Mautic: o que é e como realizar a instalação

Antes de você descobrir o que é o Mautic e o que é automação de marketing, vamos a uma breve explicação do que porque isso é REALMENTE importante nos dias de hoje.

Quando falamos de marketing digital, muitas pessoas já torcem o nariz pensando nos mil e um anúncios que recebem todos os dias – seja por e-mail, nas redes sociais e até aqueles que pulam na tela de 2 em 2 minutos, nas páginas web.

E vamos concordar: esse jeito de fazer propaganda é realmente chato.

A boa notícia é que o mercado ouviu a opinião dos consumidores e hoje as empresas se movimentam para atender a crescente demanda por produtos e conteúdos cada vez mais personalizados.

Construa uma estratégia de automação de marketing personalizada e centrada na jornada de compra do seu cliente.
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É nesse cenário de transformação que a automação aparece como uma tecnologia que permite aliar uma comunicação extremamente pessoal com a escalabilidade.

Isto significa que as marcas passam a poder entregar campanhas humanizadas e individualizadas para um grande volume de pessoas.

Quer entender como a automação de marketing funciona e como ela pode te ajudar a vender o seu produto, seja ele digital, seja ele físico, e onde entra o Mautic nessa história toda?

A gente te mostra.

O que é automação de marketing?

Lembra daquele tempo em que a mesma newsletter ou campanha era disparada para toda a sua base de usuários cadastrados?

Não tinha nem um mínimo de segmentação e pouquíssima (ou nenhuma) preocupação se a Heloiza iria gostar do mesmo tipo de produto que o Sandro.

Pois é… esse passado nem é tão antigo assim, mas com certeza a estratégia soa muito antiquada. Hoje, para os clientes serem convencidos a comprar, eles exigem um tratamento personalizado.

Só que imagina atender centenas de clientes de forma única e especial? Essa missão seria impossível para equipes de marketing se não fossem os recursos da automação.

Essa tecnologia serve para que ações de marketing sejam tomadas sem a necessidade de uma pessoa fazer esse trabalho.

Por exemplo: você deseja enviar um email para todo mundo que se cadastra no site e que mora em São Paulo? Com automação, essa campanha pode ser programada e os e-mails disparados automaticamente sempre que alguém que se encaixe nessa segmentação entrar para sua base de contatos.

O que é Mautic?

Iniciado em 2014, o Mautic é o primeiro software de automação de marketing na nuvem e de código aberto. Ou seja, é uma plataforma de automação de marketing de ponta, movida por tecnologia aberta e sem limites.

Posteriormente, em maio de 2019, a Acquia – uma plataforma de experiência digital aberta – adquiriu o Mautic e atualmente mais de 200.000 empresas estão usando o Mautic em mais de 30 idiomas.

Como resultado, Mautic é um software de automação de marketing de código aberto que revolucionou a área de tecnologia de automação de marketing assim como o WordPress fez para o desenvolvimento de sites.

Podemos resumir que o Mautic é uma solução tudo-em-um!

Na verdade, essa plataforma oferece tudo que você precisa para:

  • Gerenciar seus leads e clientes desde o primeiro contato até a conclusão da venda, incluindo todo trabalho de pós-venda e sucesso do cliente;
  • Segmentação baseada em diversos critérios, como estágio da jornada, marcações (tags) e dados armazenados;
  • Pontuação de leads (Lead Scoring) para gerar avançar o lead na jornada de compra e qualificá-lo para vendas;
  • Criar conteúdo personalizado para e-mails, sites e pop-ups com base no comportamento e segmento dos leads e clientes;
  • Configurar campanhas de e-mail, fluxos de nutrição e boletins informativos através de um construtor simples e intuitivo;
  • Criar funis de vendas fantásticos e para as mais diversas finalidades, como lançamento de produtos digitais, jornada de compra do cliente, estratégias de up e cross selling e muito mais;
  • Integração com outras tecnologias, conectando o Mautic com outras ferramentas relevantes para o negócio;
  • Acompanhar a performance das campanhas e e-mails.

Portanto, centraliza diversas ferramentas para:

  • E-mail marketing;
  • Campanhas automatizadas de marketing e vendas, combinando o cliente e seus interesses;
  • Criação de landing pages e formulários para geração de leads;
  • Segmentação para personalização de campanhas e uso de conteúdos dinâmicos para melhorar a experiência do cliente;
  • Relatórios de resultados.

