Saiba quais as melhores estratégias digitais para alavancar sua marca

O marketing digital traz diversas possibilidades para as empresas se posicionarem de maneira positiva para os consumidores.

Antigamente, quando a internet ainda não era o principal recurso para os consumidores encontrarem produtos e serviços, era mais difícil para as empresas mostrarem sua identidade.

Hoje em dia, com o uso da internet, construir uma identidade para a empresa e levá-la até o consumidor ficou mais fácil. Isso é vantajoso tanto para as marcas quanto para os consumidores.

As empresas conseguem mostrar ao seu público-alvo não apenas o produto ou serviço que oferecem, mas também sua essência como marca, seus objetivos e o quanto o seu trabalho impacta positivamente a vida das pessoas.

Os consumidores conseguem encontrar com mais facilidade exatamente aquilo que procuram, investindo em produtos e serviços que realmente agreguem algo em sua vida.

Pensando em todas essas possibilidades, o marketing digital se posiciona como uma necessidade importante que leva as pessoas a consumirem livremente, suprindo suas necessidades reais.

Para as empresas, o marketing digital promove adequadamente seus produtos e serviços para o público certo, o que aumenta os lucros e diminui os gastos com campanhas que não dão frutos.

Neste artigo, nós vamos mostrar o que é marketing digital, suas principais ferramentas e como ter sucesso nas estratégias de marketing, para que sua empresa saiba criar um engajamento por meio das redes sociais. Confira.

O que é marketing digital?

O marketing digital é uma nova estratégia de marketing fundamental para a sobrevivência das empresas na era da internet. É um assunto muito abrangente, porque envolve diversas estratégias diferentes e que são usadas para diversas finalidades.

De modo geral, podemos dizer que o que todas as empresas procuram é aumentar as vendas. Isso é óbvio, porque são as vendas que geram lucros e impactam a receita da marca. Para sobreviver, elas precisam ter como se manter no mercado.

No entanto, o marketing digital pode levar as empresas a conquistarem outros objetivos, como se posicionar e criar sua identidade perante os consumidores.

Marcas famosas já têm um posicionamento forte, mas as empresas novas sentem essa necessidade, uma vez que o consumidor moderno precisa confiar em uma marca antes de comprar seus produtos e serviços.

Sendo assim, podemos então, dizer, que o marketing digital é um conjunto de estratégias digitais que uma marca executa on-line, na internet. 

Os objetivos dessas estratégias são atrair novos negócios, estabelecer um relacionamento com os consumidores e desenvolver a identidade de uma marca.

Por exemplo, se uma pequena empresa de pintura intumescente estrutura metálica deseja se tornar mais conhecida e se posicionar perante seu público-alvo, ela criará campanhas baseadas nas estratégias do marketing digital, direcionadas ao seu perfil de consumidor.

O marketing on-line não distribui campanhas para qualquer pessoa, por meio dele é possível que as empresas conheçam seu público-alvo e trabalhem diretamente com ele. 

Para fazer isso, é necessário que a empresa conheça as ferramentas mais utilizadas pelo marketing digital.

Ferramentas do marketing digital

Como já dissemos, o marketing digital faz uso de diversas ferramentas que possibilitam o alcance das metas de uma marca.

É importante saber usá-las para não cometer erros e para que os objetivos sejam alcançados com facilidade. O marketing digital em si pode ser um tema extenso e muito abrangente, mas, conhecendo suas ferramentas, fica mais fácil de usá-lo.

Sendo assim, algumas das principais ferramentas do marketing digital são:

  • E-mail marketing;
  • Marketing de conteúdo;
  • SEO;
  • Redes sociais.

O e-mail marketing é um velho conhecido das empresas, mas que ainda está em alta e é muito importante tanto para divulgação de produtos e serviços quanto para estabelecer um relacionamento com o consumidor.

Essa estratégia do marketing digital é baseada no envio de e-mails para o público-alvo de uma empresa. Os contatos podem ser provenientes de uma listagem ou então de leads gerados.

Há alguns anos, o e-mail marketing era considerado pelas empresas e pelos consumidores como uma comunicação intrusiva e sem efeito. Mas ele mudou e agora se tornou uma das principais estratégias de comunicação entre empresa e consumidor.

Essa ferramenta do marketing digital pode ser enviada aos consumidores carregando conteúdos diferentes. Promoções, confirmações de compra e newsletter são alguns dos exemplos que podemos citar.

