Organização de trabalho: 5 ferramentas para aumentar sua eficiência

O cotidiano das empresas está cada vez mais corrido. Pressão por resultados, gerenciamento de equipe e projetos, cobranças de fornecedores e clientes, reuniões internas e externas, além das tarefas diárias, tornam a organização de trabalho uma missão árdua.

É esse o seu caso? Você se sente tão sobrecarregado com tanta coisa para fazer que acha difícil conseguir atender e até mesmo se lembrar de todas as demandas? Quer saber como virar o jogo e melhorar a organização?

Se você respondeu sim para qualquer uma das perguntas acima, continue a leitura e conheça quatro aplicativos que ajudarão você a controlar melhor o seu tempo, ser mais produtivo e organizado.

Deixe a identidade visual da sua empresa para um app

Isso mesmo! Se o que precisa é criar um logotipo, uma apresentação, um cabeçalho de e-mail, um infográfico ou mesmo postagens padronizadas para as suas redes sociais, o aplicativo de design gráfico Canva pode te ajudar na organização desta tarefa.

Com apenas alguns cliques, e usando o recurso de arrastar-e-soltar, você cria toda a identidade visual da sua companhia de forma intuitiva e a um custo nulo ou mesmo baixo.

Criado há menos de cinco anos, o Canva possui uma biblioteca de mais de um milhão de fotos, ilustrações e vetores que podem ser usados para a elaboração de montagens e peças gráficas, além de também funcionar como um excelente editor de fotos. Está disponível atualmente para web e iOS.

Uma mão na roda que o ajudará a economizar tempo e dinheiro para manter o seu foco no que realmente importa: o crescimento e desenvolvimento do seu negócio.

Organize tarefas em listas

Existem diversas ferramentas para organizar atividades. Algumas são bem simples, como o Todoist, no qual você pode criar uma lista de tarefas. Disponível em aplicativo e também pela web, é uma ferramenta que pode ser usada em qualquer sistema operacional. Se você preferir, pode baixar e instalar o software para Windows ou Mac.

Ele oferece planos gratuitos com limitação de alguns recursos, mas tem integração total em todos os ambientes, ou seja, ao atualizar uma tarefa no aplicativo, ela será atualizada quando você abrir o software ou acessá-lo na web.

Gerencie tarefas

Se você busca uma ferramenta com mais recursos para ganhar mais tempo, no Remember The Milk, além das listas básicas, é possível criar metas e projetos, delegar tarefas e acompanhar a execução diretamente pelo aplicativo. Também gratuito, pode ser facilmente acessado em qualquer lugar e por diversos dispositivos.

Automatize tarefas e seja mais produtivo

Se você busca uma forma de aumentar a produtividade, uma ótima opção é o IFTTT, uma ferramenta incrível para automatizar tarefas. Ele realiza a integração de várias ferramentas e possibilita que, de acordo com uma ação definida, uma reação aconteça automaticamente.

Digamos que você publique uma foto na fanpage da sua empresa. Você pode criar uma ação para que essa foto seja publicada automaticamente no LinkedIn, Twitter e em outras redes.

Além disso, você pode configurá-lo, por exemplo, para que todos os novos contatos do seu iOS sejam adicionados a uma planilha na sua conta do Google Docs, ou para receber um e-mail avisando se existe previsão de chuva na sua região.

Mantenha a organização de trabalho

Para manter a organização de suas tarefas, você pode usar o OneNote. Ele faz parte do pacote Office da Microsoft, mas é possível fazer o download gratuito de forma independente. Também está disponível como aplicativo e em uma versão que funciona diretamente no navegador.

Com essa ferramenta, você cria blocos de anotações nos quais pode inserir diversas páginas e organizar todo o conteúdo. Ela também permite que você insira imagens, vídeos e documentos, crie listas de tarefas, arquive informações, desenhe, tire fotos e salve como notas diretamente no aplicativo, além de compartilhar tudo facilmente e acessar de qualquer lugar.

Porém, se você atua na área comercial, as ferramentas citadas acima ainda poderão ser insuficientes para gerar a eficiência de que você necessita. Nesse caso, a melhor alternativa é a utilização de um CRM, pois, com ele, em uma única ferramenta, é possível realizar toda a gestão comercial, como cadastrar clientes, manter dados atualizados, acompanhar a execução de projetos e o nível de serviços prestados.

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