5 motivos para você investir no treinamento de sua equipe

O treinamento de equipe é um importante passo para qualquer organização que queira se manter competitiva no mercado, especialmente se levarmos em consideração o atual ambiente externo – muito mais competitivo e saturado de concorrentes.

Existem diversos benefícios relacionados ao assunto e que elevam o índice de motivação da empresa como um todo, pois profissionais competentes são mais produtivos e alinhados com os objetivos organizacionais.

Continue lendo nosso post e veja 5 motivos para investir no treinamento do seu time!

1. Contribui para melhorar o atendimento

Esse talvez seja um dos diferenciais mais importantes, afinal, todo cliente deseja ser bem atendido e, caso isso não aconteça, ele irá correr para o concorrente mais próximo. Segundo pesquisas, mais de 68% dos clientes que deixam uma empresa o fazem pela insatisfação com o atendimento.

Atender bem o cliente significa ajudá-lo em qualquer uma das etapas da jornada de compra do cliente, que envolve desde a prospecção até a fidelização e sucesso do cliente. Resumindo, antes, durante e depois a empresa precisa atender bem o cliente.

Quando uma equipe está devidamente treinada, a forma como seus integrantes se relacionam com os clientes é totalmente diferente. Os profissionais são mais atenciosos, preparados para suprir eventuais dúvidas e habilidosos para manter um relacionamento longo e lucrativo.

2. Aumenta a produtividade dos funcionários

A baixa produtividade da equipe de vendas é um problema comum na grande maioria das organizações. Uma pesquisa realizada pela Microsoft com mais de 28 mil pessoas revelou que os profissionais se consideram improdutivos cerca de 17 horas semanais, mais de dois dias comuns de trabalho.

O número é assustador, mas certamente não reflete as equipes de alta performance, aquelas bem treinadas e comprometidas com as tarefas diárias.

Além disso, também é importante investir no senso de urgência e na meritocracia, estimulando a equipe a dar sempre o seu melhor.

3. Eleva o nível de satisfação no trabalho

Grande parte dos trabalhadores sentem-se insatisfeitos com suas atividades, isso porque não se consideram realmente valorizados pela empresa. Essa falta de motivação interfere diretamente na qualidade do atendimento e em diversas outras coisas.

O treinamento de equipe tem o poder de fazer com que os funcionários se sintam mais importantes e reconhecidos pela empresa, aumentando seu nível de satisfação no trabalho. Para acompanhar o nível de satisfação dos funcionários, é importante definir bons indicadores de desempenho.

4. Diminui o número de erros e acidentes internos

Existe um grande número de falhas que só acontecem por falta de capacitação, algo que pode ser facilmente combatido pelas organizações. Quando esses acidentes interferem na vida ou na saúde do profissional, então a situação fica muito pior.

Para mitigar o número de erros e acidentes no trabalho, é importante investir nos canais de comunicação interna e na qualificação dos profissionais. Quanto mais bem qualificadas as equipes, menor o número de erros e acidentes internos.

5. O treinamento de equipe também reduz a rotatividade de colaboradores

Um alto nível de evasão de funcionários não é benéfica para nenhuma organização, por isso muitas empresas concentram seus esforços na cálculo do Turnover e no desenvolvimento de novas políticas de gestão de pessoas e equipes.

Nesse sentido, o treinamento de equipe também atua de forma ativa, diminuindo o número de funcionários que trocam a empresa pelos concorrentes no mercado. Assim é possível reter os profissionais que realmente contribuem para o sucesso da empresa.

Agora que você conhece os principais motivos para investir no treinamento de equipe, aproveite para compartilhar nosso conteúdo em suas redes sociais. Assim você irá contribuir para que seus amigos também fiquem por dentro do assunto!

5 dicas para ter sucesso como gerente comercial
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *