Checklist: criando landing pages que convertem

As landing pages, também conhecidas como páginas de destino, tem como principal função converter os visitantes em oportunidades de negócios.

É a primeira página que um visitante acessa depois de clicar em um link que pode ser: uma home page, um post de blog, uma página de produto ou uma página de captura de leads.

Embora as landing pages sejam projetadas para serem informativas, elas também são fundamentais nas estratégias de marketing, que devem ser concentradas no resultado de uma ação, ou seja, fazer com que o visitante preencha um formulário para baixar e-books, se inscrever para receber mala direta, acessar vídeos, solicitar uma demonstração, etc.

O maior desafio enfrentado por quem desenvolve uma landing page é criar uma página que consiga atrair o visitante com o objetivo de convertê-lo facilmente em um lead, que seria um possível cliente.

A tecnologia da plataforma de automação de marketing Mautic é perfeita para converter um visitante em um cliente potencial, mas todo esse poder de fazer acontecer vai depender do trabalho que foi feito para desenvolver uma página para deixá-la bem interessante.

Uma landing page perfeita é aquela que entrega a melhor experiência possível para o visitante e, quando utilizada junto com automação de marketing, proporciona aumento de vendas.

Confira abaixo os segredos das landing pages que convertem muito:

Objetivo bem definido

As landing pages podem ser curtas e objetivas ou longas, envolvendo o visitante e fornecendo diversas informações que possam ajudá-lo a tomar uma decisão.

Independente do formato escolhido, a navegação pela página deve ajudar este visitante a encontrar o caminho para informações relevantes e pontos de ação, também conhecidos como CTA.

Toda estratégia deve ser elaborada com foco em um CTA, que nada mais é do que chamar o seu possível cliente para uma ação. É importante que o CTA seja claro e objetivo.

Saiba que os primeiros segundos do seu potencial cliente navegando pela página são determinantes para a jornada de compra dele dentro de sua estratégia de marketing.

Faz parte dos objetivos e da estratégia, envolvendo landing pages, a divulgação, pois quanto mais pessoas visitarem suas páginas, maiores as chances de gerar leads.

Design

O objetivo do design da página é simplificar as informações de forma transparente e clara, focando em temas funcionais e limpos, sem distrair o visitante do CTA esperado.

Esses temas devem ser baseados em pesquisas e melhores práticas relacionadas às landing pages, direcionando a atenção dos visitantes apenas para os elementos essenciais da página.

Muitas vezes, uma simples informação aparente será uma forma de atrair o visitante para uma oferta especial, ele também poderá se sentir atraído por um título de um e-Book e clicar em um formulário para baixá-lo, ou até mesmo se interessar em acessar um vídeo.

Formulário

Não importa qual seja o objetivo de sua campanha de marketing, uma boa landing page precisa levar o visitante a uma ação específica e, em muitos casos, isso será por meio de um formulário de captura de leads.

As vezes, podemos adicionar um elemento extra convincente para lembra o visitante de que estará recebendo algo ao preencher um formulário, mas devemos sempre nos certificar de que esse processo seja tranquilo, fácil de entender e que não traga problemas.

Se foi feito um bom trabalho de design, os visitantes estarão bastante motivados a concluir uma ação e a experiência deverá ser agradável para ele.

Do ponto de vista dos desenvolvedores de landing pages, um bom fundo com contraste de cores e uma escolha cuidadosa das palavras são dois elementos fundamentais para uma boa comunicação com o visitante, garantindo assim que a conversão ocorra.

Uma excelente prática envolve o uso de formulários inteligentes, onde a cada nova ação do seu lead, novas informações são solicitadas, enriquecendo ainda mais a sua base de dados. Este tipo de formulário é um dos recursos do Inovatize Mautic.

Linguagem

O segredo é direcionar o texto para as necessidades do perfil ideal do seu cliente. Nas landing pages devemos nos concentrar no uso de uma linguagem, que constrói confiança entre a marca, produto ou serviço e os visitantes.

Ao desenvolver uma landing page precisamos pensar igual aos clientes, determinando o que eles precisam ver e o que querem informar, para que os visitantes se envolvam totalmente com a proposta de valor da página.

Títulos, subtítulos e texto são estruturados para destacar qualquer mensagem importante para o leitor e a landing page deve ser projetada para que você divulgue sua proposta de valor com clareza, sem encher o visitante com informações irrelevantes.

Dispositivo Móvel

As landing pages devem ser planejadas para serem acessadas por qualquer dispositivo móvel.

Como esse segmento está crescendo muito, é um fator importante para se preocupar, preparando todos os recursos visuais da página para serem acessados facilmente por estes dispositivos.

Os visitantes que acessam a página por dispositivos móveis precisam ter o mesmo tipo de orientação em toda a página, dos que usam desktop, ser capazes de acessar os mesmos recursos e ter os mesmos interesses que o levarão a concluir uma ação.

Antes de pensar no design para dispositivo móveis é importante entender sobre as diferenças de comportamentos entre o público que utiliza o celular e o que utiliza o computador.

Melhoria contínua

Com um grande aumento de páginas na web e a necessidade de fazer de tudo para garantir uma conversão quando o visitante chega, o tamanho da página é muito importante.

Vários estudos mostram que as páginas que demoram muito para serem carregadas, resultam em menos conversão.

A otimização nesse sentido envolve muitos testes, sendo necessário ter uma boa comunicação com o designer e o desenvolvedor para garantir que os recursos visuais sejam entregues de maneira eficiente.

Por exemplo, usando uma única imagem SVG e aplicando CSS para selecionar uma imagem relevante, ou certificando-se de que as imagens sejam renderizadas e fornecidas na resolução necessária e não na resolução máxima.

Uma avaliação completa também deve incluir a execução de testes A/B e uso de técnicas de SEO para determinar o melhor posicionamento do botão e de serem encontradas pelos buscadores web.

Um bom conhecimento de design irá identificar a melhor escolha de cor, ícones e fotos, certificando-se de que a tipografia é apropriada para o propósito da página.

Quando a página for desenvolvida, irá garantir boa legibilidade, fluxos de navegação e, claro, interação de qualquer dispositivo ou navegador.

Quando o desenvolvedor da página entender as necessidades do visitante e tiver uma compreensão total sobre o marketing e vendas, os resultados poderão ser ainda mais surpreendentes.

No Inovatize Mautic, você tem a disposição modelos de landing pages exclusivos (e gratuitos para nossos clientes e parceiros) para atrair mais leads e entregar oportunidades qualificadas para vendas.

Existem outros elementos no design da landing pages que você inclui em seu processo? Por favor, comente abaixo e ajude outras pessoas na criação de páginas que convertem.

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Fonte de inspiração para este conteúdo: Mautic Landing Pages: The Designer’s Checklist

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