Qual a relação entre CRM e funil de vendas? Nós te contamos

Para que a sua pequena ou média empresa cresça no mercado, você precisa investir nela, especialmente para conseguir adquirir mais clientes. A pergunta é: como fazer isso? Bem, você já ouviu falar em CRM e funil de vendas? Pois ambas são soluções excelentes para o seu negócio!

Se você ainda não os conhece, não se preocupe. Hoje vamos explicar o que é cada um, mostrando como suas funções são altamente complementares entre si. Acompanhe!

O que é o CRM?

Sigla para “Customer Relationship Management”, é um conjunto de práticas e ferramentas que colocam o cliente como foco central das suas ações. Para isso, é utilizado um software de gestão voltado para otimizar o relacionamento da empresa, especialmente da equipe de vendas, com o seu público.

No campo teórico, o CRM envolve uma série de elementos, que vão desde os procedimentos e atendimentos da empresa até a forma como o produto é pensado. No fim das contas, o objetivo aqui é garantir a maior longevidade dessa relação, fazendo com que aquele mesmo indivíduo continue buscando sua empresa de tempos em tempos.

Como mencionamos, você vai precisar de um sistema de CRM para otimizar esta estratégia. O software em questão trabalha com as informações dos clientes, criando agendas, lembrando os vendedores para entrarem em contato com o público e criando um banco de dados que pode ser consultado pela equipe. Tudo que um empreendedor precisa para ampliar seu negócio.

O que é o Funil de Vendas?

Já notou como apenas uma fração do seu público de fato entra para sua base de clientes? Isso é comum e já previsto por qualquer profissional. Por isso chamamos de “funil”. Mas um funil de vendas não serve apenas para nomear o fenômeno, e sim para otimizar o processo.

Essa técnica parte da ideia de que cada lead possui 3 estágios de compra – atração, consideração e decisão –, sendo necessário levá-lo por esse caminho aos poucos. Da mesma forma, você deve considerar que uma fração maior das suas ações devem ser voltadas para o “topo do funil”, pois há muito mais pessoas lá.

É um conceito abrangente, que deve ser estudado mais a fundo antes de ser colocado em prática. Mas, depois que você o dominar, suas vendas terão resultados bem melhores!

Qual é a relação entre eles?

Em muitos aspectos, CRM e funil de vendas são dois conceitos codependentes em qualquer negócio. Em primeiro lugar, ambos possuem o mesmo propósito: garantir boas vendas e otimizar o relacionamento com o público.

Um aspecto fundamental do funil de vendas é classificar os clientes em relação à sua posição no funil (mais no topo ou no fundo). Para isso, você precisa de dados do seu público, que é justamente o que o seu CRM proporciona. Com registros bem precisos e um parâmetro de classificação, é fácil calcular indicadores como sua taxa de conversão de clientes e nível de fidelização.

Agora você entende melhor a relação entre CRM e funil de vendas. Quer mais dicas para otimizar seu negócio? Então veja nosso artigo sobre automação de marketing agora mesmo!

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