Usando o Mautic para gerenciar seus contatos

Usando o Mautic você pode construir um banco de dados muito valioso e prático para que sua empresa possa fazer campanhas de e-mail marketing personalizadas, com base no comportamento e nas informações fornecidas de cada contato.

Uma lista de contatos atualizada facilita muito na hora que você for enviar suas campanhas de e-mail marketing, permitindo segmentar os clientes pelos seus hábitos de compra, suas “dores”, perfil e muito mais. Isto permitirá direcionar as ações de marketing para atender aos anseios do seu público-alvo.

Campos personalizados para criar sua base de contatos

O Mautic possibilita adicionar campos personalizados aos seus contatos como, data de nascimento, orçamento, data de reunião e quaisquer outras informações necessárias que ajudarão você a conhecer todas as características fundamentais dos seus contatos.

Você pode coletar esses dados em campos personalizados por meio de formulários e usá-los no corpo do e-mail, de forma dinâmica. O Mautic facilita a sua vida ao acompanhar de perto as ações dos seus contatos, dando a oportunidade de conhecer, compreender, melhorar e até mesmo aumentar as suas vendas.

Estágios da jornada de compra dos leads

O uso de estágios no Mautic para controlar a jornada de compra dos leads é essencial para conhecer melhor seu público alvo e organizar os seus contatos.

Os principais estágios que você deve considerar e aplicar em seu fluxo de trabalho são: Assinante, Lead, Lead Qualificado para Marketing, Lead Qualificado para Vendas, Oportunidade e Cliente.

Se você usa o Inbound marketing na sua empresa para atrair mais clientes, então você deve saber que as interações e ações com seus contatos devem ser constantemente modificadas de acordo com o estágio da jornada de compras do contato, pois cada estágio exige uma abordagem diferente para se comunicar com o lead.

Marcando seus Contatos

Existem muitas maneiras de segmentar os seus contatos usando o Mautic e uma delas é marcar seus contatos usando etiquetas (tags), sendo que você pode filtrar um grupo de contatos em diferentes listas, como por exemplo, segmentação geográfica, demográfica, psicográfica e segmentação comportamental.

Com as tags, você pode criar um subgrupo dentro destas listas para gerar um ou vários segmentos secundários. As tags são tão flexíveis que você pode aplicá-las nas mais diversas áreas da sua empresa, como por exemplo, para rastrear conteúdos, para saber como foi a interação dos usuários com seu site, etc.

Elas também podem ser usadas para controlar os serviços de assinaturas, produtos que foram comprados e muito mais.

Pode-se fazer muitas coisas com as tags, vamos considerar um exemplo envolvendo apenas a segmentação comportamental. A segmentação comportamental é definida como o ato de agrupar clientes com base especificamente em como eles agem como consumidores ao tomarem decisões de compra.

Você pode segmentar seus clientes no Mautic criando uma tag com o nome de um produto específico e ao criar uma campanha de email marketing, os leads irão clicar no link correspondente e com isso você pode filtrar os seus contatos e encontrar os clientes mais fiéis por produto ou os clientes mais interessados naquele produto ou serviço.

Uma vez que você descobre os produtos que atraem mais o seu público, você pode passar para a equipe de pré-vendas ou vendas que irá trabalhar esse lead até concluir a venda.

O Mautic é uma ferramenta de código aberto ideal para a sua empresa gerenciar os contatos, observar o comportamento dos leads, melhorar a comunicação deles com seu site e fechar mais vendas.

Usando o Mautic em uma agência de marketing

A plataforma Inovatize Mautic, baseada no projeto open source Mautic, permite você planejar e executar todas as estratégias de automação de marketing dos clientes em um ambiente seguro, escalando conforme aprimora seus conhecimentos na ferramenta e principalmente melhora os resultados dos clientes e por consequência aumenta o faturamento da agência.

A razão disto é que você não precisa contratar sempre um novo ambiente de automação de marketing para cada cliente e pode concentrar todos em um servidor ou instância do Inovatize Mautic, escolhendo apenas como os e-mails serão enviados: servidor próprio, Sendgrid, SparkPost entre outros.

Quer saber mais? Agende uma conversa sobre parceria conosco, conheça melhor nossa plataforma aberta e suas vantangens e apresente ao mercado a ferramenta de automação de marketing da Sua Agência.

Fonte de inspiração para este conteúdo: Using Mautic for Contact Management

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