Marketing e TI: como desenvolver um bom relacionamento na hora de implantar uma nova tecnologia

Podemos dizer que muitas das implementações de projetos de tecnologia bem sucedidos atribuídos ao departamento de  marketing são feitos em conjunto com o departamento de TI. Desta maneira, marketing e TI precisam manter sempre um bom relacionamento entre si.

Na verdade, construir um relacionamento com o departamento de TI é como ter um “cônjuge do trabalho”. Se você pensar a fundo sobre isso, tanto no trabalho quanto nas relações de cônjuge pessoal, ambas são de parcerias. Para cada pessoa é atribuída uma área de responsabilidade, onde o objetivo final é aumentar a família, a equipe ou os negócios.

Muitas vezes marketing e TI têm objetivos diferentes, a equipe de marketing se preocupa em obter mais leads, mais clientes e aumento de receita, já a equipe de TI avalia se implementou as tecnologias certas e se manteve os custos baixos, beneficiando os negócios.

Para esse relacionamento ser bem sucedido, deve haver um comprometimento desenvolvido através de um conhecimento geral do que o projeto irá realizar. Isso inclui ultrapassar as métricas nas quais as equipes são avaliadas e, para fazer isso corretamente, os papéis e as responsabilidades de todos os envolvidos no projeto devem ser claramente definidos.

Definindo Funções e Responsabilidades

O departamento de marketing deve ser responsável por indicar problemas, eles também devem determinar a visão do processo de negócio, já o departamento de TI deve ser responsável por fornecer orientações sobre qual tecnologia nova implantar para resolver o problema definido por marketing.

A implementação desta nova tecnologia e o suporte serão de responsabilidade da TI. Não basta apenas delimitar alguém com alto conhecimento, a responsabilidade por cada processo deve ser bem estabelecida.

Quais são os passos para implementar uma nova tecnologia e quem faz o quê?

1. Retratar o problema deve ser o primeiro passo – O marketing precisa definir e comunicar claramente qual é o desafio ou a oportunidade atual que eles estão tentando resolver.

2. Definindo os interesses desejados – O próximo passo é o marketing explicar o problema e fazer uma proposta para a equipe interna aceitar e implementar uma nova tecnologia que irá resolver esse problema. Para projetos grandes é importante ter patrocinadores, como CMO e CIO, para garantir alinhamento com a direção da empresa.

3. Definindo os requisitos – Esta etapa do projeto é interessante, já que tanto o marketing quanto a TI podem ser responsáveis, e todos tem que ter em mente que, quem quer que esteja planejando as exigências solicitadas, deve conhecer os objetivos de marketing e ter uma ideia do que pode ser alcançado com a nova tecnologia que será implantada.

4. Busca por novas tecnologias – A primeira decisão que precisa ser tomada é saber se a empresa irá desenvolver uma nova tecnologia ou se irá comprar. Se a decisão for comprar, o melhor a fazer é começar uma pesquisa sobre as tecnologias existentes, isso geralmente exige um esforço em conjunto entre as equipes de marketing e TI. Embora a TI não seja a responsável pela decisão final, é fundamental obter a aceitação do pessoal de marketing, já que eles serão os usuários dessa nova ferramenta.

5. Escolhendo um fornecedor – O próximo passo é escolher um fornecedor e este é um ponto em que a TI e o marketing devem se posicionar em conjunto, o responsável pelo projeto deve opinar também na decisão de compra, mas no final a solução escolhida deve resolver a necessidade do negócio, atender aos padrões de TI e ser bem aceito pela equipe de marketing que irá usar.

6. Construindo e integrando a solução – É aí que entra a TI, dependendo da decisão tomada, eles criam a solução ou compram uma e a integram na tecnologia já existente.

7. Gerenciamento de projetos – Para que qualquer grande projeto seja bem-sucedido, é necessário um bom gerente de projetos. Como a TI lidera o processo de implementação, ela será responsável apenas por garantir a qualidade e a precisão da implementação do software.

8. Testes – O teste inicial geralmente é de responsabilidade da equipe de TI, depois de determinar que o sistema está estável, eles passarão o teste para a equipe de marketing. A equipe de marketing em seguida valida se a funcionalidade da ferramenta solicitada atende às suas necessidades, conforme definido nos requisitos.

9. Lançamento – Uma vez que a nova tecnologia estiver pronta, ela deve ser tratada como um lançamento de produto. A equipe de marketing precisa posicionar os benefícios dessa nova tecnologia, treinar os usuários e garantir que todos a usem. Comemorar o sucesso juntos também é importante quando o projeto for lançado.

10. Manutenção contínua – No final, a equipe de TI dará todo o suporte técnico necessário se a equipe de marketing tiver algum tipo de problema. É importante que a TI tenha um bom controle sobre o que foi construído, tenha recursos para dar suporte e também tenha  um bom relacionamento com o fornecedor para escalonar os problemas, se necessário.

Evitando rompimento entre Marketing e TI

Não é fácil manter um bom relacionamento entre as equipes de Marketing e TI, no entanto, é importante fazer um esforço. Se o relacionamento com seu “cônjuge de trabalho” estiver em um terreno rochoso, saiba como agir para evitar um rompimento.

Primeiramente, é importante definir as responsabilidades e funções de cada um, a falta de clareza sobre as funções, áreas específicas e metas de cada integrante das equipes pode causar uma ruptura entre marketing e TI.

Quando a liderança entre essas equipes não está alinhada, muita coisa pode dar errado, como por exemplo, a compra de uma ferramenta errada que pode ou não atender às necessidades do marketing ou aos requisitos de TI, isso não é bom para ninguém, tornando um pesadelo para a  gestão de negócio.

Por fim, tome decisões críticas. Quando são tomadas decisões para implementar novas ferramentas de tecnologias devido à uma necessidade de negócio e essa tecnologia não resolver o problema, provavelmente a adoção será baixa e causará um estresse entre as duas equipes.

Como no casamento, a relação entre Marketing e TI deve ser de responsabilidade, compromisso e trabalho em equipe. O alinhamento dessas equipes garantirá a implementação bem-sucedida da tecnologia que resolverá os problemas do negócio.

E como todos trabalham para o sucesso e o crescimento da empresa, não se esqueça de progredir em cada etapa e no final todos serão beneficiados.

Fonte de inspiração para este conteúdo: Marketing and IT: Developing A Relationship Powerhouse

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