Por ser enviado para pessoas que estão realmente interessadas em determinado produto ou serviço, o e-mail marketing não é mais visto como uma propaganda digital e é muito bem recebido pelos consumidores modernos, que estão sempre em busca de informação.

Informação é o que não falta para o marketing de conteúdo. Na era da informação, cada vez mais os consumidores querem saber tudo sobre os produtos e serviços que desejam comprar, antes de realizar a compra.

Aliás, para eles, também é importante conhecer e confiar na marca. Daí, a importância do marketing digital para o posicionamento de uma marca no mercado. Se o consumidor não confia, ele não compra.

Por exemplo, um consumidor que esteja buscando informações sobre energia solar fotovoltaica industrial pesquisa sobre o assunto na internet. Ele, então, encontra um blog ou site de uma empresa que trabalha com isso.

O conteúdo do site ou do blog é bem escrito, traz as principais informações sobre o assunto, tirando todas as dúvidas do consumidor e despertando sua curiosidade. 

Após ler o conteúdo, o consumidor se sente à vontade para mandar um e-mail ou preencher um formulário de contato.

Isso foi a ação do marketing de conteúdo. Uma maneira que possibilita maior engajamento com o público-alvo, aumentando a rede de clientes de uma empresa por meio de conteúdo valioso.

Com resultado, essa ferramenta atrai, envolve e gera valor para as empresas, criando uma imagem positiva dela.

SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, ou, em bom português, otimização para mecanismos de busca. Por exemplo, uma pessoa que pesquise por mezanino galpão encontrará, no topo dos resultados, as marcas que fazem uso do SEO.

Essa técnica otimiza as páginas da web, de maneira orgânica, permitindo que elas alcancem as primeiras posições nos mecanismos de busca pela internet.

As redes sociais são uma excelente ferramenta do marketing digital. Isso, porque é possível encontrar ali os mais variados perfis de consumidores. Portanto, desde pessoas interessadas em algodão hidrófilo 1kg até tendências de moda estão nas redes sociais.

Existem diversas redes sociais e a presença das empresas nelas é importante. 

No entanto, não adianta uma marca criar perfil em todas elas, se o seu público está apenas em uma e vice-versa. Identificar onde está o público-alvo é o primeiro passo para tentar o engajamento.

Como criar engajamento nas redes sociais?

As redes sociais têm o intuito de conectar pessoas e organizações para que elas compartilhem informações e conteúdos de seu interesse. Mas, mais do que isso, as redes sociais mudaram o comportamento dos consumidores.

Não ter um perfil em pelo menos uma é apagar a identidade de uma empresa e permitir que ela seja esquecida. 

Além da presença, é importante fazer com que o público-alvo se engaje com a marca, ou seja, interesse-se por ela, compartilhe seus conteúdos e se relacione com ela pelas redes sociais.

Isso é importante para todas as empresas, seja uma fabricante de escada metálica caracol ou uma rede de pet shop.

O engajamento traz, para as empresas, autoridade, bom posicionamento perante o seu público, reconhecimento e confiança. Sendo assim, as redes sociais são portas de entrada para o seu público chegar até sua marca.

Para criar esse engajamento, é importante primeiro conhecer seu público-alvo. 

Uma locadora de barraquinha de crepe para festa infantil cria conteúdos e compartilha suas informações com um público que tenha interesse nesse tipo de serviço e não para quem se interessa por peças automotivas, por exemplo.

O segundo passo é estar onde seu público está. Em qual rede social está o seu público-alvo? Existem várias, é importante marcar presença naquela ou naquelas que concentram a maior quantidade de pessoas com o perfil de consumidor da sua marca.

Planejar o conteúdo também é importante. Se um buffet decide falar sobre buffet de casamento churrasco, precisa planejar com antecedência o material. O conteúdo deve ser relevante, de interesse do público e mostrar suas vantagens.

Além disso, ele deve estar de acordo com o perfil de consumidor do buffet, para que ele identifique que a marca é o que ele está buscando e é o que ele precisa.

Usar a linguagem adequada ao seu público também é importante para estreitar os vínculos, além de ser solícito na hora de responder mensagens, comentários, etc. 

Uma escola que ofereça curso para dar aula de pilates, por exemplo, pode receber muitas perguntas todos os dias.

É importante responder para que haja interação e, a partir daí, fazer crescer o engajamento, aumentando, de maneira positiva, o reconhecimento da marca.

O marketing digital é a alma dos negócios modernos e oferece muitas possibilidades de empresas e clientes estarem sempre em contato. Por isso, é importante saber como usá-lo para se posicionar no mercado e criar uma identidade forte e positiva para a marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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