Entenda a importância do e-commerce para suas vendas

O e-commerce é hoje uma das melhores maneiras de ampliar um negócio. Grande parte das pessoas já utiliza os mecanismos disponíveis na internet para solucionar várias das suas pendências e, por isso, as empresas que disponibilizam sua loja virtual certamente ganham maior relevância no mercado.

Além disso, primando pela otimização de tempo, o e-commerce surge como uma alternativa muito viável para a rotina de várias pessoas, que realizam suas compras pela internet e as recebem no conforto do seu domicílio.

Em um e-commerce, um cliente pode facilmente obter informações sobre um determinado produto/serviço, consultar valores e escolher o tipo de frete que mais lhe convenha.

Em um comparativo, realizar as compras diretamente pela internet pode trazer outras vantagens ao consumidor, tais como procurar boas promoções e encontrar um produto que atenda às necessidades e expectativas. Há ainda a economia com estacionamento e combustível e, além disso, comprar de empresas em qualquer parte do país.

Por isso, as empresas que desejam conquistar um maior número de clientes e ampliar o seu negócio precisam investir em uma loja virtual.

Quais as vantagens de se investir em um e-commerce?

Como grande parte do público atualmente já realiza compras diretamente pela internet, o e-commerce oferece meios para que uma empresa consiga obter melhores resultados atendendo um público cada vez maior.

Por isso, entre as principais vantagens de se montar um e-commerce estão:

  • Atendimento contínuo;
  • Economia com estruturas físicas;
  • Oferecer preços competitivos;
  • Ampliar a área de atendimento.

Atendimento ininterrupto

Uma das grandes vantagens do e-commerce é o seu horário de atendimento contínuo. Isso quer dizer que quando a sua loja física encerra o expediente comum, a loja virtual continua atendendendo aos pedidos dos clientes.

Assim, se a sua loja vende diferentes modelos de abadá feminino, eles ficarão expostos na sua vitrine virtual 24 horas por dia e 7 dias da semana.

Esse modelo de negócio é fundamental para pessoas que precisam adquirir um determinado produto/serviço, mas não conseguem chegar ao local em tempo útil para ser atendido. Ou mesmo para aquelas que desejam programar uma compra e, para otimizar o seu tempo, realizam um pedido diretamente pelo site de vendas de uma empresa.

Economia com gastos relacionados à estrutura física

Justamente porque um e-commerce não necessita de um estabelecimento físico para funcionar, ele é um modelo bastante interessante de negócios.

Muitos empresários hoje optam por expandir a sua área de atuação investindo na montagem de um e-commerce, já que a loja física demanda investimentos maiores, tais como:

  • Aluguel ou compra de um imóvel;
  • Contratação de uma equipe de funcionários;
  • Manutenções e adaptações da estrutura física;
  • Emissão de laudos e licenças pertinentes ao segmento.

Todos esses elementos encarecem o custo operacional final e, muitas vezes esse é considerado um ponto negativo na expansão física de uma marca.

Por isso, nesse cenário, um e-commerce se torna muito mais interessante para auxiliar na ampliação de um negócio.

Preços mais atrativos

Por se tratar de uma loja virtual, com menores custos operacionais em relação a um estabelecimento físico, é possível oferecer produtos com preços muito mais atrativos para os clientes.

O valor de um produto, tal como um armário de aço cozinha, pode ser muito mais interessante na internet, pois não há a necessidade de empregar os mesmos elementos para a venda do item do que os necessários dentro de uma loja física.

Sendo assim, é muito mais comum encontrar preços mais chamativos na internet, já que todo o processo da compra é feito de uma maneira mais simples, chegando no endereço do cliente conforme o solicitado. 

Área de atendimento expandida

Além do funcionamento ininterrupto, dos menores custos operacionais e de oferecer produtos com menores preços, é preciso lembrar de uma das maiores vantagens de se disponibilizar uma loja virtual: uma área muito maior de atendimento.

Nesse caso, mesmo que os clientes residam em outras cidades ou estados, é possível realizar a venda para eles sem grandes dificuldades, contando com um serviço de transportadoras para isso.

Assim, se um cliente busca por um determinado produto, tal como whey protein para engordar, e ele está com dificuldades para encontrar o item disponível em uma loja próxima da sua residência, certamente ele buscará o produto na internet.

Ao encontrar um e-commerce que venda o que ele precisa e oferece boas opções de frete, tanto em termos de preço quando de tempo de entrega, o cliente certamente optará por realizar a compra naquela loja online.