Basicamente, não há limites para o desenvolvimento da plataforma e a comunidade está crescendo constantemente.

Como o Mautic é um software de código aberto, você pode adicionar plug-ins facilmente e fazer a integração com qualquer outro software utilizado por marketing e vendas, tudo sob demanda e personalizado.

Como instalar o Mautic

Curso Instalação e Configuração da Plataforma Aberta de Automação de Marketing Mautic

Existem diversas maneiras de instalar o Mautic e você precisa escolher o método mais adequado para a sua necessidade e conhecimento técnico.

Nesse conteúdo vamos mostrar 5 passos que você precisa seguir para ter a sua própria plataforma de Automação de Marketing Mautic. São eles:

1. Preparação da infraestrutura

O primeiro passo é preparar o ambiente que irá receber o Mautic, como (i) criação do endereço, (ii) configuração do certificado de segurança SSL e (iii) criação da base de dados MySQL.

O endereço do Mautic corresponde a URL usada para acessar as páginas – landing pages – criadas no Mautic, como páginas de captura, de obrigado e até as suas páginas de vendas.

Normalmente, usamos endereços como m.seudominio.com.br, mkt.seudominio.com.br, lp.seudominio.com.br ou até mesmo marketing.seudominio.com.br.

É através desse endereço que você irá gerenciar todo o seu Mautic e também aonde estarão suas landing pages, como por exemplo a página de captura para entregar um ebook sobre Automação de Marketing.

O certificado SSL é para manter tudo seguro e principalmente melhorar a reputação das suas páginas frente aos buscadores.

E o banco de dados será usado para armazenar todas as informações da sua base de contatos.

2. Copiar manualmente o software

Com o ambiente preparado, o passo seguinte é copiar o software Mautic para o servidor e o local correspondente ao endereço criado.

Você pode conseguir o software Mautic aqui e é importante prestar atenção nos requisitos necessários para suportar a versão do Mautic escolhida.

3. Concluindo o assistente de instalação

A maneira mais simples de concluir a instalação do Mautic é digitando o endereço no navegador, garantindo que o acesso seja por uma conexão segura, por exemplo https://m.seudominio.com.br.

Todas as telas envolvendo a instalação estarão no idioma inglês, mas após instalado é possível alterar o idioma para português Brasil e configurar algum fuso horário brasileiro, como por exemplo America/São Paulo.

Na primeira tela serão apresentados quaisquer avisos, incluindo alertas na cor laranja e vermelha, sendo esse último crítico e capaz de bloquear o avanço para a próxima tela.

Verificação do Ambiente

Prosseguindo com a instalação, temos a inclusão das credenciais do banco de dados. Se for uma instalação nova, então desative a opção de fazer backup de tabelas existentes e também o uso de prefixo para o banco de dados.

Configuração da Base de Dados MySQL Mautic

Na próxima tela é criada a conta do administrador do Mautic. Garanta que a senha seja segura, idealmente gerada aleatoriamente para manter seu ambiente Mautic o mais seguro possível.

Usuário de Administração do Mautic

Finalizando, temos a configuração do serviço de entrega dos e-mails (SMTP). Se você já tem as informações do seu provedor, pode inserir aqui, caso contrário, recomendamos você configurar depois com o seu ambiente Mautic já instalado.

Configuração do provedor de entrega dos e-mails SMTP

Depois que todas as configurações forem realizadas com sucesso, você chegará na tela de login e deverá usar o usuário e senha de administração para acessar o seu Mautic pela primeira vez.

4. Configurações de rastreamento

Após a instalação do Mautic, você está pronto para começar a rastrear sua base de contatos, usando essas informações para melhorar a experiência de compra do cliente.

Com a integração do Mautic com o seu site, e-commerce, blog e qualquer outra página web externa, que seja sua, você é capaz de identificar o interesse da sua base de contatos.

Essa análise de comportamento é extremamente útil para enviar e-mails, conteúdos e notificações personalizadas e individualizada para o cliente.

Outras configurações de rastreamento importantes são a inclusão de um pixel do Facebook e o ID do Google Analytics. Essas configurações irão te ajudar a otimizar suas campanhas de anúncios pagos no Facebook Ads e Google Ads, respectivamente.

5. Serviços auxiliares de tarefas CRON

Para você ter o seu ambiente Mautic FUNCIONANDO CORRETAMENTE é necessária a configuração de algumas tarefas auxiliares, como a atualização dos segmentos de contatos e campanhas, execução das ações das campanhas, envio dos e-mails e muito mais.

