primeiramente, tente observar quais são as distrações que têm sugado o precioso tempo do seu time de vendas. Em um segundo momento, veja quais ferramentas podem agilizar alguns processos!

Por exemplo: o disparo de e-mail pode ser feito através de alguns modelos previamente estabelecidos. Pense em seu ciclo de vendas e de que forma estes e-mails podem se adequar a cada uma das etapas

2. Não realizar o acompanhamento adequado dos novos clientes

Captar novos clientes exige tempo, estratégias bem traçadas e dinheiro, certo? Por isso, se você já possui uma carteira de clientes ativa, faça o que for preciso para não perdê-los!

Um dos maiores erros que times de vendas cometem é deixar de lado essa pessoa que, em algum momento, já fechou uma compra.

A concorrência existe e, certamente, também está traçando os próprios planos para captar esse seu cliente! Ou seja, o fato dele já ter fechado uma compra não significa que voltará a comprar com você.

Por isso, direcione seu olhar para mantê-lo interessado em sua marca. Em resumo, esteja ligado também no seu pós-venda!

3. Estratégias não estão centradas nas dores e sonhos do cliente

Muitas empresas erram ao prospectar clientes, pois ao tentar vender, focam exclusivamente no produto. Foi-se o tempo que a panfletagem surtia efeito nas vendas.

Hoje em dia, todo o conteúdo que sua empresa transmitir, seja pelas redes sociais, seja por e-mail marketing com conteúdos do blog, precisa entregar valor.

Ou seja, fale sobre as reais necessidades e dores do seu cliente. Conecte-se com os sonhos dele e veja de que forma o seu produto poderia supri-los.

Desta forma, você gera engajamento e identificação e esse pode ser um fator importante no momento da decisão de compra.

4. Funil de vendas desorganizado ou inexistente

Tempo é um fator crucial quando falamos em vendas. Tanto em agilidade nos processos quanto em saber o momento perfeito para uma abordagem com o cliente. Para isso, você precisa ter um funil de vendas bem definido em seus negócios.

Entender melhor a jornada que o seu lead está percorrendo dentro do seu negócio é fundamental para conquistar bons resultados. Lembre-se que uma abordagem fora de hora pode afastar de vez aquele cliente em potencial.

Ou seja, invista um tempo compreendendo melhor seus leads, organizando melhor as informações que já possui dele e criando estratégias mais assertivas.

De forma geral, quando analisamos estes 4 erros, conseguimos encontrar um denominador comum: a necessidade de organização!

Toda ação com seu lead retorna uma informação valiosa sobre este potencial cliente. Deixá-las soltas e desorganizadas dificultará o trabalho dos times de marketing e vendas. Consequentemente, os resultados também se tornarão confusos.

Um gestor preocupado com a organização precisa oferecer uma ferramenta capaz de direcionar as ações de seus colaboradores. Um software de CRM (Customer Relationship Management) auxilia na previsibilidade sobre todo o processo de vendas.

Além disso, é possível automatizar tarefas repetitivas, o que impactam diretamente na produtividade, e acompanhar indicadores de performance da equipe.

O Inovatize Zurmo CRM apresenta uma série de recursos que auxiliam na gestão de leads, personalização do funil de vendas e na criação de processos automatizados. Com isso, o fluxo de trabalho dos times de marketing, vendas, atendimento ou qualquer outra área de sua empresa podem ser personalizados e otimizados.

Esperamos que este artigo possa te ajudar a descobrir alguns dos pontos falhos nas vendas e, principalmente, a encontrar soluções práticas e eficientes para a conquista das suas metas. Nosso ebook Aprenda como aumentar sua taxa de conversão no funil de vendas também pode te ajudar.

eBook Aprenda como aumentar sua taxa de conversão no funil de vendas
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *