Como vender mais com a gamificação do seu CRM

Como vender mais? Como melhorar a produtividade dos vendedores? Como fazer a equipe de marketing e vendas usar o CRM? Resumindo, como melhorar os resultados do meu negócio? Todas estas perguntas podem ser respondidas com a gamificação do seu CRM, ou seja, através de um CRM Gamificado.

Mas afinal, o que é gamificação? Basicamente, a estratégia de gamificação usa a lógica dos games na busca desse engajamento, por meio de estratégias de incentivos e recompensas – que podem ser pontuações, medalhas, emblemas e até mesmo prêmios físicos, aos participantes que desempenharem as funções ou ações preestabelecidas.

Inovatize Zurmo CRM é uma aplicação gamificada, o que significa que utiliza da mecânica de jogos para recompensar a utilização da ferramenta pelos usuários, melhorando a produtividade operacional, a colaboração, o comprometimento e o engajamento de toda a equipe de marketing e vendas, além de promover um ambiente de competição saudável e mais motivado.

O objetivo da gamificação dentro do CRM é abordar um dos maiores desafios existente em qualquer tipo de sistema voltado para negócios: a adoção do usuário.

“O conceito básico por trás da gamificação é a oferta de recompensas em troca de ações.”

Por exemplo, os benefícios a longo prazo em documentar toda a interação com os clientes são claros; no entanto os sistemas de CRM tradicionalmente oferecem pouco ou nenhum incentivo de curto prazo para a execução de tarefas comuns, como a anotação destas interações e atividades com os clientes.

O Inovatize Zurmo CRM recompensa os usuários em todas as ações realizadas no CRM, somando os pontos dos usuários conforme se acumulam ao longo do tempo para que sejam trocados por recompensas virtuais ou reais.

Gamificação - Resgatar Recompensas

Pontos extras podem ser conquistados em eventos específicos como fechamento de uma oportunidade de negócio ou a conversão de um lead, ou possível cliente, em um contato qualificado. Para o Inovatize Zurmo CRM, estes eventos promovem as melhores práticas e por isto são premiados separadamente.

Mas como é que a gamificação se encaixa na gestão de uma equipe comercial para vender mais? Através dos elementos de jogos como desafios, missões, medalhas, moedas, recompensas, painel do jogo e tabela de classificação.

O uso destes elementos de jogos pode mudar o comportamento dos usuários, onde observando outros participantes serem premiados, gera o senso de competitividade e confiança no jogo. Jogos possuem metas, ou seja, resultados específicos que se espera do usuário e a definição de metas gera senso de propósito.

Os jogos tem regras bem definidas e um painel para mostrar exatamente onde o usuário está, qual sua classificação, seu progresso, o que precisa para chegar até ao próximo nível, etc.

Os usuários do Inovatize Zurmo CRM experimentam a gamificação por ganharem recompensas para a realização desde as tarefas chatas e cotidianas até as melhores práticas, motivando-os através da competição amigável e da realização pessoal.

Assim temos um aumento de produtividade, fazendo a equipe não somente vender mais, mas também gerar melhores indicadores.

Conhecendo os elementos de jogos

O Painel do Jogo é o recurso principal que o usuário utiliza para medir seu progresso em relação aos desafios e metas definidos no CRM.

Gamificação - Painel do Jogo

O progresso geral e por categoria (Vendas, Novo Negócio, Comunicação, etc) dentro do CRM tem como propósito mostrar ao usuário se ele está indo bem ou mal e quanto falta até a próxima Fase. Motivando-o a obter cada vez mais conquistas e com isto explorando, aprendendo e usando novas funcionalidades e recursos do CRM.

Este comportamento cria novos hábitos e comportamentos que irão torná-lo um melhor profissional mas também criará um ambiente de trabalho mais colaborativo e com engajamento real de todos os envolvidos.

Conforme o usuário utiliza o CRM para, por exemplo, atualizar uma informação de um lead ou incluir uma interação com um contato, Extra Pontos são concedidos e se acumulam na conta do usuário permitindo assim conquistar Medalhas e progredir para Novas Fases.

Estas conquistas podem ser apresentadas com orgulho para todos os demais!

Gamificação - Publicar Medalhas Conquistadas

O usuário ganha também Moedas quando passa para uma nova fase, completa Coleções ou mesmo navegando pelo CRM, permitindo que estas sejam trocadas por recompensas virtuais ou reais, como um par de ingressos para cinema ou teatro, vale compras, etc.

Como já falamos acima, é importante que o usuário tenha uma percepção clara que está melhorando e que este progresso seja o mais transparente possível dentro da empresa para que os outros usuários também vejam.

A Tabela de Classificação permite aos usuários visualizar exatamente onde estão na classificação, seja semanal, mensal ou geral, quem está acima, quem está abaixo e quantos pontos os separam.

Gamificação - Tabela de Classificação

A classificação oferece uma plataforma comprovada para melhorar o incentivo e a motivação para se usar o CRM, facilitando a competição saudável e tornando os resultados disponíveis para todos, sendo possível ainda se utilizar de informativos e notificações através do próprio CRM com uma ferramenta de comunicação interna.

Como ter sucesso com um CRM gamificado

Gamificação é formada igualmente por estratégia e tecnologia, porém não irá funcionar se você não tiver um processo de vendas bem definido. Um CRM é uma mina de ouro para obter indicadores chave de desempenho e comportamento, que precisam ser monitorados e a gamificação pode ajudar a atingir e melhorar estes indicadores.

Diversos estudos mostram que o uso correto da gamificação reflete em melhorias no processo de vendas, aumento significativo no desempenho da equipe comercial (marketing e vendas) e aumento no uso da solução de CRM, com melhoria na qualidade da informação armazenada.

Em resumo, toda a equipe irá trabalhar mais e melhor se estiverem realizando tarefas verdadeiramente motivadoras para eles próprios e bonificações anuais, única e exclusivamente por cumprir metas financeiras não é suficiente para motivar todos os envolvidos, na verdade somente irá premiar alguns, deixando todos os demais desmotivados.

Motivar a experiência dos usuários, tornando-a pessoalmente mais gratificante, irá fazer a equipe vender mais, promoverá um melhor relacionamento tanto interno quanto externo e também irá acelerar a adoção do CRM.

Este é o benefício real em usar a gamificação junto com o CRM.

Agora que você já sabe como vender mais através da gamificação do seu CRM, preparamos este ebook contendo tudo o que você precisa saber para iniciar a gamificação do seu negócio usando o Inovatize Zurmo CRM que tenho certeza, será bastante útil para você e principalmente para sua equipe.

Baixe agora nosso ebook gratuito e saiba mais!

eBook Iniciando a Gamificação do seu Negócio com o Inovatize Zurmo CRM
Clique na imagem e ganhe seu ebook grátis!
Compartilhe em suas redes sociais...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInEmail this to someone