Como fazer uma análise de risco em 3 passos

A análise de risco é um estudo técnico cujo objetivo central é a identificação e a avaliação de todos os possíveis riscos no entorno de um contexto corporativo. Para tanto, a avaliação considera todos os desdobramentos e danos que cada ação pode gerar para o ambiente de trabalho, para a natureza e para toda a comunidade em torno da empresa.

Por esse motivo, a análise de riscos é uma ferramenta imprescindível para a gestão da saúde e segurança do trabalho. Com ela, acidentes e prejuízos são evitados e, consequentemente, há um aumento da eficiência global do empreendimento.

Está interessado em aprender mais sobre o assunto? Então confira o guia que preparamos para que você possa desenvolver sua análise de risco em 3 passos e descobrir quais são as principais vantagens para o seu negócio. Continue acompanhando!

1. Reúna toda a equipe corporativa

A segurança no ambiente de trabalho tem melhores resultados quando todas as pessoas que formam a empresa estão diretamente envolvidas. Lembre-se de que as atividades são realizadas por elas diariamente. Ao dominar todas as etapas de uma atividade, fica mais fácil identificar os riscos.

2. Revise o histórico de acidentes da sua empresa

O histórico de acidentes é uma ferramenta de suma importância para identificação e controle de histórico de doenças, reparos de máquinas, rotatividade de equipamentos, falhas e perigos no ambiente de trabalho. Faça uma revisão minuciosa da documentação que apresenta essas informações para, em seguida, procurar o feedback de todos os funcionários sobre esses acontecimentos.

É comum que a opinião de seus colaboradores não esteja registrada. Por isso, lembre-se de deixar claro que o objetivo não é punir, mas colaborar para a criação de um ambiente corporativo mais saudável e seguro.

3. Faça um registro de implementação de medidas

Ao implementar as medidas necessárias para a sua análise de riscos, você deverá criar um registo com todos os levantamentos e dados coletados ao longo do tempo — e manter todos bem organizados e com facilidade de localização e manuseio.

Para assegurar que a análise de risco continue a render benefícios para o seu negócio, é imprescindível controlar e mensurar todas as medidas preventivas contra riscos que foram implementadas — e, por isso, a documentação de todas as atividades realizadas é tão importante.

É a partir desse controle que o gestor responsável poderá avaliar se as novas estratégias estão funcionando devidamente. Na sequência, descubra quais são as principais vantagens que a análise de riscos para segurança de trabalho proporciona para um empreendimento.

Confira, a seguir, as vantagens da análise de riscos!

Reduz os riscos de acidentes de trabalho

Independentemente do ambiente corporativo, os riscos para a saúde do trabalho sempre existem e devem ser cuidadosamente combatidos. Com a devida análise de risco, é possível identificar todos os aspectos possivelmente danosos à saúde dos seus colaboradores.

A partir disso, agir de modo que elimine ou diminua os impactos dessas situações perigosas ou adversas torna-se cada vez mais fácil.

Diminui o desperdício de recursos

Outro ponto relevante que deve ser considerado pelo gestor é o fato de que uma análise de risco pode influenciar diretamente na economia de recursos. Com sua empresa livre de possíveis punições decorrentes de acidentes no ambiente de trabalho e com funcionários mais ativos e produtivos, o seu negócio torna-se mais lucrativo.

Uma análise desse tipo faz com que a empresa assuma uma imagem mais confiável e responsável, pois reduz, de forma significante, os esforços para desfazer os danos à imagem da empresa.

A análise de risco é um estudo imprescindível para sua empresa, uma vez que possibilita um ambiente de trabalho mais seguro e mais estimulante para seus colaboradores. Além de ajudar na economia, ainda garante o atendimento às leis vigentes.

E aí, entendeu como fazer uma análise de riscos corretamente? Deixe suas dúvidas ou sugestões nos comentários!

5 dicas para ter sucesso como gerente comercial
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email