Como usar corretamente a estratégia de marketing de conteúdo

Você está com dificuldades para entender de que forma utilizar o marketing de conteúdo corretamente em seus negócios? Então este conteúdo é para você!

É natural se sentir um pouco confuso em meio a tantos termos e urgências que o universo digital nos prega diariamente. Por isso, separamos algumas dicas para você montar uma estratégia de conteúdo eficaz para os seus negócios.

Mas, antes de mais nada, vamos entender o que é o Marketing de Conteúdo.

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Marketing de conteúdo: a definição

Um dos principais esforços que toda marca faz ao se lançar no mercado é o de tornar seu nome conhecido, mostrar seus produtos e serviços e qual seu propósito. Durante anos, o marketing convencional traçou estratégias capazes de dar visibilidade à marcas, seja através da divulgação em rádios, jornais ou TV.

No entanto, com o passar dos anos e o desenvolvimento dos meios digitais, o marketing precisou avançar e buscar soluções mais atuais para a divulgação de produtos. Além disso, o consumidor passou a ter muito mais domínio das informações e passou a se tornar mais exigente ao procurar um produto ou serviço.

De forma geral, na era da informação só se destaca quem também está ativo de forma digital e foi nesse contexto que surgiu o Marketing de Conteúdo. Através de uma série de estratégias, a ideia é poder entregar para o seu público-alvo conteúdo relevante acerca do que você oferece.

É com o marketing de conteúdo que seu público criará uma conexão com sua marca.

Por onde começar?

Antes que você se desespere, vamos mostrar algumas frentes do marketing de conteúdo que você pode começar a colocar em prática em seus negócios e ir evoluindo conforme os resultados aparecerem.

Site

Na era das redes sociais, falar em site pode parecer algo antiquado, não é mesmo? Errado! Muitas pessoas querem pular esta etapa importante de criação de um site, seja pelo custo, seja pelo trabalho que dá. Porém, é imprescindível ter um espaço digital próprio, com conteúdo relevante e atualizado, informando mais sobre seu produto.

Embora as redes sociais nos ajudem muito a divulgar serviços e criar conexões com clientes, este é um espaço volátil. Ou seja, a qualquer momento uma destas plataformas pode deixar de existir. Logo, sua marca também deixará de constar no “mapa digital”.

Blog

Uma das principais funções do blog é gerar tráfego para o seu site. Além disso, o blog pode ser uma excelente maneira de educar seu possível cliente. Através de conteúdos bem pensados, você pode quebrar as principais objeções, provar o valor de sua marca e sanar dúvidas.

Com isso, além de aproximar seu lead, você também reduz tempo e custo com atendimento. Ou seja, seu cliente estará nutrido com informações relevantes sobre seu negócio.

Redes Sociais

Muita gente acha que as redes sociais não precisam de planejamento e estratégias para as postagens. Ledo engano!

Cerca de 60% da população brasileira está ativa nas redes sociais. 30% afirmam já terem comprado um produto por ter visto primeiro nas redes sociais. Ou seja, não dá para postar uma foto qualquer nas redes sociais e achar que converterá em vendas.

As redes sociais são a vitrine de seu negócio, uma ótima forma de criar vínculos e mostrar os bastidores do seu empreendimento. Faça isso com planejamento e terá ótimos resultados!

Fale com o público certo

Não importa quais estratégias você irá seguir no marketing de conteúdo do seu negócio. Um fator é fundamental neste processo: entender seu público. Ou seja, a definição do público-alvo, das personas e do cliente ideal é fundamental para se comunicar de forma assertiva!

Não adianta ter uma estratégia de conteúdo incrível se ela não estiver falando com as pessoas certas! Por isso, escrevemos um artigo onde falamos mais sobre o perfil ideal de cliente e como defini-lo. Isso poderá ajudá-lo!

Encontre os assuntos certos!

Se você já entende quem é seu cliente ideal, então será mais fácil oferecer conteúdos que sejam relevantes! Isso porque ao definir sua persona e compreender suas necessidades, será mais fácil saber quais as dores, anseios e desejos deste público!

E é isso que o seu conteúdo deve falar. Ou seja, você precisa “cutucar” seu leitor, mostrar problemas e soluções, instigar o desejo e a necessidade por seu produto.

Quem nunca comprou um produto sem nem mesmo imaginar que precisava dele? O marketing de conteúdo certamente já mexeu com sua vontade de consumo sem que você tenha percebido!

Se quiser saber mais sobre como ajudar sua equipe de marketing a atrair novos clientes, veja este artigo onde oferecemos dicas de como uma ferramenta de CRM pode auxiliar sua estratégia de marketing. Gostou, não é?

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