Tenha aumento de vendas na sua empresa usando o Inovatize Zurmo CRM

As grandes empresas já perceberam o enorme potencial em utilizar uma solução de CRM, tendo como resultados, mais satisfação dos clientes e aumento de vendas, por exemplo, e utilizam já algum tempo toda uma estratégia centrada nas observações do comportamento dos seus consumidores, porque sabem que é mais fácil e barato vender para os clientes atuais, que já conhecem o produto ou serviço e estão satisfeitos, do que conseguir vender para novos clientes.

Uma solução de CRM permite análises e ações mais rápidas, oferecendo informações sobre as preferências de cada consumidor e permitindo antecipar as necessidades do cliente, proporcionando desta maneira um relacionamento contínuo até a nova compra.

Uma solução de CRM proporciona informações importantes para a evolução da empresa, que precisam e devem ser monitoradas e utilizadas no planejamento estratégico!

Outra característica do CRM é saber quais produtos ou serviços um cliente comprou e qual o canal de comunicação foi utilizado para chegar até a empresa. Com isto, é possível oferecer outros itens que façam sentido para ele, baseando estes novos itens nas últimas compras realizadas, e principalmente investir nos canais que são lucrativos para a empresa.

VEJA TAMBÉM: [eBook] Guia prático: conheça as vantagens de utilizar um sistema de CRM em sua empresa

Inovatize Zurmo CRM: Completo, Fácil de Usar e Livre

Pesquisando na Internet é possível descobrir diversas soluções para gerenciar os clientes, porém quase toda micro e pequena empresa, e podemos também incluir as startups, utilizam planilhas para realizar tal função, pois consideram a solução mais simples e barata que pode existir.

Acredito que algumas das razões para isto é que as soluções existentes são caras e, desta maneira, fora da realidade das pequenas empresas ou são soluções com restrições, por exemplo, de quantidade de clientes cadastrados ou até de determinados módulos importantes, mas existentes somente em versões pagas.

Mas utilizar planilhas também não é tão bom assim, pois é só aumentar um pouco o número de clientes, colocar uma segunda pessoa para gerenciar a planilha ou ter menos tempo para atualizar as informações e pronto! As informações começam a ficar cada vez mais desatualizadas, diversas informações são perdidas, porque já são duas, três ou até quatro versões da planilha espalhadas pelos diversos notebooks e computadores da empresa.

Então, qual a solução? Comprar uma solução e instalá-la em um computador/servidor na empresa ou contratar uma solução Web e pagar por usuários de acesso?

Talvez a melhor opção seja usar um software livre, como por exemplo o Inovatize Zurmo CRM, que é uma solução fácil de usar, fácil de personalizar e que pode ser adaptada para qualquer tipo de negócio, junto com o modelo de software como serviço.

A principal vantagem seria sempre utilizar a mesma solução, no caso o Inovatize Zurmo CRM, independente de quem disponibiliza o serviço, por exemplo, o CRM está instalado em um servidor na nuvem de um fornecedor, mas você não está feliz com os serviços prestados por este fornecedor, então você migra o CRM para outro fornecedor, solicitando uma cópia da aplicação e da base de dados deste primeiro fornecedor.

Com isto você evita o problema de ter que aprender uma nova solução de CRM, sempre que muda de fornecedor, sem esquecer nas horas de treinamento que você e sua equipe precisarão ter. Com o Inovatize Zurmo CRM você decide onde quer armazenar suas informações e não o fornecedor da solução.

Por isto, utilizar software livre não é somente uma questão técnica, mas também econômica e de como a empresa pode economizar e tornar a TI mais eficiente, desta forma, as vantagens do software livre e do código aberto não estão somente na melhor segurança e qualidade da solução, mas também na redução de custo e autonomia de fornecedor.

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Como ter aumento de vendas na empresa?

A seguir vamos apresentar alguns processos básicos de como usar o Inovatize Zurmo CRM no dia-a-dia das pequenas empresas, principalmente na elaboração do planejamento estratégico para conquistar novos clientes, fidelizá-los, melhorar o relacionamento com todos os clientes e, com isto, aumentar as vendas.

Primeiro passo: Criar uma base de leads (possíveis clientes)

Para criar um lead você pode colocar o mouse sobre o botão “Criar” e depois clicar em “Lead”, conforme abaixo:

Criar Lead

Em seguida, é necessário preencher as informações como nome, sobrenome, e-mail principal, fonte de origem do contato (evento, ligação telefônica, etc), nome da empresa (se tiver), telefones de contato, endereço, atividade da empresa ou da pessoa, site, descrição e tudo mais que seja importante.

Após tudo preenchido, basta clicar no botão “Salvar” e o lead será criado. Importante observar que você pode definir permissões de acesso como, por exemplo, quem será o proprietário do lead, antes de salvar as informações e quem mais poderá acessar as informações.

Cartão de Visita do Cliente

Parabéns! Você acaba de criar seu primeiro lead e com certeza ganhou um emblema que você pode ou não publicar no seu perfil e com isto mostrar a todos as suas realizações. Lembre-se o Inovatize Zurmo CRM utiliza o conceito de gamificação e isto motiva todos que o utilizam promovendo assim uma disputa interessante dentro da própria empresa ou do próprio departamento.

Gamificação

Voltando a tela inicial, na coluna à esquerda existem outras opções, além de Contas, Leads e Contatos, como Oportunidades, onde você pode criar e administrar suas oportunidades, e clicando nos três pontos “…” temos ainda Marketing, para gerenciar suas campanhas de marketing, Relatórios, para elaborar os mais diversos relatórios e que podem ainda ser utilizados em suas campanhas de marketing, e, por fim, Produtos, para criar catálogos e serem adicionados em suas oportunidades e com isto saber o que seus clientes compram ou não.

