5 maneiras de converter leads em clientes

Converter leads em clientes é uma parte importante de qualquer negócio, e existem muitas estratégias diferentes para conseguir aumentar a taxa de conversão no funil de vendas.

Algumas empresas se concentram na construção de relacionamentos com clientes existentes, enquanto outras usam técnicas de inbound e outbound, tanto para marketing quanto para vendas, para alcançar possíveis clientes em potencial.

De fato, encurtar a jornada de compra do cliente e fechar vendas mais rápido, com consistência não é uma tarefa simples.

No entanto, com algumas estratégias específicas, é perfeitamente possível superar as expectativas e alcançar resultados surpreendentes.

Hoje em dia não dá para pensar em marketing e vendas sem considerar o uso da tecnologia. principalmente para a automatização dos processos comerciais.

Automatizar os processos de marketing e vendas é necessário não apenas para otimizar o fluxo de trabalho, mas também para manter-se competitivo e se destacar dos concorrentes.

Como uma boa plataforma de automação de marketing você conseguirá:

  • Reduzir os custos operacionais;
  • Tomar decisões mais assertivas;
  • Proporcionar uma melhor experiẽncia para o cliente;
  • Ter mais transparência nos processos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Fazer uma gestão mais inteligente e baseada em dados.

A seguir, você vai descobrir como otimizar o seu funil de vendas, além de conferir 5 maneiras de converter leads em clientes para aumentar a taxa de conversão dos seus produtos e serviços.

Veja como se preparar para vencer esse desafio!

Crie uma campanha de e-mail marketing

Se você deseja converter mais leads em clientes, o e-mail marketing é uma das melhores maneiras de fazer isso. É também um dos métodos mais fáceis de implementar.

Basta enviar e-mails para sua lista de contatos e informá-los sobre seus produtos e serviços. Mas cuidado ao tentar vender para um lead que ainda não está pronto!

É evidente que a abordagem de vendas e marketing de um lead que ainda não tem consciência sobre o seu negócio deve ser completamente diferente do lead qualificado, que está demonstrando interesse pelo seu produto.

No primeiro caso, devemos atrair e esclarecer dúvidas, já no segundo, convertê-lo em cliente.

Construa uma landing page

Uma landing page é uma página projetada especificamente para capturar as informações de contato dos visitantes e transformá-los em um lead.

Isso geralmente é feito por meio de um formulário onde os visitantes podem enviar seus dados. Uma vez coletados, esses detalhes serão usados ​​para construir um relacionamento com o lead.

O sucesso de uma landing page envolve uma série de elementos, como bom título, conteúdo interessante e persuasivo, imagens atrativas, dentre outros.

Mas não é só isso! É muito importante ter uma estratégia bem estruturada, desde a definição da recompensa ou do produto oferecido até a distribuição da página pelos canais de comunicação.

Ofereça um teste gratuito

Se você deseja conseguir leads todos os dias, ofereça a eles uma avaliação gratuita do seu produto ou serviço. É uma das maneiras mais fáceis de aumentar as vendas.

Muitas pessoas hesitam em adquirir novos produtos porque sentem que podem não funcionar.

No entanto, oferecer uma avaliação gratuita permite que clientes em potencial testem seu produto sem nenhum compromisso.

A atenção aqui é disponibilizar um tempo adequado para o cliente realizar todos os testes, nem pouco (para dar tempo de avaliar tudo que precisa) nem muito (para não perder o sentido de urgência e prioridade).

Teste diferentes chamadas para ações

Como já dito, existem várias maneiras diferentes de converter leads em clientes. Uma é usar um botão de CTA (call to action), ou seja, botão de Chamada Para Ação.

Um botão de CTA é simplesmente um link que leva as pessoas diretamente para outra parte do seu site, seja para converter o visitante em lead, seja para transformar um lead qualificado em cliente.

É uma boa ideia testar diferentes CTAs para ver qual apresenta a maior taxa de conversão para a ação desejada.

Mais uma vez, vai o alerta de testar apenas uma modificação de cada vez. Em um teste altere somente a cor, em outro a posição do CTA, o texto do botão ou do link, e assim por diante.

Volte a reengajar os leads frios

Nem todos os leads que entram na base de contatos serão convertidos, mas o que acontece quando um lead aparentemente qualificado esfria?

Só porque um lead esfria não significa que a oportunidade está perdido para sempre.

Identifique os leads que não interagem e inicie uma ação para trazê-los de volta, acompanhando as páginas que eles visitam, os e-mails que abrem, conteúdos baixados, etc.

Analise os padrões de consumo de conteúdo para entender melhor quais dores podem ser abordadas melhor para avançar o lead na jornada de compra.

Para vencer o desafio de gerar leads e convertê-los em clientes você não precisa de nada muito complicado, só investir na plataforma de automação de marketing certa.

Você sabia que apenas 5% dos profissionais de marketing, gestores e empreendedores utilizam alguma solução de automação de marketing em suas estratégias?

Isso significa que a adoção de uma plataforma abrangente de automação de marketing fará mais do que apenas melhorar os seus resultados – também lhe dará uma vantagem sobre seus concorrentes.

Automação de marketing não é mais uma tendência. Hoje é impossível ter uma estratégia bem-sucedida sem contar com o suporte da tecnologia.

Para você entender o conceito de automação de marketing e tudo o que ela pode fazer para transformar mais leads em clientes, quero te chamar para ler nosso ebook Automação de Marketing: tudo o que você precisa saber.

Ebook Tudo o que você precisa saber sobre Automação de Marketing
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