E-mail marketing: O aliado para sua estratégia de retenção de clientes

Há quem diga que o e-mail marketing morreu, no entanto, nós afirmamos com plena convicção que essas pessoas estão muito enganadas em seus discursos. O e-mail está mais vivo do que nunca e segue sendo um grande aliado das empresas, sobretudo no que se refere às estratégias de retenção de clientes.

Pensando nisso, elaboramos uma série de dicas para você saber como usufruir melhor das estratégias de e-mail marketing para fidelizar os seus clientes e impulsionar as vendas do seu negócio. Ficou interessado? Então continue a leitura e confira.

1. Construa a sua própria lista de e-mail marketing

É comum encontrarmos na internet pessoas ou agências que fazem a venda de listas de e-mails dizendo que a base é recolhida por alguma entidade de classe ou empresa. No entanto, apesar de no início isso parecer atrativo, essa não é uma boa ideia.

O ideal é que você construa a sua própria lista de e-mails, com dados deixados pelas pessoas que se interessam por seus produtos ou serviços em um site, por exemplo. Portanto,  o primeiro passo de uma boa estratégia de e-mail marketing está na captação de e-mails.

2. Interaja com os clientes durante o processo de compra

Se você possui um e-commerce, é importante que os e-mails sirvam como uma forma de conversar com o cliente que está comprando na sua loja. Uma ideia interessante é enviar periodicamente o status do pedido do cliente, por exemplo.

Dessa forma, a pessoa que compra um produto ficará sabendo quando a transação do pagamento for aceita pela operadora de cartão de crédito, quando o produto foi enviado para a transportadora ou postado nos correios, entre outras etapas, até que seja entregue em sua casa ou endereço cadastrado para a entrega.

3. Celebre as datas comemorativas

Outra forma de cativar os clientes com o e-mail marketing é a celebração de datas comemorativas. Lembre-se sempre de enviar mensagens em épocas especiais, como o Natal e a Páscoa.

Além disso, você também pode segmentar a sua base e criar campanhas específicas, como para todas as mulheres no Dia Internacional da Mulher e para todos os homens que são pais no Dia dos Pais, a título de exemplo.

4. Ofereça vantagens para o seu cliente

Com base no monitoramento das compras dos clientes em sua loja, você pode oferecer vantagens para os seus clientes, como descontos em compras futuras. Além disso, você também pode oferecer produtos complementares àqueles que o cliente adquiriu.

Suponhamos que você tenha um e-commerce de vestuário e um cliente comprou um par de tênis. Após a conclusão do pedido, você pode oferecer descontos na compra de um conjunto de pares de meias, por exemplo.

Utilizar o e-mail marketing é uma excelente forma de fidelizar os clientes e vender mais. Se bem utilizada, essa técnica fará com que uma pessoa que adquire um produto na sua loja retorne mais vezes, se tonando um cliente fiel.

Quer saber mais sobre como o e-mail marketing pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco! Será um prazer lhe atender e ajudar.

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