CRM + Estratégia = Marketing e Vendas Mais Eficientes

Uma solução de CRM, Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, permite melhorar a relação com os clientes, indicando oportunidades que podem alavancar as vendas.

Isso ocorre porque esse sistema de práticas coloca o cliente como principal foco dos processos da empresa.

O primeiro passo para implantar esse modelo de gestão de relacionamento com o cliente é criar uma base de cadastro centralizada para, depois, segmentá-la e definir estratégias diferenciadas. Assim, você pode alcançar todos os tipos de clientes, como por exemplo, elaborando campanhas de e-mail marketing.

A partir do uso do CRM, é possível enxergar melhor as possibilidades de negócio com a análise de cada possível cliente, também conhecido como lead.

Com isso, o empresário pode entender e antecipar as necessidades dos leads qualificados e potenciais, pois enquanto o lead estiver na situação de não-qualificado, não vale a pena gastar tempo ou recursos com ele.

Após começar a utilizar o conjunto de práticas de CRM, a empresa notará uma mudança de abordagem nas vendas. Já que o processo se torna mais completo, o CRM abrange cada uma de suas fases.

Muitas vezes, os times de vendas não possuem o aparato necessário para conduzir todas as etapas, estando desalinhados com a equipe de marketing e suas estratégias. O CRM, além de estruturar a venda, integra ações e estratégias.

Veja só como essa abordagem modifica a rotina das equipes de Marketing e Vendas em uma organização!

Armazenar informações em uma única fonte

Um detalhe importante sobre a funcionalidade do CRM é que todos os dados de relacionamento com o cliente ficam armazenados em um único lugar. Isso permite manter um histórico para cada um e mapear melhor as necessidades para oferecer novos produtos.

O principal objetivo de uma solução de CRM é gerenciar as informações dos clientes, mantendo-as atualizadas e permitindo, assim, traçar estratégias mais eficientes de venda e marketing.

O gerenciamento de informações sobre os clientes e novas estratégias de marketing e vendas transformam a empresa, estruturando a mesma para uma nova fase e deixando-a pronta para crescer e enfrentar novos desafios.

Uma solução de CRM, como o Inovatize Zurmo CRM, permite criar e personalizar campos extras, de acordo com a necessidade da empresa, sem precisar pagar horas de consultorias. Você mesmo pode fazer isto de maneira fácil e simples.

É possível, ainda, fazer a integração do CRM com o site corporativo da empresa ou com landing pages. Dessa forma, a cada novo cadastro, o sistema dispara um e-mail com o título “Novo cliente em potencial” ou “Novo cadastro realizado”, por exemplo.

Esse tipo de função torna as ações mais assertivas, atinge quem de fato está interessado e, principalmente, possibilita que elas ocorram no momento certo.

Sabemos que com o número de concorrentes crescendo constantemente nos diversos ramos do mercado, o tempo se torna muito importante. Além disso, a utilização da internet em massa potencializa ainda mais essa concorrência, pois gera a necessidade de um tempo de resposta rápido da empresa.

Aquela que demora a responder às demandas externas, acaba, muitas vezes, perdendo lugar para outra mais rápida.

Outro ponto que faz esse modelo de ação em vendas ser tão popular é o conhecimento que ele oferece sobre o perfil de clientes. Tal conhecimento é baseado nas próprias ações desses indivíduos, tornando-se uma fonte segura de informação.

Estudar o perfil do cliente com o CRM

Usando o CRM é possível estudar em detalhes o perfil de cada cliente, saber as campanhas de marketing que mais chamaram a atenção e registrar toda troca de informação que ocorreu entre o cliente e a empresa.

Isso faz com que o departamento comercial gaste menos tempo com leads não-qualificados e mais com leads qualificados e potenciais clientes.

Podemos, ainda, importar as informações dos clientes, armazenadas e espalhadas nas diversas planilhas ou nas demais soluções de terceiros, utilizadas para campanhas de e-mail marketing.

Ao fazer isso, a equipe acaba simplificando e centralizando tudo em uma única solução. Alguns exemplos dessas funções são: geração de relatórios, performance das campanhas de marketing, acompanhamento de projetos, etc.

Aumentar a produtividade e tornar equipes mais eficientes

Diante de todas as possibilidades que o CRM oferece, um ganho direto para a empresa é o aumento da produtividade das equipes de Vendas e Marketing.

O que ocorre é que a modernização de processos acaba simplificando tarefas complexas e garantindo resultados ainda melhores. Tal característica influencia diretamente no fator motivacional, engajando colaboradores e deixando-os ainda mais preparados para atingirem objetivos desafiadores.

Ao ter uma base forte de estratégias e ações planejadas, qualquer colaborador se sente mais confiante para desempenhar suas funções, sejam elas internas ou diretamente relacionadas ao público.

Além da motivação, traz também eficiência, melhorando significativamente a performance dos colaboradores. Uma maneira de medir essa eficiência é a utilização de indicadores de desempenho, os quais fazem parte do CRM.

Dados em nuvem

No caso de usar um CRM baseado em software livre, você pode usá-lo tanto na nuvem quanto em um servidor dentro da empresa. Com um detalhe muito importante: Não precisa pagar nada por isto! Basta copiar o software e instalar no servidor.

Resumindo, sua empresa estava usando o CRM (baseado em software livre) instalado localmente em um servidor e agora quer mudar para a nuvem ou vice-versa? Sem problema, basta migrar a base de dados, copiar os arquivos e realizar pequenos ajustes na configuração.

O cloud computing, como é chamada essa tecnologia de armazenamento em nuvem, é uma alternativa econômica para as empresas e garante a segurança das informações.

O CRM funcionará em qualquer lugar, desde que obedecidos os pré-requisitos de instalação.

Uma das características mais marcantes desse conjunto de práticas, planejadas estrategicamente para a área de relacionamento com o cliente, é a integração da tecnologia com os processos de vendas. Tal relação cria um pacote de ações essenciais para qualquer equipe que deseja alcançar uma alta performance.

Para implantar o CRM na sua empresa, é preciso seguir etapas. Além de criar a base de cadastro de clientes, é preciso mapear todos os processos da empresa. Principalmente, aqueles mais importantes para tomadas de decisões que impactam o relacionamento com o cliente.

Para entender como funciona todo esse processo de implantação, você pode baixar esse guia de Como fazer implantação do sistema CRM na prática.

As palavras-chaves para as empresas no mundo atual são: backup das informações, cadastro de clientes e mobilidade. Usando um CRM na nuvem, você tem todas elas em um só lugar.

Quer ler mais conteúdos como este, sempre que precisar? Assine nossa newsletter!

eBook Aprenda como aumentar sua taxa de conversão no funil de vendas
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email