Táticas de e-mail marketing para impulsionar o engajamento do seu público

O e-mail marketing existe há cerca de 20 anos e muita coisa mudou desde então. Levando em consideração novos fatores, como a era dos dispositivos móveis e as mídias sociais, a forma como as empresas criavam suas campanhas de e-mail marketing antigamente evoluíram bastante nos dias de hoje.

Vamos mostrar 5 táticas de e-mail marketing que você deve começar a usar para aumentar o engajamento e a conversão do seu público alvo. Vamos lá?

Trabalhe melhor os CTAs

A sigla CTA, que significa Call To Action, em português “Chamada Para Ação”, nada mais é do que convidar o leitor a dar um passo a mais, que pode ser desde o retorno solicitando uma conversa com um especialista, querendo saber informações sobre seu produto ou serviço, até mesmo ter um interesse maior em acessar o seu site ou blog para conhecer a sua empresa.

A melhor tática para atrair seu público é Incluir CTAs no início e no decorrer de todo o e-mail e não somente no final. Não é necessário chamar o seu público para muitas ações, mas você precisa dar algumas possibilidades para que eles interajam com o seu conteúdo.

Esse recurso é mais importante do que você imagina, pois além de aumentar as chances do contato se converter em algo que o leve a caminhar em sua jornada de compra, ele ajuda o domínio de internet da sua empresa a ganhar uma reputação cada vez melhor entre os servidores de e-mail.

Parece difícil encontrar uma fórmula que funcione com o seu potencial cliente, então comece fazendo textos breves (cerca de 250-700 palavras) e dentro deles, ofereça opções que o leve a tomada de decisão.

Integrando com as redes sociais

Todo mundo está nas redes sociais e seus e-mails também devem ser sociais, incluir botões que levem seus leitores a se conectarem à sua página, pode ser uma fórmula de se aproximar deles, fazendo com que consigam acessar facilmente seus conteúdos e se gostarem podem até compartilhar nas redes sociais, fazendo uma “publicidade gratuita” da sua marca.

Criar uma relação entre seu e-mail e estratégias de marketing usando as mídias sociais, pode incentivar seu público a se inscrever no boletim informativo do seu site ou blog e estimular a interação social com seu conteúdo.

Isso contribui para aumentar o seu público alvo, conseguir mais informações sobre ele e com isso você pode gerar campanhas mais eficientes.

Acostume-se em acompanhar as métricas

A única maneira que irá realmente melhorar seu e-mail marketing é saber o que está funcionando e o que não está.

Você pode utilizar os indicadores de desempenho para acompanhar os resultados. Sabendo qual a porcentagem de pessoas que abriram seu e-mail ou não, onde clicaram, qual oferta chamou a atenção deles, se seus e-mails foram bem sucedidos ao direcionar o tráfego de volta ao seu site.

Você também pode comparar facilmente o desempenho de determinadas campanhas e entender o tipo de mensagem que funciona melhor com o seu público.

Depois de analisar esses dados, você sabe exatamente quem está ativamente envolvido, podendo direcionar especificamente para essas pessoas algumas promoções e ofertas personalizadas e ao fazer isto com seu potencial cliente, você o incentiva para a tomada de decisão de compra.

Se não utilizar as métricas, dificilmente você saberá quais são as estratégias que, de fato, estão funcionando na sua empresa e certamente terá problemas para atingir o máximo de desempenho e de retorno sobre seus investimentos.

Otimize seu e-mail marketing para celular

Nos dias de hoje, a maioria dos e-mails são lidos em dispositivos móveis e com isso seu conteúdo deve ser pensado para ser reproduzidos em qualquer dispositivo.

Se você não é nenhum especialista em HTML, existem outros recursos. Há várias plataformas de marketing como por exemplo, o Inovatize Mautic e o Inovatize Zurmo CRM, que oferecem modelos de e-mails que facilitam a otimização para dispositivos móveis.

Com as ferramentas certas, independentemente do produto ou serviço que você estiver oferecendo, um design elegante, pode reforçar o interesse pela sua empresa.

Não negligencie o design

O design do e-mail é essencial, há vários modelos de e-mail marketing simples e fáceis de usar e eles estão ficando melhores a cada dia. Saiba que, se o seu e-mail não parecer exclusivo da sua empresa, você terá dificuldades para se destacar na caixa de entrada do seu potencial cliente.

Para ter sucesso não significa que você precisa gastar uma fortuna para contratar um design gráfico para sua equipe de marketing, você só precisa tornar seu conteúdo e sua apresentação atraentes.

Um belo design demonstra profissionalismo, facilita o consumo e reforça o interesse pela sua empresa.

Dica bônus: Personalize seu conteúdo

Aproveite ao máximo as informações que você tem sobre seu público, a personalização é mais do que somente adicionar um nome no e-mail marketing, use os dados dos resultados que você conseguiu na sua plataforma de análise para personalizar os e-mails baseando-se nas pessoas que se envolveram com algum produto ou serviço seu.

Incluir esses assinantes que manifestaram algum interesses e oferecer um desconto em uma compra que eles iriam fazer mais desistiram, é um incentivo para a tomada de decisão de compra.

As campanhas de e-mail marketing podem ter um impacto duradouro na forma como seu público interage com você. É por isso que você precisa usar os dados que adquiriu de seus clientes para ver as tendências, estabelecer metas claras e melhorar significativamente seu desempenho.

O resultado do e-mail marketing leva algum tempo, mas quando bem feito, você pode ter excelentes benefícios e criar uma base grande e ativa de assinantes, que estarão prontos para se envolver com sua marca.

Quero agora convidar você a ler nosso conteúdo Entenda como fazer um fluxo de nutrição no e-mail marketing e utilize as táticas aprendidas aqui para melhorar significativamente seu relacionamento com seus clientes, atuais e potenciais.

Mãos à obra!

Fonte de inspiração para este conteúdo: 5 Email marketing tactics to boost audience engagement

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