Planejamento de vendas é um guia para otimizar a performance da força de vendas da empresa, que consiste na definição de objetivos que as equipes precisam conquistar e na implementação de ações que precisam ser colocadas em prática para que estes objetivos sejam alcançados.
Para que você consiga elaborar um planejamento de vendas realista e adequado para as equipes que compõem a força de vendas da empresa, primeiro é necessário conhecer e analisar os números das equipes.
O que isso significa? Que é necessário primeiro observar o passado antes de pensar em ter um futuro melhor.
Afinal, o tempo que passou mostra a tendência para os próximos períodos: todos os erros e também os acertos, fornecendo insights valiosos sobre qual caminho será mais interessante.
Quando pensamos em qualquer tipo de planejamento, a análise do período anterior ao que será planejado é essencial.
Como disse um ditado que gosto muito: se você está perdido e tem um mapa, você continua perdido, pois primeiro é necessário saber onde se está.
Se você deseja crescer 100%, 200% ou 500% no ano,então é obrigatório saber onde estão os gargalos, caso contrário, você apenas terá ganhos marginais e resultados pontuais.
Um aviso importante é que fazer o planejamento é apenas uma parte da solução.
O segredo está em executar bem o que foi planejado e contar com tecnologias de marketing e vendas integradas e flexíveis, que facilitem a comunicação entre as diversas áreas que compõe a força de vendas dentro da empresa.
O Inovatize Zurmo CRM é perfeito para este trabalho, já que o plano de vendas é uma atividade de gestão que necessita de estratégia, acompanhamento de indicadores e comunicação com as equipes para treinamento e alinhamento das expectativas.
E, se precisar, conte conosco para colocar em prática, de maneira integrada, tudo o que foi apresentado aqui.