Navegando no labirinto das tecnologias do marketing digital

Como profissional da área de marketing, ficamos empolgados com os resultados que as tecnologias do marketing digital trouxeram para os negócios, como por exemplo, IA, Big Data, análise de dados e inteligência de mercado.

Com a ajuda dessas ferramentas é possível alcançar cada vez mais pessoas, realizar mais tarefas e expandir os negócios.

85% dos profissionais de marketing que usam ferramentas de automação acreditam que não as usam em todo o seu potencial – The Ultimate Marketing Automation Statistics Overview

Isso significa que existem sistemas que nos ajudam a atingir objetivos específicos, no entanto, não são utilizados todos os recursos que essas tecnologias disponibilizam.

Então, como é possível navegar no universo em constante mudança do marketing digital?

Como encontrar o caminho certo para se beneficiar do poder dessas ferramentas e criar relacionamentos mais significativos e personalizados com os clientes?

O futuro do marketing digital está sendo moldado por uma variedade de ferramentas e seus recursos, que prometem muitas coisas, no entanto, preparar-se para estas tecnologias é tão importante quanto implementá-las.

Aqui estão alguns fatores importantes a serem lembrados ao avançar no espaço entre as tecnologias já existentes e as futuras:

Ainda precisamos das pessoas

O desejo de agregar valor aos clientes nunca deve ser substituído pela tecnologia, essa inovação ainda não consegue interpretar as necessidades inerentes dos clientes.

Embora as tecnologias ajude na coleta de terabytes de dados, é necessário um trabalho manual para analisar esses dados de forma relevante. Claro que IA, BI e Big Data podem acelerar este processo, mas sempre existirá um limite.

É preciso saber como aplicar os sistemas de marketing digital nos negócios. Analisar onde faz sentido automatizar, quando é o momento de ter um contato mais humano com o cliente e como perceber quando eles precisam apenas de informações.

O trabalho dos profissionais de marketing é entender verdadeiramente a jornada e o valor de cada cliente.

Foco no fluxo de trabalho

Uma das coisas mais prejudiciais que qualquer empresa pode fazer ao se preparar para uma nova tecnologia é criar processos e fluxos de trabalho inflexíveis.

Conforme a tecnologia vem se desenvolvendo e agregando novos recursos, os fluxos de nutrição ao longo da jornada do cliente devem se adaptar às mudanças.

É normal acreditar que a jornada de compra do cliente está seguindo uma direção e não pensar que o cliente pode retroceder. Este tipo de pensamento limita a visão dos processos e fluxos de trabalho.

Pensamentos negativos fazem parte quando novas tecnologias aparecem, no entanto, é preciso ficar aberto às novas possibilidades e deixar o marketing operar em várias direções, até mesmo pulando etapas.

Essa abordagem não apenas ajudará a inovar na maneira de interagir com os clientes, mas também fornecerá uma flexibilidade necessária para adicionar ou remover etapas do processo, melhorando a maneira de comunicar-se com todos ao longo da jornada.

Escolha a sua ferramenta

Quase todo mundo está familiarizado com o termo “ágil”. Esse termo proporciona para o marketing diversos benefícios, como por exemplo, maximizar os recursos (tempo, dinheiro e esforço), promover foco e produtividade, ter uma melhor integração entre as tecnologias e ajudar na adaptação rápida exigida nos projetos do marketing digital.

A tecnologia deve também prever um planejamento adaptativo, com um desenvolvimento evolutivo e melhoria contínua. Esses princípios são importantes para administrar qualquer negócio, ou seja, eles devem ser flexíveis, inovadores e ajustáveis.

A ferramenta de automação de marketing que você escolher deve refletir o mesmo. A chave é manter a sua ferramenta de marketing mais adaptável e flexível possível na forma como se comunica com os clientes.

Associados à outros sistemas como por exemplo, integrando a uma plataforma de CRM, permitirá que você responda às demandas de novas tecnologias antes mesmo que elas cheguem ao seu negócio.

O marketing digital está em constante mudança e a medida que os clientes continuam adotando novas tecnologias e mudando seus hábitos de compra, os negócios precisam agir rapidamente. Isso requer flexibilidade e não processos e fluxos de trabalho rígidos com sistemas limitados.

Como sua empresa lida com as constantes mudanças do marketing digital?

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Fonte de inspiração para este conteúdo: Navigating the Digital Marketing Maze

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