Você sabe o que é funil de vendas? Conheça as suas etapas

O processo de vendas não acontece de forma aleatória: existe toda uma trajetória até alguém se tornar, de fato, cliente. Neste post você vai entender o que é funil de vendas, compreendendo cada uma de suas etapas.

Esse conceito leva as vendas da sua empresa para um nível maior de profissionalismo, substituindo práticas antigas que davam trabalho e resultados difíceis de serem mensurados, se resumindo, muitas vezes, a vender ou não vender.

Neste artigo você vai ter um material simples e completo sobre as fases do funil de vendas, suas funções em relação ao processo de vendas e o tipo de ação adequada para cada uma dessas etapas.

Entenda cada detalhe da relação com o seu público, mas antes saiba como o funil funciona!

O que é funil de vendas?

O funil de vendas é uma estratégia de marketing que consiste em uma maneira da sua empresa conduzir o processo de vendas mantendo o controle sobre a situação, desde o conhecimento do serviço prestado até a contratação dele.

Esse funil é feito de etapas, as quais têm uma profundidade específica — em que cada uma demanda respectivamente ações distintas.

Quais são as etapas do funil de vendas?

Topo do funil

Como em um funil de verdade, essa fatia corresponde à parte mais larga de todas, representando, no processo de vendas, a etapa da tomada de consciência.

Aqui deve haver espaço para todos, pois é onde ocorre a atração de possíveis clientes. Nesse momento a empresa precisa criar ações que despertem o interesse do público que ela deseja atingir.

A abordagem nessa etapa é mais indireta, pois envolve ainda a descoberta do problema a ser resolvido. Não é a hora de apresentar soluções, por exemplo, mas de demonstrar domínio sobre a respectiva área de atuação, incentivando pessoas a buscarem mais informações.

Meio do funil

Depois da descoberta do problema, o futuro cliente vai querer se aprofundar sobre assuntos relacionados a fim de encontrar soluções.

Se a empresa trabalha com automação de marketing, por exemplo, é necessário que ela já tenha demonstrado conhecimento sobre o tema na etapa anterior e agora demonstre o poder da tecnologia no planejamento de campanhas.

Nesse ponto já existe uma intenção de compra, mas outras opções são consideradas — são feitas comparações com concorrentes, pesquisas etc. Para converter esse interesse em uma venda é preciso criar ações que conquistem, mas com dados reais e facilmente observáveis.

Fundo do funil

Ao chegar nessa fase o cliente já decidiu fazer negócio com a empresa e está buscando segurança e garantias. Portanto, embora seja a fase mais avançada, é preciso trabalhar com o mesmo vigor para que o processo dê certo.

Aqui começa, de fato, uma relação entre empresa e consumidor, embora nas fases anteriores ela já estivesse sendo construída. Por isso a empresa precisa demonstrar que tudo aquilo que foi tratado anteriormente vai se concretizar e, assim, reter seus clientes.

Além dessas etapas, é preciso estruturar ações de fidelização, começando pelo pós-vendas.

Nenhum negócio deve se apoiar apenas em contratos para garantir que o cliente vai continuar usufruindo de seus serviços, primando por uma qualidade crescente, que gere parceria em vez de uma relação funcional.

O funil de vendas é a maneira mais eficaz de atrair pessoas. Por isso, da mesma forma que é importante saber o que é funil de vendas para implementá-lo, é preciso ter a certeza de que será oferecido um excelente trabalho/produto, pois a venda vai ocorrer de fato.

Gostou de saber que existe uma estratégia eficaz como o funil de vendas? Então compartilhe este conteúdo nas redes sociais!

eBook Aprenda como aumentar sua taxa de conversão no funil de vendas
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *