Business Intelligence: o que isso tem a ver com a sua empresa?

O conceito de Business Intelligence (BI) envolve a integração de informações úteis e relevantes em uma organização. As empresas utilizam essa ferramenta para detectar eventos significativos e monitorar tendências de negócios para se adaptarem rapidamente aos ambientes competitivos – algo especialmente benéfico em contextos de crise econômica, como o que vive a economia nacional.

Se você aplicar recursos de Business Intelligence em sua empresa, poderá aperfeiçoar os processos de tomada de decisão em todos os níveis de gerenciamento e otimizar suas estratégias gerais. Confira algumas das principais razões que fazem com que BI tenha tudo a ver com a sua empresa!

Obtenha insights sobre o comportamento dos consumidores

Uma das principais vantagens de investir em Business Intelligence é a possibilidade de aumentar a sua capacidade de analisar as tendências da jornada de compras dos consumidores atuais.

Depois de entender o que seus clientes potenciais desejam, você pode usar essas informações para desenvolver produtos e/ou serviços que correspondam aos atuais padrões de comportamento deles e, consequentemente, melhorar a rentabilidade de seu negócio.

Melhore a visibilidade de seus processos

Em seu negócio, você consegue facilmente identificar quais áreas precisam ser melhoradas? Você é surpreendido por problemas de estoque? Quando há algum erro em suas contas e você precisa detalhar rapidamente o faturamento para realizar um demonstrativo de lucros e perdas, consegue resolver tudo com poucos cliques ou volta todas as etapas e executa relatórios que levam uma eternidade?

Se você precisa melhorar seu controle sobre vários processos importantes, então deve considerar a implementação de um bom sistema de Business Intelligence. Isso irá melhorar a visibilidade desses processos e possibilitar a identificação de qualquer área que necessita de aperfeiçoamento.

Além disso, ao adotar uma solução de BI, você pode evitar que tenha que percorrer centenas de páginas em detalhados relatórios periódicos para avaliar o desempenho dos processos da sua empresa, economizando tempo e melhorando a produtividade.

Utilize Business Intelligence para transformar dados em informações acionáveis

Um sistema de Business Intelligence é uma ferramenta analítica que pode lhe fornecer a visão necessária para fazer planos estratégicos bem-sucedidos. Isso ocorre por que ele é capaz de isolar padrões nos seus dados de negócios e, dessa forma, facilitar a realização de conexões importantes entre diferentes áreas da sua empresa.

Em outras palavras, um sistema de BI pode ajudar você a compreender melhor as implicações de vários processos organizacionais, aumentando sua capacidade de encontrar soluções adequadas e planejar futuras ações.

Aumente a eficiência de seu negócio

Todos sabem que compartilhar informações economiza tempo e melhora a produtividade. É justamente essa uma das principais razões que incentivam você a investir em um sistema de Business Intelligence, pois ele contribui para melhorar a eficiência e, como resultado, aumentar a produtividade.

Você pode utilizar o Business Intelligence para compartilhar informações entre os diferentes departamentos da sua empresa, gerando uma substancial economia de tempo em relatórios e análises de processos.

Tal facilidade na partilha de informação é suscetível de reduzir, também, a duplicação de funções e tarefas dentro da organização e otimizar a precisão e utilidade dos dados gerados em todos os departamentos.

Gostou deste texto? Você já implementou ou está considerando a introdução de um sistema de Business Inteligence em sua empresa? Deixe um comentário no post e compartilhe sua opinião!

Business Intelligence Saiba tudo para implementar com sucesso
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone