O que fazer para conseguir leads todos os dias

Como você já deve ter percebido, conseguir leads para manter o funil de vendas sempre cheio é um dos principais objetivos dentro do marketing digital.

Para atingir esse objetivo, é importante ter em mente que o seu site precisa atrair visitantes e convertê-los em leads – que são potenciais clientes – para posteriormente engajá-los e convertê-los em clientes.

Mas o que fazer para conseguir leads todos os dias?

Abaixo está uma lista para você conseguir gerar mais leads para a sua base de contatos, otimizando o site para funcionar como uma verdadeira máquina de captação de leads.

Use redes sociais para gerar tráfego no site

A mídia social é uma ferramenta poderosa para os profissionais de marketing. Ela é usada para atrair visitantes para o site, criar conscientização, gerar confiança e desenvolver relacionamentos.

Quando você tem uma presença ativa nas redes sociais para direciona o tráfego para seu site, você está construindo uma comunidade.

Uma comunidade de clientes é o que faz com que as pessoas voltem para comprar mais – e o que, em última análise, ajudará você a expandir seus negócios!

Aqui estão algumas ideias:

  • Defina o perfil de cliente ideal que você deseja atingir nas redes sociais para ter uma comunicação mais assertiva;
  • Facilite para seus seguidores! Publique imagens de eventos ou promoções em tempo real para que todos possam vê-los imediatamente;
  • É fundamental entender as particularidades de cada rede social, então use-as da melhor forma possível para agregar valor, tanto para o cliente quanto para o negócio;
  • Faça publicações de anúncios pagos para direcionar a mensagem para um público segmentado, alcançando mais pessoas;
  • Mostre para o seu público como o seu produto ou serviço ajuda, na prática um cliente. Mas só faça isso com permissão do cliente!

Tenha conteúdos para download

Uma isca digital é um incentivo para um visitante do site fornecer seu nome e endereço de e-mail em troca de algo de valor, como por exemplo uma lista de verificação (checklist), um e-book ou uma mini-aula.

Em outras palavras, as iscas digitais são uma das maneiras mais eficazes de fazer com que as pessoas se inscrevam na sua lista e entrem para a sua base de contatos.

Isso significa que, quando você conseguir criar conteúdo de alta qualidade que as pessoas desejam, elas irão preencher o formulário para que possam fazer o download.

Então, ao criar uma isca digital, certifique-se de que há valor no que você está oferecendo! As pessoas não querem algo só porque é grátis – elas precisam perceber como o conteúdo as ajudará a resolver seus problemas ou melhorar suas vidas de alguma forma antes de se inscreverem.

Um detalhe, você também pode usar a isca digital por meio de um anúncio pago ou postagens de mídia social.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é uma técnica que permite que o seu site seja otimizado para conversões, seja para gerar leads para a sua base de contatos, seja para auxiliar e acelerar todo o processo de compra.

Quando falamos em transformar visitantes em leads, a chave para criar mais leads com marketing de conteúdo é escrever textos que agregam valor e criam um relacionamento com o potencial cliente de forma progressiva.

Isso significa oferecer todas as informações que o lead precisa para caminhar nessa jornada e estar pronto para fazer a compra ou receber uma ligação ou mensagem de um vendedor.

Porque a preocupação mais relevante começa com o cliente em potencial, o lead, e não com o produto. Se aceitar essa fato, você estará à frente da maioria dos profissionais que são orientados ao produto.

Através de conteúdos bem direcionados, é possível educar esse lead até o momento que ele crie consciência e entenda a necessidade do seu produto ou serviço.

Otimização do site para os motores de busca (SEO)

O SEO é a habilidade de seu site aparecer nos resultados das pesquisas dos motores de busca.

Isto é muito importante, pois quando a pessoa faz uma pesquisa (DuckDuckGo, Google, etc), o resultado que aparece primeiro são as páginas que tiveram melhor classificação.

Quanto mais cliques em seu site uma determinada palavra-chave receber e quanto menor for o ranqueamento (Page Rank) da outra página que está acima do seu site, mais fácil será conseguir estar no topo.

O SEO começa com uma boa análise do conteúdo existente:

  1. Quantos termos-chave você usa?
  2. Quão específicos são eles?
  3. Qual é o tamanho do texto onde esses termos estão presentes?
  4. Haveria alguma chance de ter outras palavras-chave relacionadas possivelmente até mesmo antes dele?

Site otimizado para geração de leads

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para obter mais leads é garantir que seu site seja otimizado para esse propósito.

Todos sabemos que ter um site é essencial nos dias de hoje, mas nem todos os sites são criados iguais.

Se você deseja que seu site gere o maior número possível de leads, é importante dedicar algum tempo e pensar na melhor forma de usar design, layout, personalização e textos para atrair potenciais clientes todos os dias.

O primeiro passo para otimizar seu site para conseguir leads é garantir que ele tenha um texto eficaz da página inicial (Home page).

Esse texto da página inicial deve ser atraente o suficiente para que os visitantes queiram ler mais sobre o que você escreveu antes de avançar para o CTA (Chamada Para Ação) ou simplesmente sair porque não encontraram nada interessante.

Monitorar o comportamento do lead enquanto navega pelas páginas

Veja como você pode usar uma ferramenta de lead tracking, presente em algumas plataformas de automação de marketing, para monitorar o comportamento do seu lead:

  • Determine no que o lead está interessado rastreando os cliques que ele faz em seu site;
  • Acompanhe as páginas que os visitantes navegam, quanto tempo passam em cada página e para onde vão a partir daí. Você terá uma visão clara do comportamento deles e poderá agir de acordo;
  • Se você perceber que o visitante não está interagindo em nada no seu site (por exemplo, se nenhum dos cliques estiver relacionado a um produto específico), isso pode significar que esse produto não é relevante para ele ou que algo precisa ser corrigido para se tornar interessante.

Você deve agir corrigindo qualquer problema que tenha causado essa falta de engajamento, realizar testes A/B e acompanhar novamente as interações para identificar que as correções funcionaram ou não!

Não existe uma fórmula pronta e o segredo para o sucesso é testar, sempre lembrando que tem mais sucesso quem faz mais testes.

Conclusão

Por isso, é importante saber onde estão as oportunidades de conseguir leads para o funil de vendas.

Além disso, quanto mais você sabe sobre seu público-alvo e como atraí-lo, mais fácil será identificar as oportunidades de gerar mais leads e convertê-los no funil de vendas.

Como nem sempre fazer isso é uma tarefa fácil, disponibilizamos um Guia Prático para Otimização de Campanhas de Marketing Digital, um ebook gratuito para você baixar e ler quando quiser.

Nesse ebook você vai facilmente reconhecer os pontos principais aos quais deve estar atento para otimizar suas estratégias de marketing. Boa leitura!

Otimização de campanhas de marketing digital: o guia prático!
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