Por que as empresas de CRM estão utilizando o Data Center Virtual?

O avanço das tecnologias tem contribuído para grandes evoluções no mundo corporativo. A Cloud Computing, por exemplo, viabilizou a virtualização de Data Centers completos, levando vantagens como economia de custos e otimização de processos para as organizações.

De olho nessas oportunidades, as empresas de Customer Relationship Management (CRM) focam na adoção do Data Center Virtual. Descubra, a seguir, mais alguns bons motivos que vêm despertando o interesse das companhias de CRM pela virtualização da infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação)!

O que é o Data Center Virtual?

Antes de entender por que as empresas de CRM estão adotando recursos como Cloud Server e Data Center Virtual, é importante descobrir o que são e como funcionam tais tecnologias. Trata-se de um conjunto de recursos de infraestrutura em nuvem, projetado especificamente para atender às necessidades de TI das companhias.

Os recursos mais básicos são a capacidade de processamento de dados (CPU), a memória (RAM), armazenamento e a rede (largura de banda), todos virtualizados. Ou seja: é uma representação virtual de um Data Center físico completo, com servidores, clusters de armazenamento e componentes de rede.

A diferença é que, na virtualização, o Data Center é montado por um provedor que oferece todos esses recursos em forma de serviços hospedados na nuvem. Dessa forma, você não tem acesso aos equipamentos físicos — apenas aos recursos que eles oferecem por meio da internet.

Quais diferenciais competitivos esse recurso pode trazer para uma empresa?

Agora que você já sabe o que é e como funciona um Data Center Virtual, veja por que ele se tornou tão atrativo para as empresas de CRM:

Redução de custos operacionais

A premissa da solução é dar às organizações o poder de adicionar capacidade ao Data Center ou instalar novas infraestruturas de TI sem a necessidade de investimentos em aquisições, instalações, manutenções e atualizações de hardwares (servidores) próprios.

Gera-se, ainda, uma grande economia com mão de obra especializada, espaço para acomodar todos os equipamentos e consumo de energia elétrica. Isso porque o Data Center Virtual é um modelo de computação em nuvem IaaS (Infrastructure as a Service) e fornece os recursos sob demanda.

Portanto, as empresas pagam apenas pelo que usam — nada a mais, nada a menos —, o que ajuda a reduzir custos com capacidade ociosa mantida fisicamente. Esse é um dos maiores benefícios da computação em nuvem, pois torna a tecnologia acessível também às organizações relativamente menores.

Como se paga apenas pelo que é usado, as empresas de pequeno porte podem ter acesso às mesmas tecnologias das grandes corporações, nivelando a força competitiva. Isso tem levado ao surgimento de muitas startups no ramo de CRM.

Aprimoramento da comunicação interna

O Data Center Virtual possibilita a centralização das informações em um único ambiente, mesmo que as empresas mantenham equipes de trabalho remotas.

Sendo assim, as ações de monitoramento e controle de acesso e do fluxo de dados que entram ou saem, bem como do desempenho da infraestrutura, podem ser executadas pelos responsáveis apenas com o uso de um celular e a internet. Não importa a hora e o lugar.

Além disso, as companhias de CRM podem oferecer a seus clientes um software hospedado em nuvem, com recursos de comunicação unificada (Unified Communication— UC), repassando as tecnologias recebidas do provedor. Com isso, fica mais fácil criar um canal de comunicação eficiente e implementar uma boa gestão da informação nos negócios.

Identificação de tendências do mercado

A maioria dos provedores de Data Center Virtual permite a adição de ferramentas complementares à infraestrutura. O Big Data Analytics — ou Business Intelligence (BI) —, como é conhecido por muitos, é uma das mais importantes.

Para as empresas de CRM, isso significa muito, pois envolve uma maior capacidade de analisar grandes volumes de dados brutos. Assim, é possível extrair, automaticamente, informações de valor sobre o negócio, como tendências de demanda, mudanças no perfil do consumidor, riscos e oportunidades ligadas ao segmento.

Essa tem sido uma ferramenta muito utilizada, principalmente para a descoberta de tendências em TI.

Transferência de parte da responsabilidade pela gestão

Além de oferecer uma infraestrutura completa para a virtualização do Data Center, os provedores contam com soluções de serviços gerenciados. Isso quer dizer que as companhias de CRM não precisam mais se preocupar com o monitoramento e o controle de suas infraestruturas de TI na nuvem, pois o provedor realizará todo o serviço por elas.

Tal solução permite aumentar a produtividade. Isso porque os profissionais internos podem ser redirecionados para funções diretamente ligadas ao core business (atividade-fim).

Por que essa opção tem atraído a atenção das empresas de CRM?

Além das vantagens já mencionadas, existem outras que estão fazendo as empresas de CRM escolher o Data Center Virtual como estratégia de negócios. Conheça as principais:

Flexibilidade

Uma empresa de CRM atende a clientes com diferentes necessidades. E, com um Data Center Virtual, ela tem a capacidade de incluir ou remover ferramentas, entregando um serviço completo e satisfatório a seu público.

Escalabilidade

O Data Center Virtual entrega uma estrutura elástica, permitindo às companhias um crescimento automático, conforme a demanda. Além disso, é possível atender a picos de demanda ocasionais, crescendo e retraindo a estrutura rapidamente. Assim, o desempenho da infraestrutura e o atendimento ao cliente nunca é afetado.

Customização

Com um Data Center Virtual, as empresas de CRM podem montar uma estrutura capaz de dividir os serviços e montar planos com pacotes personalizados. Isso facilita o acesso de organizações de todos os tamanhos, de startups a grandes corporações.

Automação

Muitas tarefas desempenhadas em um Data Center físico, como monitoramento de desempenho, rastreio de falhas e controle de acesso e do fluxo de dados, podem ser automatizadas pelo modelo virtualizado. Assim, a necessidade de mão de obra especializada é eliminada, acelerando a produção e garantindo uma entrega de maior qualidade aos clientes.

Nunca houve uma procura tão grande pelo Data Center Virtual como agora, principalmente no ramo de CRM. Mas, para ter todos esses benefícios no negócio, é importante contratar o Data Center Virtual de um parceiro confiável e especializado no assunto, que ofereça suporte em todas as etapas (da migração à rotina de operações na nuvem).

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Conteúdo escrito pela equipe da EVEO Cloudhttps://www.eveo.com.br/

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