Marketing de relacionamento: como um CRM pode te ajudar com isso

As redes sociais, tecnologia mobile e softwares de automação de tarefas têm tanto poder de influência sobre as decisões do consumidor que devem ser considerados no plano de negócios de qualquer empresa atual que deseja se destacar.

Esses fatores têm contribuído diretamente com a alta competitividade do mercado. Por isso, o gestor precisa saber que, além de ofertar produtos de qualidade, bons preços e excelência no atendimento, é preciso investir em marketing de relacionamento.

Pois o consumidor moderno está mais exigente e busca marcas que se comuniquem com ele por meio dos canais que ele consome.

Quer saber por que é importante implementar este tipo de estratégia em sua empresa? Então continue a leitura para entender como uma ferramenta de CRM pode te ajudar a desenvolver o marketing de relacionamento.

Como um CRM pode ajudar com o marketing de relacionamento?

Com capacidade para mapear todos os meios de contato com o cliente, um CRM oferece vantagens estratégicas à equipe de vendas, além de permitir a identificação sobre qual etapa do estágio de compra o consumidor se encontra e seu nível de engajamento com a marca.

Entre os principais benefícios que um CRM pode oferecer à empresa para otimizar seu marketing de relacionamento com o cliente, podemos citar:

Direciona sua comunicação com o cliente

Um CRM ajuda na captação de informações sobre os meios de comunicação que os clientes utilizam para contactar a empresa, o que oferece uma visão mais ampla sobre os meios de prospecção que geram mais engajamento.

Por exemplo, a abordagem direcionada ao cliente que entra em contato com a empresa por meio das redes sociais pode ser desenvolvida com uma linguagem diferenciada da que será usada para contactar aqueles que usam o atendimento telefônico, por exemplo.

Ou seja, é possível construir uma comunicação mais eficiente e direcionada, de acordo com o perfil de cada consumidor.

Otimiza sua coleta de dados do cliente

Outro benefício de se utilizar um CRM em suas estratégias de marketing de relacionamento é o fato dele ter meios eficientes de coletar informações relevantes sobre as preferências de seus clientes.

Por exemplo, é possível traçar um perfil do cliente com base nos produtos que ele mais consome, sua frequência de compra e ticket médio.

O que contribui positivamente para que a equipe comercial adote as melhores práticas na hora de ofertar produtos ou serviços aos seus compradores.

Além de melhorar os índices de venda, esta estratégia pode elevar os níveis de satisfação do cliente que tem suas necessidades atendidas mediante seu perfil de consumo.

Melhora seu marketing de relacionamento

A satisfação do cliente é o insumo de trabalho do marketing de relacionamento.

Afinal, clientes satisfeitos não somente voltam a comprar com a empresa, como também indicam a marca para seus amigos e parentes por conta da experiência de compra positiva que tiveram.

As informações coletadas pelo CRM facilitam a estruturação das bases do relacionamento com o cliente por meio das ações de marketing.

Por exemplo, com os benefícios de automação e coleta inteligente de informações do CRM é possível segmentar o público.

O que possibilita que o envio de e-mails, newsletters, produção de conteúdo e até posts em redes sociais sejam personalizados e adequados às personas de sua marca, gerando mais engajamento e, consequentemente, melhorias nos resultados da empresa.

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