O que são leads e por que eles são fundamentais para a sua empresa?

Como os consumidores da sua marca se transformam em clientes? Você já parou para pensar no caminho que uma pessoa deve percorrer até concluir uma compra na sua empresa? No processo, os usuários chegam como desconhecidos e podem se transformar em promotores da marca. Mas, para entender todo o caminho, uma questão é muito importante: o que são leads?

No post de hoje vamos falar sobre os leads e por que eles são fundamentais para as estratégias da sua empresa. Para isso, vamos mostrar como a jornada de compra transforma meros desconhecidos em leads e os transformam em clientes. Confira!

O que é a jornada de compra?

Com o Inbound Marketing, o mercado se transformou. Para a realização de uma aquisição, não é um vendedor que inicia o processo. Um potencial consumidor identifica um problema, busca informações sobre ele e como resolvê-lo, avalia possibilidades, pondera ofertas e, assim, toma a sua decisão . Esse caminho percorrido é a jornada de compra.

Para as empresas é muito importante considerar a jornada nas estratégias de atração de novos consumidores. Deve-se fornecer o conhecimento necessário para cada estágio, com o foco no cliente.

A jornada pode ser dividida em três partes: A conscientização, consideração e decisão. Na primeira, o potencial consumidor está descobrindo uma necessidade. Na segunda fase ele está fazendo considerações sobre as soluções e na terceira ele toma a decisão de compra.

O que são leads?

No primeiro estágio da jornada de compra as pessoas ainda não conhecem a marca, não sabem sobre as soluções que ela oferece. Então, esses usuários são considerados como desconhecidos.

Esses desconhecidos são atraídos com estratégias de postagens em blogs e mídias sociais para que conheçam a marca e identifiquem um problema existente. Ao entrar em um dos canais da empresa eles são considerados como visitantes.

Nos domínios da empresa haverá ações e estratégias, como formulários de cadastro, para buscar dados relevantes sobre os visitantes. Ao preencher os dados, os visitantes se tornam leads.

Os leads serão trabalhados, de acordo com as informações que foram passadas. As equipes de marketing e vendas fornecerão todo o conhecimento necessário para que eles consigam chegar a decisão de compra. Quando isso ocorre, eles se transformam em clientes.

Acha que acabou? Ainda não. Os clientes têm ainda mais uma etapa: tornarem-se promotores da marca. Para isso, a empresa deve promover as melhores experiências no momento da compra.

Então, resumindo o trajeto, desconhecidos se tornam visitantes, visitantes se tornam leads, leads são convertidos em clientes e os clientes são trabalhados para serem promotores da marca.

Por que é importante criar leads?

Se você entendeu o que são leads, identificou que essa etapa é fundamental para que se consigam bons números de vendas. Um visitante pode entrar no seu site e sair sem deixar qualquer possibilidade de contato. Poderia ser um grande cliente, mas se você não buscou os dados necessários, ele simplesmente escapou.

Portanto, fazer a gestão de leads é fundamental para que a saúde do negócio se mantenha e as vendas aumentem. Não gera-los significa que sua empresa não está atraindo novos consumidores. Se os seus clientes não estiverem satisfeitos, as vendas podem cair drasticamente.

Como trabalhar os leads?

Se uma pessoa entrou no seu site, algo chamou sua atenção. Um visitante é uma oportunidade e você não pode desperdiçá-la. Para um bom trabalho com os leads, o primeiro passo é criar condições naturais para que os visitantes forneçam seus dados.

Não crie formulários extensos e complexos. Peça somente o que for essencial. À medida que o lead for se envolvendo mais com a empresa, vá coletando mais dados.

É importante criar uma segmentação dos seus leads, agrupando-os pelo nível de conhecimento sobre as soluções, ou seja, pelo estágio na jornada de compra.

Com essa segmentação você será capaz de enviar os conteúdos relevantes para o público certo, no momento adequado.

Mantenha um acompanhamento dos leads constante, sempre atendendo suas necessidades, tirando suas dúvidas e aproximando-os do próximo estágio.

Seguindo essas recomendações, sua empresa irá gerar mais leads, nutrindo-os e alcançando melhores resultados.

Agora que você já sabe o que são leads, aprenda como aumentar a geração de potenciais clientes para o seu negócio.

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