Segundo passo: Monitorar a base de leads

Não é difícil perceber que a base de dados pode ficar enorme e gerenciar individualmente cada lead pode ser complicado. Assim, uma maneira eficiente é criar relatórios e gráficos dos leads de acordo com parâmetros que façam sentido para sua empresa, como por exemplo, a origem do lead, ou seja, se o lead chegou até sua empresa através de um evento, site ou se foi indicação.

Análise dos Leads e Oportunidades

Podemos ainda criar relatórios de acordo com o segmento da empresa ou até mesmo da cidade ou bairro, onde o principal objetivo é segmentar seus leads e contatos, criando listas que ofereçam alguma informação importante para sua empresa e que possa ser utilizada na elaboração de ações para atender o cliente certo, na hora em que ele precisa, com o produto e/ou serviço adequado e através do canal de comunicação preferido por este cliente.

Por isto é tão importante manter as informações atualizadas e padronizadas, pois são estas informações que irão auxiliar sua empresa na elaboração e implementação destas ações.

Aqui vale uma consideração: A tecnologia é importante, mas não é o fim e sim um meio para se alcançar o que se deseja. Dito isto, uma solução de CRM depende 100% das pessoas que a utilizam e por isto o Inovatize Zurmo CRM utiliza o conceito de gamificação para promover um engajamento real de todas as pessoas, equipes, etc, que utilizam a solução, facilitando assim seu uso dentro da empresa.

Terceiro passo: Criar campanhas de marketing direcionadas

Com a base de leads sendo “alimentada” com novos clientes qualificados e sendo segmentada através da sua origem, status, segmento de empresa, etc, podemos agora criar campanhas de marketing mais eficientes e usar os leads e contatos cadastrados, já que são pessoas que já demonstraram algum interesse pelo produto e/ou serviço da sua empresa. Então vamos agora explorar como uma campanha de marketing funciona no Inovatize Zurmo CRM, usando um processo simples de três passos.

Como funciona o Marketing no Zurmo

O primeiro passo é criar uma lista de e-mail, onde existem duas maneiras para criá-las: A primeira seria selecionar cada lead e contato individualmente e analisá-lo para saber se irá ou não pertencer a uma determinada lista e a segunda maneira, muito mais prática e eficiente, é utilizar um relatório, conforme mencionamos anteriormente.

Desta maneira, podemos criar uma infinidade de listas, como por exemplo, uma lista dos leads que conheceram a empresa através do site ou através de um evento, ou ainda uma lista de leads de empresas do segmento de ensino ou automobilístico.

Com a lista contendo um grupo de destinatários relevantes, o próximo passo agora é escrever o conteúdo do e-mail que será enviado. É possível criar o e-mail tanto em uma versão HTML quanto em texto simples, adicionando ainda campos especiais, como por exemplo, o nome do destinatário.

Mensagem de E-mail para Campanha de Marketing

O parâmetro especial [[FIRST^NAME]] adiciona no corpo da mensagem o primeiro nome da pessoa que receberá o e-mail, deixando o e-mail mais personalizado. Um exemplo seria “Caro [[FIRST^NAME]] …”.

O último passo é criar a campanha e agendá-la para envio, acompanhando em tempo real o desempenho através do Painel de Marketing do Inovatize Zurmo CRM e com isto saber quem recebeu a mensagem, quem abriu e até quem clicou nos links da mensagem.

Através dos resultados obtidos pode-se melhorar a lista, o conteúdo, etc, criando novas campanhas ainda mais eficientes, já que e-mail marketing ainda é uma excelente estratégia para aprofundar o relacionamento com o cliente.

Painel de Marketing

Desta maneira, é possível utilizar as campanhas de E-mail Marketing de forma adequada e inteligente para enviar aos clientes notícias, conteúdos e novidades da empresa e tudo mais que possa fidelizar e encantá-los ainda mais, gerando novas oportunidades de negócio.

Último passo e o mais importante: Usar diariamente o CRM

A implementação do CRM no dia-a-dia de uma pequena empresa é o passo mais importante e mais difícil que precisa ser realizado, pois é uma tarefa trabalhosa já que todas as informações precisam ser inseridas e todos os usuários precisam aprender a usar a solução e os padrões especificados.

Por mais simples que o Inovatize Zurmo CRM possa ser, sempre terá resistência de um ou outro usuário e até mesmo do dono ou responsável pela empresa, que pode achar que a solução é complicada demais, desnecessária ou que sua empresa não precisa deste tipo de solução.

Mas a verdade é uma só: As pequenas empresas tem dificuldade em “enxergar” valor no uso de soluções de CRM, não conseguindo identificar como estas soluções podem ajudar e também como medir o retorno do investimento realizado, já que foram gastas horas de treinamento, definições das especificações, etc.

Dica importante: O melhor CRM é aquele que atende as necessidades da empresa. Simples assim!

Tudo isto leva as pequenas empresas a considerarem qualquer solução de tecnologia como custo e não como investimento, mas é justamente o contrário e o CRM pode ser o primeiro passo na elaboração de um bom planejamento estratégico, diminuindo as chances de fracasso das campanhas de marketing e aumentando as vendas.

Mais informações

A Inovatize participa da comunidade de desenvolvimento do Inovatize Zurmo CRM, ajudando nos testes das novas versões e também no processo de tradução para o idioma português Brasil, onde já colaborou em mais de 80% de todas as traduções.

Oferecemos a solução em diversas modalidades, pois o Inovatize Zurmo CRM tem tudo o que uma pequena empresa precisa de uma solução de CRM, ou seja, uma solução completa e fácil de personalizar, mas com um custo adequado ao orçamento da sua empresa.

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