Lead Tracking: o que é e como funciona no Mautic

O Lead Tracking, ou Monitoramento do Lead, como também é chamado, é o processo de analisar a jornada de compra para melhorar a experiência do cliente e diminuir o ciclo de vendas.

Com isso, podemos adaptar o conteúdo do site – e de qualquer página web – com base na navegação que o lead está realizando e de suas ações.

Analisar o comportamento do lead é de extrema importância porque é o caminho para se gerar leads qualificados. Aliás, gerar leads qualificados é um dos principais desafios para o marketing.

E o truque para melhorar a geração de leads qualificados está no Lead Tracking.

Construa uma estratégia de automação de marketing personalizada e centrada na jornada de compra do seu cliente.
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O que é Lead Tracking?

De maneira direta, o Lead Tracking é um código de rastreamento que tem como função monitorar todas as interações que o lead faz dentro do site e qualquer página web, como blog, e-commerce, landing pages, etc.

Assim, é possível verificar quem são os leads que estão navegando no site, quais páginas eles acessam e acompanhar em ordem cronológica todo o histórico de interações de cada lead individualmente.

Isso quer dizer que usando Lead Tracking você passa a ter controle sobre os conteúdos mais interessantes para cada lead e entende mais sobre os interesses do seu cliente ideal.

Algumas tecnologias de automação de marketing, como o Mautic, possuem essa funcionalidade, agregando ainda a integração com o Pixel do Facebook e o ID de propriedade do Google Analytics.

Benefícios do Lead Tracking

Veja se consegue responder as perguntas abaixo.

Hoje, você consegue monitorar todos os passos de um lead durante a sua jornada de compra, desde a visita no site até finalizar a compra do seu produto e se transformar em um cliente?

Sabe dizer quais as interações devem ser realizadas em cada uma das etapas da jornada de compra e que vão fazer o lead avançar no funil de vendas?

Então, essas perguntas são respondidas através do uso do Lead Tracking.

Os benefícios do Lead Tracking estão diretamente ligados na otimização das campanhas de marketing e diminuição do ciclo de vendas.

Na maioria das vezes, queremos saber como as ações de marketing estão impulsionando as receitas da empresa ou do seu negócio.

Para aumentar o faturamento, podemos aumentar a taxa de conversão no funil de vendas ou aumentar a quantidade de oportunidades, nesse caso mantendo a mesma taxa de conversão.

Em ambos os casos, é necessário aumentar o volume de leads que entram no funil de vendas e aqui podemos fazer isso melhorando a qualificação do nossos leads, que aumentaria a taxa de conversão.

Ou podemos também aumentar o volume de leads que entram em nossa base de contatos. Novamente, nesse caso mantendo a taxa de conversão que você já tem.

Logicamente, o melhor seria melhorar a qualificação de leads e junto aumentar o volume de leads que iniciam a jornada de compra.

E quem pode nos ajudar a resolver esse problema? O Lead Tracking!

Como funciona o Lead Tracking no Mautic?

O Mautic permite que você acompanhe as páginas acessadas pelo lead e realize diversas ações, indo muito além de enviar e-mail marketing.

Tudo com o objetivo principal de acelerar e potencializar as suas vendas.

Para que isso funcione é obrigatório integrar o Mautic com o site (WordPress, HTML puro, outro CMS, etc) e qualquer página web que você utilize em suas estratégias.

O monitoramento do lead funciona com um código de rastreamento que você precisa instalar e que irá monitorar todas as ações do lead ao longo da jornada de compra.

Se você está familiarizado com o Pixel do Facebook e com o Google Analytics, é assim que eles coletam informações sobre o tráfego das suas páginas web.

O Mautic funciona de maneira muito semelhante, só que você é o único a coletar e ver as informações.

Existem algumas maneiras de inserir o código de rastreamento em seu site. Se você usa uma ferramenta CMS comum (WordPress, Joomla, Drupal, Typo3, Concrete5), basta instalar um plug-in de integrações do Mautic.

Para adicionar manualmente esse código, você só precisa alterar o código HTML das suas páginas web.

Através deste código de rastreamento, é possível acompanhar todas as interações do lead, desde o primeiro contato até ele se tornar um cliente.

Entendo o caminho que o lead percorreu durante a jornada de compra, você ou a equipe de marketing pode otimizar as estratégias de automação de marketing.

Com isso, marketing e vendas podem avaliar melhor o que pode ser feito para tornar o processo mais eficiente, diminuindo o ciclo de vendas e aumentando o faturamento.

Como o Mautic pode multiplicar seu faturamento

Além de automatizar a geração de leads, o Mautic ainda tem recursos avançados para realizar ações com base no comportamento do cliente.

O Mautic é uma plataforma aberta de automação de marketing e perfeita para rastrear leads ao longo da jornada e ajudar você a melhorar a experiência de compra.

Se a tecnologia de automação de marketing que você usa estiver limitando você de aumentar a sua base de contatos ou te forçando outras formas rudimentares de controle, saiba que isso pode impactar negativamente seu faturamento.

No Mautic você não tem limites para quantos contatos você pode ter em sua base, além de conseguir criar quantos campos personalizados precisar para coletar informações importantes sobre seus leads e clientes.

Tenha o seu próprio ambiente Mautic e potencialize as vendas do seu produto usando marketing digital.

Curso COMPLETO de instalação e configuração do Mautic

Aqui na Inovatize trabalhamos com a plataforma aberta Mautic e resolvemos para você toda a parte técnica difícil, que inclui:

  • Hospedagem de site e e-mail para seu negócio e empresa;
  • Instalação, configuração e manutenção do ambiente;
  • Armazenamento de dados;
  • Instalação da plataforma Mautic;
  • Configuração e gerenciamento do envio de e-mail, incluindo gestão de spam e limpeza da base de contatos a partir de erros e devoluções do e-mail enviado;
  • Integração com o site, e-commerce e redes sociais para rastrear as interações dos leads e clientes, potencializando os resultados de campanhas de marketing e remarketing;
  • Configurações essenciais para segurança, desempenho e conformidade legal (LGPD);
  • Modelos de landing page para criação de lista de e-mail, divulgação de materiais e lançamento de produtos e muito mais;
  • Atualizações regulares verificadas pela Inovatize;
  • Vídeos e cursos de aprendizagem para todos os usuários da plataforma visando sempre o uso eficaz das ferramentas.

Esses benefícios criam os fundamentos técnicos para você acelerar o uso da plataforma e garantir o bom andamento de suas campanhas de marketing.

Sem contar que elimina trabalhos – não relacionados com o seu negócio – como conhecer sobre hospedagem de site, manutenção, atualizações e principalmente problemas que podem ocorrer a qualquer momento e parar todas as suas campanhas.

Ao mesmo tempo, um excelente suporte baseado em ampla experiência está incluído e como resultado, você pode se concentrar apenas nos aspectos essenciais de seu marketing.

Sinceramente, a plataforma de automação de marketing Inovatize Mautic oferece todos os benefícios do Mautic, agregando muito mais valor para tornar a vida mais fácil para você!

Plataforma de Automação de Marketing Inovatize Mautic
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