Esses serviços são criados através de tarefas Cron e você deve adicionar manualmente todas as tarefas necessárias no servidor.

Você pode fazer isso via SSH ou alguma interface web. Tudo vai depender de onde você instalou o seu Mautic. No caso de você ter instalado o Mautic em seu serviço de hospedage, procure por alguma funcionalidade de configuração de Cron, Serviços Cron ou Tarefas Cron.

Na configuração dessas tarefas é importante escolher a frequência que cada tarefa seja executada. É ALTAMENTE recomendado que você organize uma ordem de execução para que não sejam executados todos no mesmo minuto.

Abaixo você tem a nossa recomendação para a execução (em qual minuto) de cada tarefa Cron:

# atualiza os segmentos de contatos
0,5,10,15,20,25,30,35,40,45,50,55 mautic:segments:update

# atualiza as campanhas
1,6,11,16,21,26,31,36,41,46,51,56 mautic:campaigns:update

# executa os eventos das campanhas
2,7,12,17,22,27,32,37,42,47,52,57 mautic:campaigns:trigger

# processa os e-mails de broadcast
3,8,13,18,23,28,33,38,43,48,53,58 mautic:broadcast:send

# processo a fila de envio dos e-mails
4,9,14,19,24,29,34,39,44,49,54,59 mautic:email:send

# ler a caixa de entrada monitorada para controle de bounces
*/10 mautic:email:fetch

Para ver a configuração completa, clique aqui.

Parabéns! Você acabou de criar a sua própria Plataforma de Automação de Marketing Mautic.

O próximo passo agora é importar sua base de contatos, criar os formulários, landing pages, e-mails, ativos e notificações (Focus), para finalmente iniciar sua primeira campanha.

Problemas ao instalar o Mautic?

Se você está com problemas de instalar o Mautic e finalizar todas as configurações para deixar a sua plataforma de automação de marketing funcional e pronta para receber sua base de contatos e suas campanhas.

Esse curso é para você!

Curso Instalação e Configuração da Plataforma Aberta de Automação de Marketing Mautic

No curso Tenha a Sua Própria Plataforma de Marketing você será acompanhado em todas as etapas de instalação e configuração do Mautic, com suporte exclusivo do Sandro Venezuela, especialista em tecnologia aberta de CRM e Automação de Marketing.

Inovatize Mautic

Quer ter sua plataforma Mautic pronta para uso e ainda contar com um suporte especializado?

Aqui na Inovatize trabalhamos com o software de código aberto Mautic e resolvemos para você toda a parte técnica difícil e isso inclui:

  • Hospedagem de site e e-mail para seu negócio e empresa;
  • Instalação, configuração e manutenção do servidor cloud;
  • Armazenamento de dados;
  • Instalação da plataforma Mautic;
  • Configuração e gerenciamento do envio de e-mail, incluindo gestão de spam e limpeza da base de contatos a partir de erros e devoluções do e-mail enviado;
  • Integração com o site, e-commerce e redes sociais para rastrear as interações dos leads e clientes, potencializando os resultados de campanhas de marketing e remarketing;
  • Configurações essenciais para segurança, desempenho e conformidade legal (LGPD);
  • Modelos de landing page para criação de lista de e-mail, divulgação de materiais e lançamento de produtos e muito mais;
  • Atualizações regulares verificadas pela Inovatize;
  • Vídeos e cursos de aprendizagem para todos os usuários da plataforma visando sempre o uso eficaz das ferramentas.

Esses benefícios criam os fundamentos técnicos para você acelerar o uso da plataforma e garantir o bom andamento de suas campanhas de marketing.

Sem contar que elimina trabalhos – não relacionados com o seu negócio – como conhecer sobre hospedagem de site, manutenção, atualizações e principalmente problemas que podem ocorrer a qualquer momento e parar todas as suas campanhas.

Ao mesmo tempo, um excelente suporte baseado em ampla experiência está incluído e como resultado, você pode se concentrar apenas nos aspectos essenciais de seu marketing.

Sinceramente, a plataforma de automação de marketing Inovatize Mautic oferece todos os benefícios do Mautic, agregando muito mais valor para tornar a vida mais fácil para você!

Plataforma de Automação de Marketing Inovatize Mautic
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