4 passos para aumentar a eficiência de campanhas de e-mail marketing

As campanhas de e-mail marketing são excelentes armas para as estratégias de marketing digital, úteis para divulgar novidades, promoções e aumentar as vendas de qualquer empresa.

Por isso é muito importante que você invista em boas práticas capazes de aumentar sua eficiência e aumentar o retorno sobre o investimento.

Confira neste post os 4 passos para aumentar a eficiência de suas campanhas de e-mail marketing.

1- Segmente sua lista de e-mails

O primeiro passo para aumentar a eficiência de suas campanhas de e-mail marketing é segmentar toda a sua base de clientes, identificando características em comum que podem ser exploradas por sua empresa.

Esta segmentação pode ser feita com base nos diferentes tipos de produtos de sua empresa, nos diferentes materiais que o cliente solicitou de sua empresa ou até mesmo em características pessoais como sexo e idade.

Ao segmentar sua lista de contatos você será capaz de criar mensagens mais relevantes para seus usuários, fazendo com que eles continuem tendo interesse em suas campanhas.

2- Crie assuntos de destaque

O assunto de um e-mail é o elemento que mais influencia na taxa de abertura de suas campanhas de e-mail marketing.

O assunto é o primeiro elemento que é visualizado por seu cliente ao receber seu e-mail, e se ele for muito genérico e não oferecer um benefício claro são grandes as chances de ele ir diretamente para a lixeira – ou pior, a caixa de spam.

Por isso antes de enviar qualquer e-mail tenha a certeza de que seu título é atraente e capaz de se destacar entre outros e-mails que seu cliente irá receber.

Use palavras fortes, destaque benefícios e o que seu contato irá receber em troca ao abrir seu e-mail.

3- Apresente soluções para seus clientes

Para garantir o sucesso de suas campanhas de e-mail marketing é preciso garantir que cada um de seus e-mails apresente uma solução para os problemas de seu cliente antes mesmo de oferecer um produto ou serviço.

Por isso sempre destaque o benefício que seu cliente irá receber ao realizar a ação desejada por você, deixando em segundo plano a sua oferta ou serviço.

Fazendo isso você irá transmitir a ideia de que sua empresa se preocupa com seu cliente e não está interessada apenas em fechar uma venda. Esta simples atitude pode aumentar os resultados de suas campanhas consideravelmente.

4- Invista nos testes A/B

Os testes A/B são ótimas ferramentas para identificar quais os pontos fracos de suas campanhas de e-mail marketing e que precisam ser melhorados nos próximos envios.

Em um teste A/B você irá criar duas ou mais versões de um mesmo e-mail e enviá-las simultaneamente para todos os seus clientes.

Ao final de um período pré-determinado você irá avaliar os resultados e aquela versão que teve resultados melhores deve ser usada como padrão nos próximos envios.

Mas ao criar um teste A/B é muito importante que você altere apenas um elemento de cada vez, caso contrário você não será capaz de dizer com certeza qual elemento influenciou nas decisões de seu cliente.

Este é provavelmente o passo mais importante para quem deseja melhorar a eficiência de suas campanhas de e-mail marketing, e se você usá-lo você será capaz de aumentar os lucros de sua organização.

Quer saber mais sobre como aumentar a eficiência de suas campanhas de e-mail marketing? Leia nosso post com dicas para criar campanhas de e-mail marketing no Inovatize Zurmo CRM.

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