Esses motivos são apenas alguns dos vários relacionados à abertura de um e-commerce.

Depois, para potencializar os resultados da empresa, é possível aliar algumas das melhores técnicas de marketing digital, que serão abordadas a seguir.

E-commerce: técnicas para ampliar os resultados

Todo negócio virtual já é capaz de oferecer um bom retorno, mas também é possível utilizar algumas das técnicas de marketing digital mais conhecidas para potencializar os resultados e trazer um faturamento interessante ao negócio.

Algumas dessas técnicas são:

  • Navegação facilitada;
  • Boa apresentação dos produtos/serviços;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Investir nas redes sociais.

Página de fácil navegação e boa apresentação dos produtos

É preciso criar um layout de fácil navegação dentro do seu e-commerce. Isso porque, apesar de muitas pessoas utilizarem a internet para realizar compras, algumas delas possuem dificuldade com sites que oferecem uma estrutura muito complicada.

Principalmente quando o item que ela quer adquirir precisa ser personalizado, tal como um rotulo adesivo. Por isso, é preciso desenvolver uma página de fácil navegação, em que o cliente consiga escolher o seu produto, adicioná-lo ao carrinho de compras e finalizar o pagamento de maneira simples.

Outro ponto muito importante que envolve a visualização de uma página é o formato responsivo.

Como grande parte das pessoas hoje utiliza dispositivos móveis para acessar a internet, tal como smartphones e tablets, é preciso que o layout de um site seja visualizado de maneira integral.

Afinal, uma empresa que realiza a venda e a montagem de forro de gesso acartonado, por exemplo, precisa que as imagens disponibilizadas em sua página, mostrando os seus serviços, sejam vistas de maneira completa pelo público interessado, para que possa alcançar um maior número de clientes.

Uma boa apresentação dos produtos/serviços oferecidos é fundamental para que os visitantes da página possam perceber a qualidade com a qual uma empresa trabalha, o que fará muita diferença nos seus negócios.

A importância do marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é hoje uma das técnicas mais bem vistas dentro do marketing digital.

Isso porque, antes de adquirir um item, as pessoas buscam maiores informações sobre ele. Seja para a compra de um produto de decoração para festa de bodas de ouro ou seja para escolher um modelo de guarda-roupa para sua residência, o cliente busca pelo produto que certamente lhe atenderá de maneira mais completa.

Por isso, disponibilizar artigos e postagens que abordam características interessantes de um item, ou mesmo de assuntos relacionados que sejam relevantes para o público, é uma estratégia utilizada por grandes empresas em seus e-commerces.

O e-mail marketing é essencial para e-commerces

Aliado ao marketing de conteúdo, o e-mail marketing apresenta muitas vantagens para um e-commerce.

Ele permite uma comunicação mais direta com o público, com o envio de conteúdos de qualidade e também de promoções.

Essa se torna uma maneira interessante de estar sempre presente no cotidiano das pessoas, principalmente quando esse contato é feito para que o cliente possa obter benefícios.

Um e-commerce que trabalhe com itens de sinalização pode enviar aos seus clientes e ao público interessado um artigo que forneça informações importantes, que envolvam o uso de placa de sinalização de extintor dentro de prédios comerciais, por exemplo.

Esse conteúdo certamente vai interessar aos clientes, que absorvem informações importantes por meio desse contato e, muitas vezes, ele pode acabar convertido em uma venda para o e-commerce.

As redes sociais como técnica de promoção de uma loja virtual

Levando em consideração as características de um público que busca cada vez mais resolver suas pendências pela internet, é preciso apostar também nas redes sociais como uma ferramenta interessante do marketing digital, que podem ser grandes responsáveis por aumentar o resultado de um negócio.

Isso porque o compartilhamento de conteúdos nas redes sociais é bastante dinâmico, e faz com que o público interaja de maneira mais rápida e constante com uma página.

Assim, se uma empresa especializada em varanda de vidro deseja aumentar o seu número de clientes investindo nas redes sociais, ela pode utilizar as ferramentas de publicação de links, de postagens de fotos que mostrem seus serviços, ou mesmo alguns comentários simples que façam com que o público compartilhe aquele material com seus amigos e familiares.

Por isso, essas técnicas de marketing digital são responsáveis por trazer um maior número de clientes para uma página, tornando-a mais conhecida a ampliando os seus resultados de maneira eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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